Notícias
-
CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL: EIS OS GRANDES VENCEDORES DE 2025
12-05-2025 / / Notícias
A Cerimónia de Entrega de Prémios da 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, promovido pela ViniPortugal, revelou os grandes vencedores do ano numa noite de celebração do que de melhor se produz em Portugal. O Jantar de Gala decorreu esta sexta-feira, dia 9 de Maio, no emblemático Mercado 2 de Maio, onde foram atribuídas as distinções de Melhores do Ano aos vinhos que mais se destacaram entre as mais de 1.300 referências em competição. Ao todo, foram entregues 356 medalhas: 33 de Grande Ouro, 65 de Ouro e 258 de Prata um reflexo da diversidade e qualidade das referências nacionais.
Durante três dias de provas técnicas (5, 6 e 7 de Maio), 155 especialistas nacionais dos quais 24 deles internacionais, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators, avaliaram criteriosamente os vinhos em competição. As amostras distinguidas com Medalha de Ouro passaram por uma nova avaliação que ficou a cargo do Grande Júri, composto por Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, Evan Goldstein MS, Luís Lopes, Manuel Lobo de Vasconcellos e Kenichi Ohashi MW, que seleccionou os Melhores do Ano e as Medalhas de Grande Ouro.
Nesta edição, a região mais premiada foi o Douro e Porto, com um total de 115 medalhas.
Os Melhores do Ano foram eleitos nas seguintes categorias:
- O Melhor do Ano – Quinta do Crasto – Touriga Nacional – Tinto 2020
- O Melhor do Ano Licoroso - Kopke Colheita 1966 Tawny, 1966
- O Melhor do Ano Varietal Tinto - Quinta do Crasto – Touriga Nacional – Tinto 2020
- O Melhor do Ano Varietal Branco - Villa Oliveira Encruzado – Branco 2022
- O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) – Chryseia – Tinto 2022
- O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) - Quinta do Sobreiró de Cima Grande Reserva - Branco 2022
- O Melhor do Ano Espumante – Quinta d'Aguieira Espumante Millésime, 2017
A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal em: https://concursovinhosdeportugal.pt/.
O Concurso Vinhos de Portugal é, acima de tudo, uma montra da qualidade e da diversidade dos nossos vinhos. Ano após ano, reunimos especialistas de todo o mundo para provar e reconhecer o que de melhor se faz no nosso país. Esta é também uma oportunidade única para dar visibilidade internacional aos produtores nacionais, promovendo os vinhos portugueses como embaixadores do nosso território e da nossa cultura., declara Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Os vinhos distinguidos com medalhas de Grande Ouro e Ouro garantem presença em eventos internacionais organizados pela ViniPortugal, ao longo do ano, o que reforça o papel do Concurso como plataforma estratégica de promoção internacional.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si. A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto país de excelência na produção de vinho.
Sobre a ViniPortugal
A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Vinho. Tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados da ViniPortugal nove associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE, AEVP e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).
-
VINIPORTUGAL DISTINGUE FIGURAS-CHAVE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS VINHOS PORTUGUESES
12-05-2025 / / Notícias
Durante a Gala da 12ª edição do Concurso Vinhos de Portugal volta-se a destacar não só a excelência dos vinhos nacionais, mas também o contributo de quem tem promovido a notoriedade dos vinhos portugueses além-fronteiras. Este ano, serão novamente atribuídos os Prémios Personalidade do Ano, que reconhecem pessoas que se distinguiram pelo apoio, divulgação e valorização dos vinhos nacionais pelo mundo.
Atribuídos de dois em dois anos, estes prémios distinguem quatro personalidades, uma por cada continente – Europa, Américas, África e Ásia/Oceânia –, escolhidas entre profissionais do sector como importadores, distribuidores, jornalistas, sommeliers, formadores, líderes de opinião, entre outros. O processo de selecção envolveu as Entidades Certificadoras (CVRs, IVDP e IVBAM), associações do sector (ACIBEV, ANCEVE, AND, CAP, FENADEGAS, FENAVI, FEVIPOR e AEVP) e empresas com participação em acções internacionais promovidas pela ViniPortugal nos últimos dois anos.
Estas distinções serão entregues no decorrer da Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realiza no próximo dia 9 de Maio, no Mercado 2 de Maio, em Viseu. No entanto, os vencedores já são conhecidos:
Jorge Lucki (Brasil) – Personalidade do Ano América - Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, consolidou a sua formação em vinho na Academie du Vin de Paris. Além de colunista do jornal Valor Econômico e das revistas Valor Investe e Prazeres da Mesa, é consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia Descorchados América do Sul.
Filipe Cunha Santos (Macau) – Personalidade do Ano Ásia/Oceânia - Membro do Conselho Económico e membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da RAEM e Presidente da Sociedade de Vinhos de Macau.
Casimiro Quintas (Angola) – Personalidade do Ano África – Antigo chefe de cozinha de Lanheses, Viana do Castelo, saiu de Portugal há mais de 20 anos para perseguir o sonho de ter um restaurante em Angola. Hoje, já não é chefe de cozinha a tempo inteiro, porque, entretanto, abriu sete restaurantes, todos de sucesso, sendo o Pimms o mais conhecido onde promove os vinhos de Portugal.
Jamie Goode (Reino Unido) – Personalidade do Ano Europa - Doutorado em biologia vegetal, iniciou a sua carreira como editor científico, antes de se dedicar ao mundo dos vinhos. Fundou o site wineanorak.com, em 2000, e é autor de vários livros de referência, como The Science of Wine e Authentic Wine. Desde 2005, é colunista de vinhos no jornal britânico The Sunday Express e escreve para diversas publicações internacionais. É também júri em prestigiados concursos de vinho e já foi distinguido com múltiplos prémios de escrita especializada.
Para Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, "estes prémios são uma forma de reconhecer e agradecer a quem, em diferentes partes do mundo e com diferentes funções, tem contribuído de forma decisiva para levar mais longe a imagem e o prestígio dos vinhos portugueses. É graças a este esforço conjunto que temos conseguido conquistar cada vez mais mercado e visibilidade internacional."
O Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, é uma das mais relevantes iniciativas de promoção da qualidade e diversidade do vinho português, sendo também uma plataforma para reforçar o posicionamento dos vinhos nacionais junto dos principais mercados de exportação.
Mais informações em: https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php
Sobre a ViniPortugal
A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Vinho. Tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados da ViniPortugal nove associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE, AEVP e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).
+ -
1300 REFERÊNCIAS DE VINHO NACIONAIS NA CORRIDA PELO TÍTULO DE MELHOR DO ANO
03-04-2025 / / Notícias
A excelência do vinho português volta a estar em destaque! A 12ª edição do Concurso Vinhos de Portugal reúne perto de 1300 vinhos nacionais na disputa pelos títulos mais prestigiados do sector. Organizado pela ViniPortugal, este concurso anual distingue a qualidade e diversidade da produção vitivinícola nacional, contando com um painel de especialistas de renome para avaliar os candidatos. Os Melhores do Ano serão revelados no aguardado Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios, que irá decorrer a 9 de Maio, em Viseu.
A competição decorre em duas fases. A primeira terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde um painel de 72 especialistas nacionais e internacionais, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators, avaliaram os vinhos candidatos em sessões técnicas de prova, entre as 9h e as 13h.
Entre os jurados internacionais, destacam-se nomes de referência no mundo do vinho, como Adam Odor, embaixador da School of Port no Reino Unido; Dong Yeon Ko, eleito 8º Sommelier do Ano na Coreia em 2024; Ketil Sauer, sommelier, jornalista e crítico de vinhos na Dinamarca; Luke Flunders, influenciador digital de vinhos no Reino Unido; Jon Berg, sommelier e autor de cinco livros sobre viagens, gastronomia e vinhos, além de escritor residente num dos maiores sites sobre vinho na Noruega; Gabriela Monteleone, Melhor Sommelier de São Paulo em 2024, curadora e colunista na rádio Novabrasil FM e no Spotify; Natalie Richard, reconhecida personalidade da televisão e jornalista canadiana; Micha Drozdowski, Melhor Sommelier da Polónia em 2024; Yoshiko Senju, Sommelier Sénior Certificado pela JSA e formador na Okyo Aoyama; e Ronald Wortel, editor e colunista da principal revista de vinhos dos Países Baixos, Perswijn.
A decisiva 2ª fase decorrerá nos dias 8 e 9 de Maio, em Viseu, onde o Grande Júri irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores do Ano, que serão revelados na cerimónia de entrega de prémios.
Mais do que um galardão, o Concurso Vinhos de Portugal é um selo de qualidade e uma plataforma de promoção internacional. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro garantem presença em prestigiados eventos internacionais, reforçando a visibilidade e credibilidade do vinho português nos mercados externos.
Mais informações sobre o Concurso Vinhos de Portugal e a lista completa de jurados, aqui https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php
-
INSCRIÇÕES DA 12ª EDIÇÃO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL JÁ SE ENCONTRAM ABERTAS
07-01-2025 / / Notícias
Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Concurso Vinhos de Portugal.
Dada a relevância internacional deste evento dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos nossos vinhos nos principais mercados de exportação, continuamos com a aposta na participação de jurados internacionais, vindos dos vários mercados onde a marca Wines of Portugal tem presença relevante.
Organizado pela ViniPortugal, este prestigiado concurso coloca os melhores vinhos portugueses à prova por um painel de especialistas nacionais e internacionais do sector.
A primeira fase do Concurso, que inclui sessões técnicas de prova, decorrerá de 5 a 7 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde os vinhos inscritos serão submetidos a rigorosas provas técnicas e avaliados pelo Júri Internacional.
A fase final que irá decidir quais os vinhos distinguidos como os Melhores do Ano e Grandes Ouros, decorrerá nos dias 8 e 9 de Maio, em Viseu. A Cerimónia de Entrega de Prémios será, também, no dia 9 de Maio, em Viseu. Detalhes sobre o local serão divulgados em breve.
As inscrições podem ser realizadas até ao dia 21 de Março de 2025, no entanto, se fizer a sua inscrição até ao dia 21 de Fevereiro de 2025 poderá usufruir de 5 de desconto por referência.
Garanta a sua participação em https://concursovinhosdeportugal.pt/.
Consulte o Regulamento do Concurso Vinhos de Portugal 2025 disponível AQUI e qualquer esclarecimento adicional poderá ser feito através do email concursovinhos@viniportugal.pt
Contamos desde já com a sua inscrição!
+ -
Os Melhores Vinhos de 2024 já foram revelados
07-05-2024 / / Notícias
Os Melhores Vinhos de 2024 já foram revelados na Cerimónia de Entrega de Prémios da 11ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa organizada pela ViniPortugal. O Jantar de Gala decorreu na passada sexta-feira, no dia 3 de Maio, no Mosteiro de Alcobaça, onde foram atribuídos os prémios aos melhores vinhos do ano. Entre as 1.300 referências de vinho inscritas, foram atribuídas 383 medalhas, entre as quais 32 medalhas na categoria de Grande Ouro, 95 de Ouro e 256 de Prata.
Ao longo de três dias (29 e 30 de Abril e 1 de Maio), 132 especialistas de referência do sector, sendo 108 jurados nacionais e 24 internacionais, avaliaram criteriosamente, durante as sessões técnicas, as mais 1.300 referências a concurso. Posteriormente, o Grande Júri, constituído por Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, James Tidwell MS, Luís Lopes e Francisco Antunes, avaliou, nos dias 2 e 3 de Maio, as referências distinguidas com Ouros, atribuindo as distinções de Melhores do Ano e Grandes Ouros. O veredicto concluiu, ainda, que a região mais premiada desta Edição foi a Região Douro e Porto, conquistando 16 medalhas. Os Melhores do Ano foram eleitos por categoria, sendo eles:
- O Melhor do Ano - Julio B. Bastos- Alicante Bouschet Alentejo 2018
- O Melhor do Ano Licoroso - Graham's Single Harvest Porto 1974
- O Melhor do Ano Varietal Tinto - Julio B. Bastos- Alicante Bouschet Alentejo 2018
- O Melhor do Ano Varietal Branco - Anselmo Mendes Loureiro Private Vinhos Verdes 2020
- O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) - Altas Quintas Reserva Alentejo 2019 - Altas Quintas-Expl Agricola e Vinícola
- O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) - Quinta do Noval Reserva Douro Branco 2022
- O Melhor do Ano Espumante – Quinta da Lagoa Velha Cuvée Bairrada 2015
A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal em: https://concursovinhosdeportugal.pt/.
"É com uma enorme satisfação que organizamos este concurso há já onze anos e continuamos a ter uma adesão bastante significativa, seja por parte dos produtores que inscrevem os seus vinhos, seja por parte dos jurados nacionais e internacionais que aceitam prontamente o nosso convite. Esta é uma iniciativa que consideramos importante para destacar a qualidade ímpar dos nossos vinhos e, ao mesmo tempo, ajudar o consumidor a fazer uma escolha mais informada no momento da compra. Para além disso, temos a missão de divulgar os vinhos portugueses aos jurados internacionais, promovendo não apenas provas, mas também Masterclasses sobre os vinhos portugueses e outras actividades, como visitas a produtores, adegas e experiências gastronómicas das regiões onde as provas ocorrem, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Os vinhos distinguidos, no Concurso Vinhos de Portugal, com as medalhas Grande Ouro e Ouro, vão ter a presença garantida pela ViniPortugal em eventos internacionais de referência, ainda este ano, evidência de que este Concurso é uma ótima oportunidade para a promoção internacional por parte dos produtores nacionais.
Entre os jurados internacionais que integraram o Júri Tegular, destaca-se Sebastian Bordthäuser, Sommelier e Jornalista da Alemanha; Thomas Götz, Jornalista de Vinhos, Blogger e Wine Educator Especializado em Vinhos Ibéricos, da Alemanha; Thea Cipido, Sommelier e Jornalista da Bélgica; Janet Dorozynski, Jornalista de Vinhos e Wine Educator, do Canadá; Marshall Chen, fundador e principal formador do Domaine, o maior instituto de ensino de vinhos do sudoeste da China; Malene Smidt Hertz, Wine Educater, da Dinamarca; Cynthia Leung, Wine Educator certificada e detentora do Diploma da WSET, de Hong Kong; Kateryna Yuschenko, CEO e Wine Educator da WSET Ucrânia e Mirell Riviello, Oradora e Sommelier, do México.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si. A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto país de excelência na produção de vinho.
-
Mais de 1300 REFERÊNCIAS NACIONAIS CANDIDATAS AOS MELHORES VINHOS DO ANO
10-04-2024 / / Notícias
As inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal estão encerradas. Este ano, serão mais de 1300 referências nacionais candidatas aos Melhores Vinhos do Ano. Os vinhos inscritos serão avaliados por especialistas do sector e os vencedores serão revelados no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios que se vai realizar no dia 3 de Maio, em Alcobaça.
A 1ª fase do Concurso Vinhos de Portugal decorre nos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde haverá um conjunto de sessões técnicas de prova das 9h às 13h. Neste período, as referências nacionais inscritas serão submetidas à avaliação do Júri Regular, constituído por 132 especialistas de referência do sector, 108 jurados nacionais e 24 internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outros.
Entre os jurados internacionais destaca-se Sebastian Bordthäuser, Sommelier e Jornalista da Alemanha; Thomas Götz, Jornalista de Vinhos, Blogger e Wine Educater Especializado em Vinhos Ibéricos, da Alemanha; Thea Cipido, Sommelier e Jornalista da Bélgica; Janet Dorozynski, Jornalista de Vinhos e Wine Educator, do Canadá; Marshall Chen, fundador e principal formador do Domaine, o maior instituto de ensino de vinhos do sudoeste da China; Malene Smidt Hertz, Wine Educater, da Dinamarca; Cynthia Leung, Wine Educator certificada e detentora do Diploma da WSET, de Hong Kong; Kateryna Yuschenko, CEO e Wine Educator da WSET Ucrânia e Mirell Riviello Wine educator e Sommelier do México.
Nos dias 2 e 3 de Maio, o Grande Júri reunirá para a 2ª fase do Concurso, momento em que irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios.
A iniciativa da ViniPortugal vai distinguir, pelo 11º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua diversidade e qualidade, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores e de excelência e que contribuam também para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão presença garantida em alguns eventos internacionais de renome, ainda este ano.
Mais informações sobre o Concurso Vinhos de Portugal e a lista completa de jurados, aqui https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php
+ -
2º FASE DE INSCRIÇÕES A DECORRER
12-03-2024 / / Notícias
Já está a decorrer a segunda fase de inscrições para o Concurso Vinhos de Portugal 2024, que se vai realizar de 29 de Abril a 3 de Maio. Esta 2ª fase está aberta até ao dia 22 de Março, data limite para a inscrição nesta iniciativa da ViniPortugal que irá distinguir os melhores vinhos nacionais. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal e tem o custo de 75 + IVA por referência.
O Concurso decorre em dois momentos, o primeiro, com a avaliação de um Júri Regular que reunirá nas manhãs dos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. o segundo momento, em local a determinar, acontece com a avaliação final realizada por um Grande Júri que reunirá nas manhãs dos dias 2 e 3 de Maio, para avaliar todos os vinhos que obtiveram a classificação de Medalha de Ouro e atribuir as Grandes Medalhas de Ouro e ainda seleccionar os Melhores de cada categoria.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados externos.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome, ainda este ano.
Na edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal estiveram a concurso 1.385 referências de vinho, sendo que o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.
-
VINIPORTUGAL ANUNCIA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A 11ª EDIÇÃO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL
17-01-2024 / / Notícias
A ViniPortugal já abriu as inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa que tem como objetivo premiar os melhores vinhos nacionais, dando visibilidade à sua qualidade. A nova edição do Concurso decorrerá de 29 de Abril a 3 de Maio em local a definir.
As inscrições estão abertas e terminam a 22 de Março de 2024 com um custo de 75 + IVA por referência, contudo se a inscrição se realizar até 29 de Fevereiro os concorrentes irão usufruir de um desconto de 5 por cada vinho a Concurso. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal,https://www.concursovinhosdeportugal.pt/.
O Concurso decorre em duas fases, a primeira, com a avaliação efectuada por um Júri Regular que reunirá nas manhãs dos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A segunda fase, em local a determinar, acontece com a avaliação final realizada por um Grande Júri que reunirá nas manhãs dos dias 2 e 3 de Maio, na Região Lisboa para avaliar todos os vinhos que obtiveram classificação de Medalha de Ouro e atribuir as Grandes Medalhas de Ouro e seleccionando os Melhores de cada categoria.
Os júris são constituídos por enólogos, escanções, jornalistas, membros das câmaras de provadores das EC ou OC, chefes de cozinha, profissionais da área da comercialização de vinhos ou enófilos, sendo um deles o Presidente de júri.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector que junta produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais durante estes dias para a troca de experiências e conhecimento. A iniciativa pretende projectar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos, além de distinguir e dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos com direito Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográficas (IG) e os vinhos de casta e/ou ano de colheita.
Esta iniciativa quer também ser um estímulo à produção de vinhos de qualidade, valorizando o nível técnico e comercial dos vinhos portugueses e contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia.
Na edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal estiveram a concurso 1.385 referências de vinho, sendo que o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.
+ -
OS MELHORES VINHOS DE 2023 FORAM REVELADOS
06-06-2023 / / Notícias
Os Melhores Vinhos de 2023 já foram revelados na Cerimónia de Entrega de Prémios da 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa organizada pela ViniPortugal. O Jantar de Gala decorreu no dia 12 de Maio, no Centro Logístico de Pinhel, onde foram destacados os melhores vinhos do ano. Entre as 1.385 referências de vinho inscritas, o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.
Os vinhos estiveram sob uma avaliação minuciosa de 139 especialistas, dos quais 21 internacionais, que provaram cada um dos vinhos inscritos em sessões técnicas ao longo de três dias (8, 9 e 10 de Maio) e, posteriormente, pelo Grande Júri nos dias 11 e 12 de Maio. O veredicto concluiu que a região mais premiada desta Edição foi a Região do Douro, conquistando 112 medalhas, logo após a região do Alentejo com 88. Os Melhores do Ano foram eleitos por categoria, sendo eles:
1. O Melhor do Ano – Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019 – Douro
2. O Melhor do Ano Licoroso - Henriques & Henriques Sercial, 2001, Madeira
3. O Melhor do Ano Varietal Tinto - Quinta do Crasto Touriga Franca, 2018, Douro
4. O Melhor do Ano Varietal Branco - Villa Oliveira Encruzado , 2020, Dão
5. O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) - Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019, Douro
6. O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) - QUINTA DA REDE GRANDE RESERVA, 2019 Douro
7. O Melhor do Ano Espumante - Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional, 2016, Dão
A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal em: https://concursovinhosdeportugal.pt/.
"Este ano, o Concurso Vinhos de Portugal celebra a sua décima Edição. Já são dez anos a promover a produção vitivinícola portuguesa e a premiar os melhores vinhos nacionais. Esta é uma iniciativa que consideramos importante e onde queremos destacar a qualidade ímpar dos nossos vinhos e, ao mesmo tempo, ajudar o consumidor a fazer uma escolha mais informada no momento da compra. À semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores, o Grande Júri realizou uma avaliação imparcial, criteriosa e exigente a todos os vinhos inscritos e é sempre muito positivo vermos que a decisão final não é nada fácil, o que comprova mais uma vez a excelência e qualidade superior dos vinhos nacionais, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Os vinhos distinguidos, no Concurso Vinhos de Portugal, com as medalhas Grande Ouro e Ouro, vão ter a presença garantida pela ViniPortugal em eventos internacionais de referência, ainda este ano, evidência de que este Concurso é uma ótima oportunidade para a promoção internacional por parte dos produtores nacionais.
A 10ª Edição contou com um Júri Regular composto por 118 jurados nacionais e 21 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. Entre os jurados internacionais destacam-se Bob Paulinski MW e John Lancaster dos EUA; Ewa Starzycka, Wojciech Starzycki e Adam Tomczak da Polónia; Martin Mortensen, da Suécia; Mike Turner, do Reino Unido; Michelle Carlín, do México; Thomas Vaterlaus, da Suíça; Yumi Tanabe, do Japão; Joseph Cho, da Coreia do Sul; Sebastião Vemba, de Angola e Michael Tremblay, do Canadá.
O Concurso Vinhos de Portugal é um dos eventos barómetro do sector uma vez que reconhece a qualidade ímpar dos vinhos nacionais e promove experiências e sinergias entre produtores, especialistas nacionais e internacionais ao longo de uma semana. Na mesma medida, reforça a posição de excelência da produção portuguesa nos mercados de exportação.
-
Conheça o programa da edição 2023
02-05-2023 / / Notícias
A menos de um mês do início da 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, o programa para os cinco dias de evento já pode ser consultado. De 8 a 12 de Maio estarão à prova 1380 referências de vinho que serão avaliadas por ilustres especialistas do sector.
A 1ª fase do Concurso Vinhos de Portugal decorre de 8 a 10 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde haverá sessões técnicas de prova das 9h às 13h. Neste período, os produtores estarão sob escrutínio do Júri Regular, constituído por 135 especialistas, 111 jurados nacionais e 24 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. Entre os jurados internacionais destacam-se Bob Paulinski MW e John Lancaster dos EUA; Ewa Starzycka, Wojciech Starzycki e Adam Tomczak da Polónia; Martin Mortensen, da Suécia; Mike Turner, do Reino Unido; Michelle Carlín, do México; Thomas Vaterlaus, da Suíça; Yumi Tanabe, do Japão; Joseph Cho, da Coreia do Sul; Sebastião Vemba, de Angola e Michael Tremblay, do Canadá. Nestes três dias vão também decorrer Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos.
Nos dias 11 e 12 de Maio, o Grande Júri reunirá na CVR Beira Interior, na Guarda, para a 2ª fase do Concurso, momento em que irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios que vai realizar-se no dia 12 de Maio, no Centro Logístico de Pinhel, pelas 19h30. Para este momento é necessária inscrição prévia, pelo que deverá fazê-lo através do site oficial da organização - https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php .
Esta iniciativa da ViniPortugal vai distinguir, pelo 10º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua qualidade ímpar, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Neste âmbito, e à semelhança das edições anteriores do Concurso, a ViniPortugal garantirá ainda a presença dos vencedores das medalhas Grande Ouro e Ouro em eventos internacionais deste ano.
A par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, o Concurso Vinhos de Portugal é um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais que, durante uma semana, partilham experiências e criam sinergias entre si.
+ -
GRANDE JÚRI CONTA PELA PRIMEIRA VEZ COM JURADA INTERNACIONAL DA ÁFRICA DO SUL
03-04-2023 / / Notícias
O Grande Júri da 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional, já está definido e este ano conta pela primeira vez, com uma jurada internacional da África do Sul. Trata-se de Cathy van Zyl, a primeira mulher a conquistar o título de Master of Wine no Continente Africano.
Como já é habitual o Grande Júri é constituído, por personalidades nacionais e internacionais e a Cathy van Zyl MW vão juntar-se os já conhecidos Anselmo Mendes, Bento Amaral, Dirceu Vianna Júnior MW, James Tidwell MS, e Luís Lopes que estarão a avaliar os melhores vinhos a concurso na fase final, entre os dias 11 e 12 de Maio, decidindo quem serão os Grandes Ouros e os Melhores do Ano.
Antes de chegarem ao Grande Júri, os vinhos inscritos estarão a concorrer na 1ª fase que inclui sessões técnicas de prova entre os dias 8 e 10 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde serão avaliados pelo Júri Regular. A par da avaliação, nesses dias decorrem ainda Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A divulgação dos vencedores decorrerá depois da escolha do Grande Júri numa Cerimónia de Entrega de Prémios, a 12 de Maio. Este ano a Região seleccionada para apresentação dos Prémios será a Beira Interior, mais precisamente a cidade de Pinhel.
O Concurso Vinhos de Portugal continua com as inscrições abertas e os produtores que pretendam inscrever os seus vinhos podem fazê-lo no site oficial até ao dia 2 de Abril.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal representa para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão presença garantida nos eventos internacionais de renome deste ano. Este é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si. A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto um país de excelência na produção de vinho.
Biografias Grande Júri:
Cathy van Zyl tornou-se a primeira Master of Wine no Continente Africano quando passou no tão difícil e prestigioso exame MW em 2005. Presidente Institute of Masters of Wine education durante quatro anos e membro do seu Conselho durante seis anos, tornou-se presidente do IMW em Setembro de 2022. Cathy lecciona e é júri a nível local e internacional e ocasionalmente contribui para revistas e websites de vinho em todo o mundo, mas passa a maior parte do seu tempo como editora associada do Platter's South African Wine Guide. Em 2019, foi nomeada Personalidade do Ano pelo Institute of Cape Wine Masters, pela sua apaixonada promoção do vinho sul-africano.
Anselmo Mendes é reconhecido não só pela excelência dos vinhos que produz, de onde se destaca o Alvarinho, mas também por toda a sua carreira no sector vitivinícola. É co-autor de vários trabalhos científicos na área de viticultura e enologia bem como orientador de dezenas de estágios em Enologia e pós-graduações em enologia, viticultura e marketing. É frequentemente convidado para debates e programas televisivos. Na imprensa, é referido habitualmente tanto na imprensa geral como na especializada, incluindo nos reconhecidos meios como Wine Spectator, Wine Entusiast, Wine and Spirit, Decanter, Vinum, Weinwisser. Tem centenas de vinhos premiados nacional e internacionalmente, incluindo classificações que colocam alguns dos seus vinhos entre os 100 melhores do mundo e o reconhecimento pelo maior crítico do mundo, Robert Parker. De entre as distinções que lhe foram atribuídas destacam-se, em 2011, Produtor do Ano eleito pela Revista de Vinhos, em 2012 foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes em Portugal pelo semanário Expresso, em 2014 a Revista americana Wine Enthusiast elegeu-o o Master of Cool dos vinhos portugueses e a Revista polaca Vinum Magazine elegeu-o a Personalidade do Ano. Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador de Mérito Empresarial classe Mérito Agrícola e é ainda condecorado pelo Município de Monção como Cidadão de Mérito. Em 2016 foi homenageado pelo Rotary Club de Monção. Em 2018 foi homenageado pela Associação Portuguesa de Enologia com o prémio "Prestigio da APE" e em 2020 eleito Presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA).
Bento Amaral, depois de 14 anos a liderar o Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), foi Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do mesmo Instituto, durante 9 anos, até 2022. No mesmo ano, 2022, fundou a empresa Humanwinety, com 3 sócios, que visa a capacitação e inclusão de grupos menos representados na sociedade no negócio do vinho e da hotelaria. É professor universitário em várias instituições onde leciona sobre prova de vinhos, vinhos do mundo, vinho do Porto. Desde 1999 é o regente da cadeira de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. É membro do painel de prova da Revista de Vinhos, a maior revista de vinhos portuguesa. É consultor na área de vinhos para empresas e instituições. É membro do Júri, há mais de duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos. Licenciou-se em Engenharia Alimentar, tendo durante o curso estagiado no Instituto de Enologia de Bordéus. Entre as suas atividades contam-se ainda cursos e palestras sobre a prova de vinhos. Apesar de ser professor universitário, para manter os seus estudos atualizados está a estudar para se candidatar ao Institute of Masters of Wine em 2024. Foi nomeado, em 2020, para Wine Person of the Year pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast.
Master of Wine, Dirceu Junior trabalha no negócio do vinho em Londres desde 1989 onde foi director de importantes empresas de distribuição de vinhos da Inglaterra. Em 2008, tornou-se no primeiro homem da América do Sul a conquistar o título de Master of Wine quando também recebeu o Prémio do Instituto of Masters of Wine de excelência em Negócios do Vinho. Após três décadas de experiência no sector, em 2015 formou sua empresa de consultoria, Vianna Wine Resources, trabalhando nos dias de hoje por todo o mundo enquanto consultor, mas também como jornalista, jurado de concursos internacionais e orador em vários eventos do sector.
James Tidwell é escritor, palestrante, formador e empresário. Fundou e produziu a Conferência TEXSOM e os Prémios TEXSOM. É membro do comitê editorial da Classic Wine Library, consultor da 8ª edition do The World Atlas of Wine, bem como do Oxford Companion to Wine e é júri no World of Fine Wine Magazines World s Best Wine List Awards Foi eleito Rising Star Sommelier 2007 pela StarChefs, nomeado para Outstanding Alumni 2017 da WSET, para Personalidade do Ano no Wine Star Awards 2019 da revista Wine Enthusiast e também para um dos Wine Business Leaders da Wine Business Monthly 2021. Além de Master Sommelier em 2009, tem Diploma da Wine and Spirits Education Trust (WSET); Certificado Wine Educator (CWE) e Certificado Specialist of Spirits (CSS) pela Society of Wine Educators (SWE); É também especialista em chá, certificado pelo Specialty Tea Institute e tem um certificado de Sake Professional do Sake Education Council.
Luís Lopes é fundador e director, entre 1989 e Abril de 2007, da Revista de Vinhos, publicação de vinhos e gastronomia orientada para o consumidor final. Em Maio de 2017 lançou uma nova publicação mensal nesta área, denominada VINHO Grandes Escolhas, que se tornou já líder de mercado. Organiza anualmente um vasto conjunto de eventos vínicos (feiras de vinhos, provas comentadas, etc.) em vários pontos do país, onde se destaca a maior feira de vinhos do sector, a Grandes Escolhas Vinhos & Sabores, em Lisboa, com cerca de 400 produtores e cerca de 25 mil visitantes. Participa regularmente como speaker em colóquios, seminários e apresentações de vinhos em Portugal e no estrangeiro. Tem sido membro do júri de diversos concursos internacionais de vinhos e orienta eventos, cursos de prova e acções de formação sobre vinhos e gastronomia em Portugal, Angola, Europa, Ásia e América do Sul. É director técnico do concurso Wines of Portugal Challenge, organizado anualmente pela ViniPortugal. Prova e classifica anualmente mais de 6.000 vinhos. Devido ao seu contributo para o desenvolvimento do vinho de Portugal, o Estado Português entendeu, em 2003, condecorar Luís Ramos Lopes com a Medalha de Honra da Agricultura.
-
INSCRIÇÕES DA 10ª EDIÇÃO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL JÁ SE ENCONTRAM ABERTAS
20-01-2023 / / Notícias
As inscrições para a 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, que vai decorrer de 8 a 12 de Maio, já se encontram abertas. Esta é uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo décimo ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais.
Os produtores que se inscreverem até ao dia 10 de Março vão receber um desconto de 5 por cada vinho inscrito, uma vantagem exclusiva durante este período. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal até ao dia 2 de Abril.
A primeira fase do Concurso, que inclui sessões técnicas de prova, decorrerá de 8 a 10 de Maio no CNEMA, em Santarém na qual os vinhos inscritos serão avaliados pelo Júri Regular. Nesses 3 dias estão também programadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A fase final decorrerá nos dias 11 e 12 de Maio, momento em que Grande Júri reunirá na CVR Beira Interior, na Guarda, e decidirá os Grandes Ouros e os Melhores do Ano. A divulgação dos vencedores decorrerá na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 12 de Maio. Este ano a Região seleccionada, para apresentação dos Prémios durante o jantar de gala, será a Beira Interior, mais precisamente na região de Pinhel.
A par da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome deste ano.
Recorde-se que no ano passado o Concurso Vinhos de Portugal recebeu cerca de 1.450 referências cuja qualidade foi avaliada por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
O Regulamento do Concurso pode ser consultado, aqui.
Esta é mais uma das iniciativas da ViniPortugal que, a par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, é, também, um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, que partilham experiências e criam sinergias entre si, e uma forma de promoção dos vinhos portugueses tanto no mercado nacional como no internacional.
+ -
Vinhos Premiados do Concurso Vinhos de Portugal presentes nas acções de promoção dos mercados internacionais
12-12-2022 / / Notícias
Os Vinhos Premiados da Edição 2022, do Concurso Vinhos de Portugal, têm marcado presença nas acções de promoção dos vinhos portugueses nos diferentes mercados estratégicos para a Marca Vinhos de Portugal.
Os Vinhos premiados com Prata, Ouro, Grande Ouro e categorias Melhor Varietal, Branco e Tinto, Melhor Lote, Branco e Tinto, Melhor Espumante e Melhor Licoroso têm estado presentes em Seminários apresentados por Wine Educators reconhecidos internacionalmente, assim como, em espaços de prova dedicados ao Concurso Vinhos de Portugal.
Aqui mostramos alguns dos eventos onde os vinhos premiados, do Concurso Vinhos de Portugal edição 2022, já estiveram presentes este ano:
Grande Prova Vinhos de Portugal Seoul, 16 Junho, no GANGNAM-GU, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados
Grande Prova Vinhos de Portugal Luanda, 23 Junho, no Lookal Beach Club, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados
Prova Vinhos de Portugal Ghent, dia 18 setembro, no Opera Ghent através de um seminário dedicado aos Vinhos Premiados com o orador Salvator Vandewalle
Prowine São Paulo, 27 a 29 Setembro, no Expo Center Norte, com uma zona de prova livre com os Vinhos Premiados no Concurso
Grande Prova Vinhos de Portugal Varsóvia, 3 Outubro, no Vitkac, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.
Grande Prova Vinhos de Portugal Miami, 3 Novembro, no Ironside Miami, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.
Grande Prova Vinhos de Portugal Oslo, 9 Novembro, no Gamle Logen, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.
Sthlm Food and Wine Fair Estocolmo, 11, 12 e 13 de Novembro, com a presença de um vinho premiado em cada balcão de cada produtor
Grande Prova Vinhos de Portugal Copenhaga, 14 Novembro, no Langellinie Pavillon, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados
-
E OS MELHORES VINHOS DO ANO SÃO...
10-05-2022 / / Notícias
Os melhores vinhos do ano já foram escolhidos, revelação que decorreu no dia 6 de Maio, em Santarém, na Cerimónia de Entrega de Prémios da 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa organizada pela ViniPortugal. Entre os mais de 1.450 vinhos inscritos, o júri elegeu 442 vencedores, entre as quais 36 medalhas são na categoria de Grande Ouro, 107 de Ouro e 291 de Prata.
Com uma avaliação exigente realizada por 109 especialistas nacionais e internacionais, que provaram os vinhos candidatos em sessões técnicas durante três dias e, posteriormente, pelo Grande Júri em reuniões de dois dias, a região mais premiada desta 9ª edição foi o Douro, que conquistou 14 medalhas, seguindo-se as regiões de Alentejo e Tejo, com 7 e 4 medalhas, respetivamente. É de destacar ainda os Melhores do Ano, que distinguem os melhores entre os Grande Ouro, sendo eles:
- O Melhor do Ano – Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado, 2017, Global Wines
- O Melhor do Ano Licoroso - Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos, 2000, Bacalhôa Vinhos de Portugal
- O Melhor do Ano Varietal Tinto - Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro, 2019, Quinta da Fonte do Souto
- O Melhor do Ano Varietal Branco - Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado, 2017 Global Wines
- O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) - Falcoaria Grande Reserva, 2018, Casal Branco
- O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) - Falcoaria Colheita Tardia, 2016 Casal Branco
- O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) - QUINTA DA REDE VINHA DO PINHEIRO, 2018, Quinta da Rede
- O Melhor do Ano Espumante - MARQUÊS DE MARIALVA Cuvée Primitivo Brut Nature, 2014, Adega Coop de Cantanhede
A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal em: https://concursovinhosdeportugal.pt/.
"O Concurso Vinhos de Portugal ultrapassa, todos os anos, o recorde de inscrições, facto que muito nos orgulha porque comprova a credibilidade da iniciativa e a sua reputação. O nosso intuito é o de premiar os vinhos portugueses através de um concurso imparcial que, ao mesmo tempo, beneficie o consumidor, ao apresentar-lhe factores relevantes de diferenciação para o momento da compra. Qualidade, inovação e diversidade são os elementos cruciais que definem os melhores vinhos e foi com satisfação que vimos nesta 9ª edição a dificuldade do Grande Júri em elegê-los, sendo este um sinal muito claro da excelência dos nossos vinhos e do trabalho desenvolvido pelos produtores nacionais, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Os vinhos distinguidos com as medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar ainda este ano, prova de como o Concurso Vinhos de Portugal representa uma forma de promoção internacional para os produtores portugueses.
Esta edição contou com um Júri Regular constituído por 86 jurados nacionais e 23 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outros. Entre os jurados internacionais destacam-se Amelia Singer, do Reino Unido; Araik Manukyan e Kateryna Yushchenko da Ucrânia; Henrik Dahl Jahsen da Noruega; Maurício Roloff e Eduardo Milan do Brasil; Fredrik Akerman da Suécia; Georgina Estrada do México e Julia Coney, Randall Bertão e Scott Zebarth dos Estados Unidos da América.
O Concurso Vinhos de Portugal é um dos eventos de referência do sector, que reconhece a qualidade dos vinhos nacionais e promove experiências e sinergias entre produtores, especialistas nacionais e internacionais durante uma semana. Em paralelo reafirma a posição de excelência da produção nacional nos mercados de exportação.
+ -
Mais de 1.450 vinhos concorrem AOS MELHORES VINHOS DO ANO
19-04-2022 / / Notícias
A 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal recebeu mais de 1450 inscrições, o número mais elevado desde o arranque da iniciativa. A concorrerem aos melhores do ano, os vinhos inscritos vão ser avaliados por especialistas do sector e os vencedores serão revelados no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios que vai realizar-se no dia 6 de Maio, no Convento de São Francisco em Santarém.
A 1ª fase do Concurso Vinhos de Portugal decorre nos dias 2, 3 e 4 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde haverão sessões técnicas de prova das 9h às 13h. Neste período, os produtores estarão a escrutínio do Júri Regular, constituído por 109 especialistas, 86 jurados nacionais e 23 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outros. Entre os jurados internacionais destaca-se Amelia Singer, do Reino Unido; Araik Manukyan e Kateryna Yushchenko da Ucrania; Henrik Dahl Jahsen da Noruega; Maurício Roloff e Eduardo Milan do Brasil; Fredrik Akerman da Suécia; Georgina Estrada do México e Julia Coney, Randall Bertão e Scott Zebarth dos EUA. Nestes três dias vão também decorrer Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos.
Nos dias 5 e 6 de Maio, o Grande Júri reunirá para a 2ª fase do Concurso, momento em que irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os vencedores serão conhecidos no dia 6, no Convento de São Francisco em Santarém, no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios, evento em que será necessário reservar a presença. Para se inscrever basta contactar a organização através do site oficial - https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php
A iniciativa da ViniPortugal vai distinguir, pelo 9º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua diversidade e qualidade, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores e de excelência e que contribuam também para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Neste âmbito, e à semelhança das edições anteriores do Concurso, a Viniportugal garantirá ainda a presença dos vencedores das medalhas Grande Ouro e Ouro, em eventos internacionais deste ano.
A par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, o Concurso Vinhos de Portugal é um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais que durante uma semana partilham experiências e criam sinergias entre si.
-
CONHEÇA O GRANDE JÚRI DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL 2022
25-03-2022 / / Notícias
O Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo 9º ano consecutivo, a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional, já está definido e é constituído, como é habitual, por personalidades nacionais e internacionais. Bento Amaral, Dirceu Júnior, Evan Goldstein, James Tidwell, Luís Lopes e Sandra Tavares Silva estarão a avaliar os melhores vinhos a concurso na fase final entre os dias 5 e 6 de Maio, decidindo quem serão os Grandes Ouros e os Melhores do Ano.
Até chegarem ao Grande Júri, os vinhos inscritos estarão a concorrer na 1ª fase que inclui sessões técnicas de prova entre 2 a 4 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde serão avaliados pelo Júri Regular. A par da avaliação, nesses dias decorrem ainda Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A divulgação dos vencedores decorrerá depois da escolha do Grande Júri numa Cerimónia de Entrega de Prémios, a 6 de Maio. Este ano, a Região seleccionada, para apresentação dos Prémios durante o jantar de gala, será o Tejo.
O Concurso Vinhos de Portugal continua com as inscrições abertas, os produtores que pretendam inscrever os seus vinhos podem fazê-lo no site oficial até ao dia 3 de Abril.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal representa para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida nos eventos internacionais de renome deste ano. Este é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si. A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto um país de excelência na produção de vinho.
Biografias Grande Júri:
Membro do Júri, há quase duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos, Bento Amaral esteve 14 anos à frente do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e assumiu recentemente a Direção Técnica do mesmo Instituto, continuando a provar diariamente os vinhos das prestigiadas Denominações de Origem da Região Demarcada do Douro. É, desde 1999, professor de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Faz parte do Grupo de Trabalho de Análise Sensorial da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV).
Master of Wine, Dirceu Junior trabalha no negócio do vinho em Londres desde 1989 onde foi director de importantes empresas de distribuição de vinhos da Inglaterra. Em 2008, tornou-se no primeiro homem da América do Sul a conquistar o título de Master of Wine quando também recebeu o Prémio do Instituto of Masters of Wine de excelência em Negócios do Vinho. Após três décadas de experiência no sector, em 2015 formou sua empresa de consultoria, Vianna Wine Resources, trabalhando nos dias de hoje por todo o mundo enquanto consultor, mas também como jornalista, jurado de concursos internacionais e orador em vários eventos do sector.
O Master Sommelier Evan Goldstein é um dos especialistas da indústria vitivinícola e gastronómica mais criativos dos EUA. A carreira de gastronomia e vinhos de Evan começou nas famosas cozinhas de Paris e Califórnia. Em 1984 juntou-se à sua mãe, a chef e autora Joyce Goldstein, para abrir o célebre restaurante de São Francisco, Square One. Em 1987 foi o oitavo Americano e o mais jovem de sempre dessa época a ser aprovado no prestigiado exame para escanção (Master Sommelier). É o autor de vários livros entre os quais os aclamados pela crítica, Perfect Pairings: A Master Sommeliers Practical Advice for Partnering Wine with Food e Daring Pairings: A Master Sommelier Matches Distinctive Wines with Recipes from His Favorite Chefs. Contribui para o Americas Sommelier Journal, é um dos editores das revistas Winen & Dine e Indulgence em Singapura e o correspondente de vinhos americano para a Wine Review, a revista de vinhos e gastronomia sul-coreana líder no mercado. Participa na qualidade de especialista de vinhos em programas televisivos e de rádio.
James Tidwell é escritor, palestrante, formador e empresário. Fundou e produi a Conferência TEXSOM e os Prémios TEXSOM. É membro do comitê editorial da Classic Wine Library, consultor da 8ª edition do The World Atlas of Wine, bem como do Oxford Companion to Wine e é júri no World of Fine Wine Magazines World s Best Wine List Awards Foi eleito Rising Star Sommelier 2007 pela StarChefs, nomeado para Outstanding Alumni 2017 da WSET, para Personalidade do Ano no Wine Star Awards 2019 da revista Wine Enthusiast e também para um dos Wine Business Leaders da Wine Business Monthly 2021. Além de Master Sommelier em 2009, tem Diploma da Wine and Spirits Education Trust (WSET); Certificado Wine Educator (CWE) e Certificado Specialist of Spirits (CSS) pela Society of Wine Educators (SWE); É também especialista em chá, certificado pelo Specialty Tea Institute e tem um certificado de Sake Professional do Sake Education Council.
Luís Lopes é fundador e director, entre 1989 e Abril de 2007, da Revista de Vinhos, publicação de vinhos e gastronomia orientada para o consumidor final. Em Maio de 2017 lançou uma nova publicação mensal nesta área, denominada VINHO Grandes Escolhas, que se tornou já líder de mercado. Organiza anualmente um vasto conjunto de eventos vínicos (feiras de vinhos, provas comentadas, etc.) em vários pontos do país, onde se destaca a maior feira de vinhos do sector, a Grandes Escolhas Vinhos & Sabores, em Lisboa, com cerca de 400 produtores e cerca de 25 mil visitantes. Participa regularmente como speaker em colóquios, seminários e apresentações de vinhos em Portugal e no estrangeiro. Tem sido membro do júri de diversos concursos internacionais de vinhos e orienta eventos, cursos de prova e acções de formação sobre vinhos e gastronomia em Portugal, Angola, Europa, Ásia e América do Sul. É director técnico do concurso Wines of Portugal Challenge, organizado anualmente pela ViniPortugal. Prova e classifica anualmente mais de 6000 vinhos. Devido ao seu contributo para o desenvolvimento do vinho de Portugal, o Estado Português entendeu, em 2003, condecorar Luís Ramos Lopes com a Medalha de Honra da Agricultura.
Sandra Tavares da Silva estudou Agronomia em Lisboa e mais tarde tirou o Mestrado em Itália, onde aprofundou os seus estudos em enologia e desenvolveu um extenso conhecimento sobre vinhos internacionais de qualidade. Em Portugal havia apenas uma região que ainda não tinha explorado, o Vale do Douro. Em 1999 chegou ao Douro e começou a trabalhar com Cristiano van Zeller, na Quinta Vale D. Maria e, em 2000, assumiu o projeto dos vinhos da família na Quinta de Chocapalha, na região de Lisboa. Em 2001, Sandra casa com Jorge Serôdio Borges e juntos embarcam na sua própria aventura vínica, criando uma nova empresa - a Wine & Soul - e lançando o primeiro Pintas. Em 2010 iniciou o projecto Foz Torto com Abílio Tavares da Silva e em 2011 uma parceria com Susana Esteban para produzir os vinhos Crochet Douro e Tricot Alentejo. Em 2015 é condecorada pelo Presidente da República como Oficial da Ordem de Mérito Empresarial na Classe do Mérito Agrícola e é nomeada em 2016 como Enóloga do Ano, prémio de Mérito pela Revista Paixão pelo Vinho (Prémio W Especial 10 Anos 2006/2016). Em 2020 foi distinguida como uma das enólogas mais notáveis a nível mundial, sendo a única referência portuguesa, por Jancis Robinson no Financial Times. Mantém durante todos estes anos a certeza da sua enorme paixão pelo seu trabalho e um crescente portefólio de marcas de vinhos, como o Guru, Pintas Character ou os Vinhos da Quinta Da Manoella.
+ -
PRODUTORES USUFRUEM DE DESCONTOS NAS INSCRIÇÕES DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL
09-03-2022 / / Notícias
As inscrições estão abertas para o Concurso Vinhos de Portugal e os produtores que se candidatarem até esta sexta-feira, 11 de Março, recebem um desconto de 5 por cada vinho inscrito. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal (https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php ) até ao dia 3 de Abril.
A iniciativa da ViniPortugal que irá distinguir, pelo 9º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais, decorre nas instalações do CNEMA, em Santarém, sendo que a primeira fase do Concurso, que inclui sessões técnicas de prova terá lugar de 2 a 4 de Maio e na qual os vinhos a concurso serão avaliados pelo Júri Regular. Nestes 2 dias do Concurso Vinhos de Portugal 2022 estão também agendadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos.
A fase final decorrerá nos dias 5 e 6 de Maio, momento em que o Grande Júri reunirá e decidirá quais serão os Grandes Ouros e os Melhores do Ano. A divulgação dos vencedores decorrerá na Cerimónia de Entrega de Prémios, dia 6 de Maio. Este ano, a Região seleccionada, para apresentação dos Prémios, que decorrerá durante um Jantar de Gala, será o Tejo.
A iniciativa avalia os vinhos portugueses, distingue-os pela diversidade e pela sua qualidade e orienta o sector para continuar a posicionar Portugal enquanto um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação, até porque os vinhos premiados com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais ainda este ano. Além da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, o Concurso Vinhos de Portugal é um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si.
Em 2021, o Concurso Vinhos de Portugal recebeu mais de 1.400 referências cuja qualidade foi avaliada por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
-
Douro e Dão são as regiões em destaque no Concurso Vinhos de Portugal 2021
24-05-2021 / / Notícias
Foram mais de 1.400 os vinhos que se candidataram à 8ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal que pretende distinguir a diversidade e excelência dos vinhos produzidos em território nacional. Após uma criteriosa avaliação por especialistas nacionais e internacionais, o júri atribuiu um total de 419 medalhas, das quais 35 na categoria Grande Ouro, 103 de Ouro e 281 de Prata. A região mais medalhada foi o Douro, que alcançou um total de 12 medalhas, seguindo-se as regiões de Dão e Alentejo.
Os vencedores foram apresentados na cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realizou, em formato digital, esta sexta-feira à noite, 21 de maio, emitida a partir do Convento de Jesus, em Setúbal.
Os grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 35 vinhos premiados com Grande Ouro, foram:
O Melhor do Ano
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018 | Douro | Aveleda
O Melhor do Ano Licoroso
Porto Kopke Colheita 1966 | Douro | Sogevinus Fine Wines
O Melhor do Ano Varietal Tinto
Grande Rocim Alicante Bouschet, Tinto 2017 | Alentejo | Rocim
O Melhor do Ano Varietal Branco
Falcoaria Vinhas Velhas Branco 2018 – Fernão Pires | Tejo | Casal Branco
O Melhor do Ano Vinho Tinto ( Blend)
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018| Douro |Aveleda
O Melhor do Ano Vinho Branco ( Blend)
Quinta do Sobreiró de Cima Reserva Branco 2019 |Trás-os-Montes | Quinta do Sobreiró
O Melhor do Ano Espumante
Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado | Dão | Global Wines
A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal e pode ser consultada aqui.
Para Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, a edição deste ano do Concurso Vinhos de Portugal foi bastante positiva pois "foi a edição com mais candidaturas a concurso dos últimos 8 anos. O ano passado, pelas razões que todos conhecemos, tivemos de adiar o evento, pois não tínhamos uma previsão de como a pandemia iria evoluir. Hoje, dotados de todas as medidas de segurança que nos acompanharam ao longo destes 5 dias, em Santarém e Setúbal, conseguimos finalmente eleger os melhores dos melhores, entre os mais de 1.400 vinhos que estiveram a concurso."
"O Concurso Vinhos de Portugal tem-se afirmado cada vez mais como um evento de referência para o setor, que aposta na qualidade dos vinhos nacionais e promove uma troca de experiências entre produtores e especialistas internacionais, sempre muito curiosos por conhecer a realidade vitivinícola nacional", conclui o presidente da ViniPortugal.
À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal 2021 teve uma primeira fase, realizada no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho foi apreciado em prova cega por 134 jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector. Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso, o Grande Júri, composto por Dirceu Vianna Júnior, o primeiro Master of Wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Miguel Pessanha, Chief Operating Officer da Sogrape Vinhos, o Master Sommelier Peter Granoff dos EUA, o Sommelier e escritor de vinhos Eric Boschman da Bégica e Luís Lopes, presidente do Concurso e fundador e diretor da revista Vinhos Grandes Escolhas, escolheu os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui uma plataforma para a promoção internacional dos produtores portugueses. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2021.
Personalidades internacionais reconhecidas pelo contributo dado nas exportações dos vinhos portugueses
Para além de acolher a gala que premiou os melhores vinhos a concurso, o Convento de Jesus, em Setúbal, foi o palco para a distinção de personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses em mercados externos. Na 2.ª edição do Prémio Personalidade do Ano, instituído em 2019 pela ViniPortugal, foram distinguidos Tomás Pimenta (Asia), Sarah Ahmed (Europa), Roger Voss (Américas) e Antonio Pinheiro ( Africa).
A criação do Prémio "Personalidade do Ano" resulta do reconhecimento do papel desempenhado por um conjunto alargado de profissionais, influenciadores e prescritores na promoção da marca "Wines of Portugal" nos diferentes mercados internacionais onde actua.
O Prémio "Personalidade do Ano" contou com um conjunto de fases, num processo colaborativo com os diferentes intervenientes na fileira do vinho nacional. Numa primeira fase, a ViniPortugal, em colaboração com as instituições sectoriais, como as CVRs e as associações, desenvolveram o processo de selecção de personalidades elegíveis em cada um dos continentes abrangidos. A votação final esteve a cargo das empresas do sector vitivinícola através da plataforma digital da ViniPortugal.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.
+ -
Há mais de 1.400 vinhos na corrida ao Melhor Vinho de Portugal
14-05-2021 / / Notícias
São 1.408 os vinhos que se encontram em avaliação na 1ª fase da 8ª edição do Concurso Vinhos de Portugal. Esta iniciativa arranca esta segunda-feira, 17 de Maio, a partir das 10h00, nas instalações do CNEMA, em Santarém. Nesta fase, e ao longo de três dias, os vinhos inscritos serão avaliados por 134 jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Entre os especialistas internacionais que vão integrar o painel de avaliação do Júri Regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do Concurso, a decorrer no CNEMA, destacam-se o estónio Rain Veskimae, a britânica Emily Rowe, a canadiana Élyse Lambert MS, o americano Erik Segelbaum e a mexicana Claudia Treviño.
O programa das Masterclasses, a decorrer no CNEMA, está já também alinhado:
17/05: Portuguese White Wines (varieties and blends), by Luís Antunes
18/05: Portuguese Red Wines (varieties and blends), by Nuno de Oliveira Garcia
19/05: Wines of Setúbal, by João Paulo Martins
Nos dias 17, 18 e 19 de Maio estão também programados jantares com produtores da Adega do Cartaxo, Aveleda e Global Wines, respectivamente.
Na quinta-feira, dia 20 Maio, está planeada uma visita à Casa Ermelinda Freitas e uma prova de vinhos conjunta com a Adega de Pegões, seguida de almoço. À tarde, realizar-se-á um pôr-do-sol com Prova de Vinhos no Forte de São Filipe, terminando com jantar na Quinta da Bacalhôa.
Antes da Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de Maio está programado um almoço na adega José Maria da Fonseca.
Nos dias 20 e 21 de Maio, o Grande Júri reunirá em Setúbal, para a segunda fase do concurso, seleccionando os Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os vencedores serão divulgados na Cerimónia de Entrega de Prémios, que decorrerá em formato online nas redes sociais Wines of Portugal, no dia 21 de Maio, no Convento de Jesus, em Setúbal.
Também no dia 21 de Maio, e a par da Gala de Entrega de Prémios, realizar-se-á a 2ª edição do Prémio Personalidade do Ano, que visa distinguir personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses nos mercados Europeu, Asiático, Africano e Americano.
1.ª Fase do Concurso Vinhos de Portugal 2021
17 a 19 de Maio
CNEMA, Santarém
Horário das provas: 10h – 13h
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.
-
Especialistas da Bélgica, Reino Unido, Brasil e Portugal escolhem melhores vinhos portugueses do ano
27-04-2021 / / Notícias
Os melhores vinhos portugueses vão ser colocados à prova junto de reputados especialistas nacionais e internacionais. A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal volta a contar com um leque de especialistas de renome no Grande Júri da iniciativa, com destaque para a estreia de Adrian Gardoph, director executivo do Institute of Masters of Wine (IMW), e Eric Boschman, sommelier da Bélgica.
Natural do Reino Unido, Adrian Gardoph é um profundo conhecedor do sector a nível global. Para além da direcção do IMW, Gardoph conta no seu currículo com a criação de uma agência global de negócios especializada em vinhos da África do Sul, uma empresa de consultoria do sector (Blackrock Wines), a primeira escola da Wine & Spirit Education Trust localizada na Rússia e a única empresa importadora de vinhos de excelência na Jamaica.
Eric Boschman é outro dos jurados estreantes no Concurso. Sommelier belga, é fundador de La Food and Wine Academy, autor de livros sobre vinho e presença regular em meios de comunicação social onde partilha o seu conhecimento sobre a área dos vinhos.
À semelhança das edições anteriores do Concurso Vinhos de Portugal, o Grande Júri volta a contar com a participação de Dirceu Vianna Junior, o primeiro Master of Wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e Miguel Pessanha, Chief Operating Officer da Sogrape Vinhos. O Grande Júri é presidido por Luís Lopes, fundador e diretor da revista Vinhos Grandes Escolhas.
São também conhecidos os nomes de mais especialistas internacionais que vão integrar o painel de avaliação do Júri Regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do Concurso, que decorrerá no CNEMA, em Santarém. Destaque para profissionais da Estónia (Rain Veskimae, sommelier e gestor do restaurante Mantel & Korsten, onde o foco é a gastronomia mediterrânea e vinhos, e Verner Lepp, distinguido o prémio de Segundo Melhor Sommelier do seu país) e Reino Unido (Emily Rowe, premiada com o Wines of Portugal Prize pela sua prestação no curso da Wine & Spirit Education Trust).
O continente americano está fortemente representado no Júri Regular do Concurso Vinhos de Portugal 2021, através de especialistas do Canadá (Élyse Lambert MS, sommelier consultora, vencedora do título de Best Sommelier of Americas 2009, Best Sommelier of Canada 2015, e com a quinta posição do Best Sommelier of the World, Argentina 2016); dos Estados Unidos da América (Peter Granoff MS, co-proprietário de várias empresas de restauração na área dos vinhos em São Francisco e Califórnia), e do México (Claudia Treviño, com 12 anos de experiência enquanto sommelier e consultora na indústria vinícola e Embaixadora de Vinhos de Portugal em 2017).
O período de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal decorre até 30 de Abril. O registo pode ser feito através do site http://concursovinhosdeportugal.pt.
+ -
Concurso Vinhos de Portugal 2021 reagendado para Maio
22-02-2021 / / Notícias
A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa promovida pela ViniPortugal, vai ter lugar de 17 a 21 de Maio. Inicialmente previsto para o final de Abril, o evento foi reagendado por causa da restrições de circulação relacionadas com a pandemia de Covid-19. Desta forma procura-se criar as melhores condições para que os jurados nacionais e internacionais possam participar e eleger, pelo 8.º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais.
As inscrições mantêm-se abertas. Os produtores que se inscreverem até 26 de Março vão beneficiar de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita, uma vantagem exclusiva durante este período, que não será aplicada nas duas fases seguintes de inscrição. O registo pode ser feito aqui no site do Concurso Vinhos de Portugal até 30 de Abril.
Para além da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, de Norte a Sul do País, a cargo de um painel de jurados nacionais e internacionais de renome, o Concurso Vinhos de Portugal constitui uma iniciativa com carácter promocional junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca "Wines of Portugal" que, ao longo de uma semana, têm oportunidade para conhecer melhor a realidade da fileira do vinho nacional.
A primeira fase do Concurso decorrerá de 17 a 19 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Setúbal é o distrito anfitrião da fase final. O Grande Júri, composto por especialistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito do sector, vai reunir nos dias 20 e 21 de Maio para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de Maio.
Em 2019, foram a concurso 1.382 vinhos que arrecadaram 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 Ouros e 296 Pratas.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.
-
INSCRIÇÕES ABREM A 18 DE JANEIRO 2021
23-10-2020 / / Notícias
A realização da 8ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, por força da pandemia de COVID-19, foi adiada para a semana de 17 a 21 de Maio de 2021. Queremos reunir as melhores condições para a realização do maior Concurso de vinhos realizado em Portugal.
Tome nota, as inscrições serão abertas no dia 18 de Janeiro de 2021.
Até lá, serão dadas todas as informações pertinentes sobre esta edição. Fique atento às nossas notícias.
Contamos com a sua participação!
+ -
Concurso Vinhos de Portugal adiado para 2021
03-04-2020 / / Notícias
Face à situação vivida no País devido ao surto de coronavírus e na sequência das recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais para contenção da epidemia, a ViniPortugal decidiu adiar a realização do Concurso Vinhos de Portugal para 2021.
Inicialmente agendado para o período entre 11 a 15 de Maio de 2020, o Concurso Vinhos de Portugal tem agora a sua realização prevista para 19 a 23 de Abril de 2021. Oportunamente a organização dará a conhecer informação mais detalhada sobre esta iniciativa.
Para além de distinguir os melhores vinhos nacionais, de Norte a Sul do País, numa avaliação a cargo de um painel de jurados nacionais e internacionais de renome, o Concurso Vinhos de Portugal constitui uma iniciativa com carácter promocional junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca "Wines of Portugal" que, ao longo de uma semana, têm oportunidade para conhecer melhor a realidade da fileira do vinho nacional.
-
Adiamento Concurso Vinhos de Portugal
19-03-2020 / / Notícias
Na sequência das condicionantes de saúde publica provocadas pelo Covid-19 e em virtude das últimas indicações, informamos que o Concurso Vinhos de Portugal foi adiado para 2021 com nova data a anunciar em breve.
Solicitávamos a todos os produtores que, não enviem ou não entreguem as suas amostras no CNEMA ou nas respectivas CVRS.
Esteja atento ao Website Concurso Vinhos de Portugal e redes Sociais da ViniPortugal e Wines of Portugal. Em breve daremos mais informações.
+ -
Inscrições abertas para o Concurso Vinhos de Portugal 2020
10-03-2020 / / Notícias
Primeira fase, com condições especiais para os produtores, encerra a 20 de Março. Estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo 8.º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais. Os produtores que se inscreverem até 20 de Março vão beneficiar de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita. O registo pode ser feito no site http://concursovinhosdeportugal.pt/ até 23 de Abril.
Para além da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, de Norte a Sul do País, a cargo de um painel de jurados nacionais e internacionais de renome, o Concurso Vinhos de Portugal constitui uma iniciativa com carácter promocional junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca "Wines of Portugal" que, ao longo de uma semana, têm oportunidade para conhecer melhor a realidade da fileira do vinho nacional.
A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá 11 a 13 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Setúbal é o distrito anfitrião da fase final do Concurso Vinhos de Portugal 2020. O Grande Júri vai reunir nos dias 14 e 15 de Maio para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 15 de Maio.
Em 2019 foram a concurso 1.382 vinhos que arrecadaram 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 Ouros e 296 Pratas.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.
-
Primeira fase das inscrições no Concurso Vinhos de Portugal 2020, com condições especiais para os produtores, encerra a 20 de Março
03-03-2020 / / Notícias
As inscrições para a edição de 2020 do Concurso Vinhos de Portugal já estão abertas e os produtores que se inscreverem até 20 de Março beneficiarão de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita. O concurso é uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo oitavo ano consecutivo, a excelência dos vinhos nacionais. A inscrição pode ser feita no site http://concursovinhosdeportugal.pt e a data-limite é 23 de Abril.
Em 2020, a ViniPortugal volta a apostar num painel de jurados nacionais e internacionais de renome, reforçando o carácter promocional que esta iniciativa tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca Wines of Portugal.
A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 11 a 13 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais., entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 14 e 15 de Maio, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos numa Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 15 de Maio, cujo local irá ser anunciado em breve.
Em 2019 foram a concurso 1382 vinhos, que arrecadaram 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 Ouros e 296 Pratas. O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.
+ -
Vinhos Premiados do Concurso Vinhos de Portugal presentes nas acções de promoção dos mercados internacionais
28-10-2019 / / Notícias
Os Vinhos Premiados da Edição 2019, do Concurso Vinhos de Portugal, têm marcado presença nas acções de promoção dos vinhos portugueses nos diferentes mercados estratégicos para a Marca Vinhos de Portugal.
Os Vinhos premiados com Ouro, Grande Ouro e categorias Melhor Varietal, Branco e Tinto, Melhor Lote, Branco e Tinto, Melhor Espumante e Melhor Licoroso têm estado presentes em Seminários apresentados por Wine Educators reconhecidos internacionalmente, assim como, em espaços de prova dedicados ao Concurso Vinhos de Portugal.
Aqui mostramos alguns dos eventos onde os vinhos premiados, do Concurso Vinhos de Portugal edição 2019, já estiveram presentes este ano:
Grande Prova Vinhos de Portugal Chicago, 30 de Setembro, no Mid-America Club, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.
Grande Prova Vinhos de Portugal Nova Iorque, 2 de Outubro, no Manhatta, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.
Grande Prova Vinhos de Portugal Copenhaga, 7 de Outubro, Skuespilhuset The Play House com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.
Grande Prova Vinhos de Portugal Varsóvia, 10 de Outubro, Prymasowski Palace, através de um seminário dedicado aos Vinhos Premiados com os oradores Ewa Rybak e Wojciech Bonkowski
Grande Prova Vinhos de Portugal em Zurique, 21 de Outubro, no Lake-Side Zürich através de um seminário dedicado aos Vinhos Premiados com o orador Sigi Hiss.
-
Douro e Alentejo são as regiões vencedoras no Concurso Vinhos de Portugal 2019
13-05-2019 / / Notícias
A qualidade e diversidade dos vinhos portugueses voltou a ser reconhecida em mais uma edição do Concurso Vinhos de Portugal. Após a avaliação de 1.382 vinhos por especialistas nacionais e internacionais, o júri atribuiu um total de 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 de Ouro e 296 de Prata. O Douro foi a região que recebeu mais medalhas Grande Ouro do júri, recolhendo 11 medalhas, seguindo-se a região do Alentejo, com 7 medalhas, e Dão, com 4 medalhas.
Os vencedores foram conhecidos esta sexta-feira à noite na gala de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realizou no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, e que contou com a presença do presidente do Conselho Directivo do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Bernardo Gouvêa.
Os grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 423 vinhos premiados, foram distribuídos pelas regiões Bairrada, Douro, Dão, Alentejo e Península de Setúbal:
O Melhor do Ano
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca (2016) | Douro | Produtor: Aveleda, S.A.
O Melhor do Ano Licoroso
Alambre Moscatel de Setúbal 20 anos | Península Setúbal | Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos, S.A.
O Melhor do Ano Varietal Tinto
Grande Rocim (2015) | Alentejo | Produtor: Rocim Agroindústria. Lda
O Melhor do Ano Varietal Branco
Villa Oliveira Encruzado (2016) | Dão | Produtor: O Abrigo da Passarela, Lda
O Melhor do Ano Vinho Tinto
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca (2016) | Douro | Produtor: Aveleda, S.A.
O Melhor do Ano Vinho Branco
Quinta Pedra Escrita Reserva Bio (2017) | Douro | Produtor: Rui Roboredo Madeira, Vinhos, S.A.
O Melhor do Ano Espumante
Luiz Costa Pinot Noir & Chardonnay (2015) | Bairrada | Produtor: Caves São João, Lda.
A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal e pode ser consultada aqui.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, faz um balanço positivo da edição 2019 do Concurso Vinhos de Portugal. Ano após ano temos sido capazes de fazer crescer o Concurso Vinhos de Portugal nas suas diferentes dimensões, nomeadamente no número de vinhos inscritos, bem como a presença de mais especialistas internacionais, que acederam ao convite para vir conhecer a nossa realidade vitivinícola.
Mais do que uma competição, o Concurso Vinhos de Portugal é uma semana dedicada à celebração da qualidade dos vinhos portugueses. É um momento importante para os agentes económicos envolvidos na fileira do vinho e um óptimo veículo de promoção dos vinhos de Portugal junto de especialistas internacionais, que vão regressar aos seus países de origem com muito mais conhecimento da qualidade dos nossos vinhos graças ao programa paralelo da iniciativa, que inclui jantares vínicos, visitas a produtores e masterclasses, conclui o presidente da ViniPortugal.
À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal 2019 teve uma primeira fase, realizada no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho foi apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, nacionais e internacionais, entre enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho. Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso, o Grande Júri, composto por Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vaterlaus, da Suíça, Bento Amaral e Luís Lopes, presidente do Concurso, escolheu os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui uma plataforma para a promoção internacional dos produtores portugueses. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2019.
Personalidades internacionais reconhecidas pelo contributo dado nas exportações dos vinhos portugueses
Para além de acolher a gala que premiou os melhores vinhos a concurso, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi o palco para a distinção de personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses em mercados externos. Na 1.ª edição do Prémio Personalidade do Ano, instituído em 2019 pela ViniPortugal, foram distinguidos Charles Metcalfe (Europa), Sebastião Vemba (África), Mark Squires (Américas) e Takenori Beppu (Ásia).
A criação do Prémio Personalidade do Ano resulta do reconhecimento do papel desempenhado por um conjunto alargado de profissionais, influenciadores e prescritores na promoção da marca Wines of Portugal nos diferentes mercados internacionais onde actua.
O esforço de promoção dos Vinhos de Portugal nos mercados internacionais é um trabalho colectivo que, para alcançar sucesso, necessita de ter continuidade do lado de quem nesses mercados fala, escreve, avalia, promove ou vende os nossos vinhos nos diferentes mercados. Felizmente que hoje são muito e bons aqueles que diariamente trabalham na promoção dos nossos vinhos e na valorização das nossas exportações. Reconhecendo a importância, a ViniPortugal decidiu, a partir de 2019, homenagear de forma simbólica uma figura em cada um dos quatro continentes/mercados onde a marca Vinhos de Portugal está presente: Américas, Africa, Ásia e Europa, afirma Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.
O Prémio Personalidade do Ano contou com um conjunto de fases, num processo colaborativo com os diferentes intervenientes na fileira do vinho nacional. Numa primeira fase, a ViniPortugal, em colaboração com as instituições sectoriais, como as CVRs e as associações, desenvolveram o processo de selecção de personalidades elegíveis em cada um dos continentes abrangidos. A votação final esteve a cargo das empresas do sector vitivinícola através da plataforma digital da ViniPortugal.
+ -
Vencedores do Concurso Vinhos de Portugal conhecidos no dia 10 de Maio no Porto
08-05-2019 / / Notícias
Os melhores vinhos do ano vão ser conhecidos na sexta-feira, 10 de Maio. O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebe, a partir das 19h30m, a Gala de Entrega de Prémios do Concurso Vinhos de Portugal, promovido pela ViniPortugal.
A sessão contará com a presença de Bernardo Gouvêa, presidente do Conselho Directivo do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), e de Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.
Ao longo da sessão serão atribuídas as medalhas Grande Ouro e Melhores do Ano, que distinguirão os melhores vinhos do ano, selecionados a partir dos 1.382 vinhos inscritos na edição deste ano. Os premiados foram escolhidos após uma primeira fase de avaliação, em prova cega, no CNEMA, em Santarém, seguida de uma escolha final levada a cabo pelo Grande Júri do concurso, formado por Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vaterlaus, da Suíça, Bento Amaral e Luís Lopes, presidente do Concurso, que estarão presentes nesta sessão.
Durante a Gala serão também conhecidos os vencedores da 1.ª edição do Prémio Personalidades do Ano, um galardão instituído este ano pela ViniPortugal para distinguir personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses nos continentes americano, africano, asiático e europeu.
Gala de Entrega de Prémios do Concurso Vinhos de Portugal 2019 e 1.ª edição do Prémio Personalidades do Ano
10 de Maio
A partir das 19h30m
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos
-
Concurso Vinhos de Portugal arranca a 6 de Maio em Santarém
02-05-2019 / / Notícias
Cerca de 1.400 vinhos em avaliação na 1.ª fase do concurso. A edição de 2019 do Concurso Vinhos de Portugal arranca na segunda-feira, 6 de Maio, a partir das 10h, nas instalações do CNEMA, em Santarém. Ao longo de três dias, 1.382 vinhos nacionais vão ser avaliados por 62 jurados nacionais e internacionais.
Nesta primeira fase do concurso, os vinhos inscritos serão avaliados por júris, compostos por cinco a sete membros qualificados, onde se contam jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector. Em cada mesa de avaliação estarão pelo menos dois especialistas estrangeiros, destacando-se a estreia em Portugal de jurados internacionais originários da Dinamarca, Macau, China, Canadá, Brasil e Rússia.
Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de Maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Gala de Entrega de Prémios, no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.
1.ª Fase do Concurso Vinhos de Portugal 2019
6 a 8 de Maio
CNEMA, Santarém
Horário das provas: 10h – 13h
+ -
Inscrições abertas para o Concurso Vinhos de Portugal até 18 de Abril
18-04-2019 / / Notícias
Após as duas primeiras fases de inscrição, os produtores nacionais têm, até dia 18 de Abril, uma última oportunidade para colocar à prova os seus vinhos no Concurso Vinhos de Portugal. As inscrições podem ser feitas no site http://concursovinhosdeportugal.pt/
A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 6 a 8 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de Maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Gala de Entrega de Prémios, no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.
Este ano a ViniPortugal volta a apostar num painel de jurados nacionais e internacionais de renome. O Grande Júri será presidido por Luís Lopes e contará com Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vartelaus, redactor-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça, e Bento Amaral, de Portugal.
Em 2018 foram a concurso 1307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.
ViniPortugal promove masterclasses para jurados internacionais durante o Concurso Vinhos de Portugal
Para além da avaliação dos vinhos durante a 1.ª fase do concurso, os jurados internacionais vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade vitivinícola nacional. Para isso, a ViniPortugal vai promover um conjunto de masterclasses, dirigidas a profissionais, que terão lugar em Santarém, após as provas no CNEMA. Perceber as características de cada casta e o seu papel nos blends clássicos das principais regiões vitivinícolas é o objectivo central destes seminários.
No dia 6 de Maio vai realizar-se a sessão Vinhos Brancos (Varietais e Blends), que proporcionará uma viagem pelas principais variedades brancas de Portugal, desde as mais representativas a nível nacional, como Fernão Pires ou Arinto, até às de maior expressão regional, como Loureiro, Alvarinho, Viosinho, Encruzado ou Antão Vaz.
No dia seguinte é a vez dos Vinhos Tintos serem o tema central da sessão. Serão abordadas castas mais representativas a nível nacional, como Aragonez/Tinta Roriz ou Touriga Nacional, até às de maior expressão regional, como Baga, Castelão, Touriga Franca, Trincadeira, Alicante Bouschet, Rufete ou Ramisco.
A última masterclass será dedicada ao tema Vinhas Velhas: Um Património Notável, no dia 8 de Maio. Nesta sessão os convidados serão levados a conhecer a importância das vinhas velhas como um dos principais factores diferenciadores dos vinhos portugueses. A complexidade do field blend, a baixa produção por hectare e a resiliência destas vinhas, várias delas centenárias, conduzem a vinhos de enorme qualidade e singularidade.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação
-
Masterclasses sobre Vinhos de Portugal para Jurados Internacionais, durante o Concurso Vinhos de Portugal 2019
15-04-2019 / / Notícias
O riquíssimo património vitícola de Portugal é um dos principais trunfos dos seus vinhos num mercado global. Desde variedades de uva famosas desde o século XVI até outras descobertas apenas nos anos 40 do século XX, a quantidade e diversidade de uvas autóctones portuguesas origina vinhos de enorme qualidade e singularidade, vinhos inesquecíveis, que são ao mesmo tempo cultura e prazer. Dar a conhecer essas castas e esses vinhos aos profissionais estrangeiros que nos visitam por ocasião do Wines of Portugal Challenge é o objectivo destas masterclasses.
6 de Maio, Segunda-feira – Vinhos Brancos (Varietais e Blends)
Uma viagem pelas principais variedades brancas de Portugal, desde as mais representativas a nível nacional, como Fernão Pires ou Arinto, até às de maior expressão regional, como Loureiro, Alvarinho, Viosinho, Encruzado ou Antão Vaz. Perceber as características de cada casta e o seu papel nos blends clássicos das principais regiões é o objectivo deste seminário.
7 de Maio, Terça-feira – Vinhos Tintos (Varietais e Blends)
Uma viagem pelas principais variedades tintas de Portugal, desde as mais representativas a nível nacional, como Aragonez/Tinta Roriz ou Touriga Nacional , até às de maior expressão regional, como Baga, Castelão, Touriga Franca, Trincadeira, Alicante Bouschet, Rufete ou Ramisco. Perceber as características de cada casta e o seu papel nos blends clássicos das principais regiões é o objectivo deste seminário
8 de Maio, QUarta-feira - Vinhas Velhas: Um Património notável
As vinhas velhas, várias delas centenárias, são um dos principais factores diferenciadores dos Vinhos de Portugal. Ali encontramos um riquíssimo património genético, com muitas dezenas de variedades indígenas antigas e raras, muitas vezes misturadas na mesma vinha. A complexidade do field blend, a baixa produção por hectare e a resiliência destas vinhas conduzem a vinhos de enorme qualidade e singularidade.
+ -
Concurso Vinhos de Portugal reforça dimensão internacional com presença inédita de jurados da Suíça, Dinamarca, Macau, China, Canadá, Brasil e Rússia
02-04-2019 / / Notícias
Thomas Vaterlaus estreia-se no Grande Júri, que vai escolher os Melhores Vinhos do Ano
A qualidade dos vinhos portugueses vai ser avaliada no Concurso Vinhos de Portugal 2019 por um painel de jurados nacionais e internacionais de renome. Entre os especialistas que se estreiam nesta iniciativa da ViniPortugal destaca-se Thomas Vaterlaus, editor-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça, que se juntará a Dirceu Vianna Júnior (MW), Evan Goldstein (MS), Bento Amaral e Luís Lopes no Grande Júri do concurso.
Na edição de este ano, a ViniPortugal volta a apostar em ter especialistas internacionais, originários de mercados estratégicos para a marca Wines of Portugal, reforçando o carácter promocional que o concurso tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos.
Para além do convite a Thomas Vaterlaus para o Grande Júri, destacam-se a estreia de outros jurados internacionais no Júri Regular do concurso, nomeadamente Anders Halskov-Jensen, escritor e crítico de vinhos originário da Dinamarca; David Wong, director executivo da Wynn Food & Beverage de Macau; Marshal Lyu, professor de vinho, da China; Nancy Reynolds, fundadora da agência de vinhos Worldwide Cellar, do Canadá; Eduardo M. Araújo, sommelier, eleito em 2017 o Melhor Sommelier do Brasil para Vinhos de Portugal; e Tatiana Mann, profissional de vinhos da Rússia radicada no Reino Unido.
Recorde-se que durante a 1.ª fase do Concurso Vinhos de Portugal, que terá lugar no CNEMA, em Santarém, os vinhos serão avaliados por júris, com cinco a sete membros qualificados, dos quais pelo menos dois serão estrangeiros.
Segunda fase de inscrições abertas até 12 de Abril
Pelo sétimo ano consecutivo, a ViniPortugal distingue a excelência dos vinhos nacionais. As inscrições no Concurso Vinhos de Portugal estão abertas e podem ser feitas no site http://concursovinhosdeportugal.pt/. A 2.ª fase de inscrições decorre até dia 12 de Abril, sem penalizações para os produtores.
A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 6 a 8 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de Maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos numa Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.
Em 2018 foram a concurso 1307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.
-
Primeira fase das inscrições no Concurso Vinhos de Portugal 2019, com condições especiais para os produtores, encerra a 22 de Março
20-03-2019 / / Notícias
As inscrições para a edição de 2019 do Concurso Vinhos de Portugal já estão abertas e os produtores que se inscreverem até 22 de Março beneficiarão de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita. O concurso é uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo sétimo ano consecutivo, a excelência dos vinhos nacionais. A inscrição pode ser feita no site http://concursovinhosdeportugal.pt/ e a data-limite é 18 de Abril.
Em 2019, a ViniPortugal volta a apostar num painel de jurados nacionais e internacionais de renome, reforçando o carácter promocional que esta iniciativa tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca Wines of Portugal. Estão já confirmados para o Grande Júri Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, e Thomas Vaterlaus, redactor-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça.
A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 6 a 8 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais., entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de Maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos numa Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.
Em 2018 foram a concurso 1307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação
+ -
Concurso Vinhos de Portugal 2019 inscrições até 18 de Abril
13-03-2019 / / Notícias
Os produtores que queiram disputar um lugar entre os vinhos premiados do Concurso Vinhos de Portugal 2019 têm até 18 de Abril para submeter a sua inscrição. Os melhores vinhos colocados à prova serão conhecidos numa gala que terá lugar no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em Matosinhos.
Para fazer a inscrição no concurso, os produtores deverão aceder ao site www.concursovinhosdeportugal.pt/ e fazer o respetivo registo para a inscrição das amostras. O regulamento do Concurso Vinhos de Portugal está disponível no site.
O Concurso Vinhos de Portugal decorre este ano entre 6 e 10 de Maio. A primeira fase da iniciativa, decorre entre 6 e 8 de Maio no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, nacionais e internacionais. É com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso que o Grande Júri vai reunir nos dias 9 e 10 de Maio para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano. Os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal serão conhecidos na gala que se realizará Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em Matosinhos, a partir das 19h30.
Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2019.
O Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal volta a contar com especialistas de renome internacional. O suiço Thomas Vartelaus, Evan Goldstein dos EUA, Dirceu Vianna Junior MW , são os jurados internacionais já confirmados, que se juntam a Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral na árdua tarefa de decidir quais os vencedores da edição 2019.
-
Douro, Dão e Alentejo destacam-se no Concurso Vinhos de Portugal 2018
22-05-2018 / / Notícias
Qualidade dos vinhos portugueses distinguida com mais de 360 medalhas por jurados nacionais e internacionais. A capacidade nacional de produção de vinhos de qualidade voltou a ser reconhecida em mais uma edição do Concurso Vinhos de Portugal. Um total de 369 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 126 de Ouro e 207 de Prata atestam a excelência do vinho nacional. O Douro foi a região que recebeu mais medalhas Grande Ouro do júri, recolhendo 7 medalhas, seguindo-se a região do Dão, com 6 medalhas, e Alentejo, com 5 medalhas.
Os vencedores foram conhecidos esta sexta-feira à noite na gala de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realizou no Convento do Beato, e que contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.
Os grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 369 vinhos premiados, foram distribuídos pelas regiões Porto e Douro, Alentejo, Vinhos Verdes, Tejo, Beira Atlântico e Minho:
"O Melhor do Ano"
Touriga Nacional Tinto (2015) | DOP Douro | Produtor: Quinta do Crasto, S.A
"O Melhor do Ano Licoroso"
DR Porto 30 Anos | DOP Licoroso Porto | Produtor: Agri-Roncão Vinícola Lda.
"O Melhor do Ano Varietal Tinto"
Touriga Nacional Tinto (2015) | DOP Douro | Produtor: Quinta do Crasto, S.A.
"O Melhor do Ano Branco Especial"
Falcoaria Late Harvest (2014) | DOP do Tejo | Produtor: Casal Branco Sociedade de Vinhos S.A.
"O Melhor do Ano Varietal Branco"
Alvarinho Deu La Deu Premium (2015) | DOP Vinhos Verdes | Produtor: Adega Cooperativa e Regional de Monção, CRL
"O Melhor do Ano Varietal Branco"
Aveleda Reserva da Família Alvarinho (2016) | IGP Minho | Produtor: Aveleda, S.A.
"O Melhor do Ano Vinho Tinto"
Passadouro Reserva Tinto (2015) | DOP Douro | Produtor: Quinta do Passadouro Sociedade Agrícola Lda
"O Melhor do Ano Vinho Branco"
Private Selection Branco (2016) | IGP Alentejano | Produtor: Esporão Vendas & Marketing
"O Melhor do Ano Espumante"
Flutt Branco Espumante (2015) | IGP Beira Atlântico | Produtor: PositiveWine Lda.
Mais de 160 jurados nacionais e internacionais avaliaram os 1307 vinhos, produzidos por 372 agentes económicos, que estiveram a concurso e premiaram a qualidade apresentada. Todas as regiões vitivinícolas portuguesas foram premiadas. A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal e pode ser consultada aqui.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, faz um balanço positivo da edição 2018 do Concurso Vinhos de Portugal. O Concurso Vinhos de Portugal constitui uma oportunidade de excelência para a promoção da marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal. Ao longo de uma semana são criadas oportunidades para dar a conhecer junto de especialistas internacionais a diversidade de vinhos de qualidade que Portugal produz, não só através dos momentos de avaliação do Concurso mas também através do contacto direto com os agentes económicos, em jantares vínicos e visitas a produtores, bem como com a realização de master classes dedicadas ao vinho português.
O Concurso é uma das grandes apostas do Plano de Promoção que a ViniPortugal desenvolve ao longo do ano. Levar os produtores nacionais a apostarem na melhoria contínua da qualidade e da diferenciação dos seus vinhos, incentivá-los a reforçar a aposta na comunicação e na capacidade de negociação e continuar a elevar a notoriedade dos vinhos portugueses junto de influenciadores e decisores estrangeiros que se deslocam até ao nosso país são os objetivos desta iniciativa. Acreditamos que este é o caminho para Portugal continuar a afirmar-se como o próximo hotspot di panorama internacional do vinho, conclui Jorge Monteiro.
À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal 2018 teve uma primeira fase, realizada no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho foi apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, nacionais e internacionais, entre enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho. Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso, o Grande Júri, composto por John Szabo MS (Canadá), Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior MW (Brasil e Reino Unido), Andrés Rosberg, presidente da ASI (International Sommelier Association) e por Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral em representação de Portugal, escolheram os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação. É neste sentido que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2018, como a ProWine Shanghai, Romantic Encounter do Japão, o Campus Hamburgo e as Provas de Varsóvia, Luanda, Zurique, Nova Iorque e Oslo e ainda para momentos de degustação ao longo do ano no Museu La Cité du Vin.
+ -
Concurso Vinhos de Portugal arranca no dia 14 de Maio em Santarém
10-05-2018 / Santarém / Notícias
Especialistas internacionais avaliam excelência dos vinhos portugueses. Ao longo de uma semana, a qualidade dos vinhos portugueses vai estar em foco no Concurso Vinhos de Portugal. De 14 a 18 de Maio, mais de 1300 vinhos, produzidos por 372 agentes económicos, vão ser provados e avaliados por mais de 160 jurados, onde se contam reputados especialistas internacionais que se deslocam propositadamente a Portugal para o efeito. O momento alto de uma semana dedicada à promoção do vinho nacional será a gala de entrega de prémios, que terá lugar no dia 18 de Maio, no Convento do Beato, em Lisboa.
O Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal, arranca com a realização de provas, entre 14 e 16 de Maio, no CNEMA, em Santarém, destinadas a avaliar os 1307 vinhos inscritos na edição de 2018. Cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, entre enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho. Dos 160 jurados presentes em Santarém, 30 são provenientes de países estrangeiros, como os EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Brasil, França, China, Espanha, Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, Angola, Rússia, Noruega, entre outros. Cerca de 440 vinhos serão avaliados em cada dia de prova no CNEMA.
Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase, o Grande Júri do Concurso vai reunir nos dias 17 e 18 de Maio no IVV para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano, as distinções principais da iniciativa. O Grande Júri volta a contar com especialistas de renome internacional, nomeadamente John Szabo MS, do Canadá, Evan Goldstein, dos EUA, Dirceu Vianna Junior MW e Andrés Rosberg, presidente da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), que se juntam a Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral. Os vencedores da edição 2018 serão anunciados na gala que se realizará no dia 18 de Maio no Convento do Beato, em Lisboa, a partir das 19h30.
Para além de ser um momento de avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é também uma oportunidade de divulgação da marca Wines of Portugal e de afirmação de Portugal como um país produtor de vinho de qualidade junto de especialistas e influenciadores internacionais. O programa da iniciativa inclui ações dirigidas aos jurados internacionais nomeadamente a realização de master classes, para dar a conhecer a diversidade e especificidades dos vinhos nacionais, jantares vínicos e visitas a produtores, dando a conhecer no terreno alguns projetos de sucesso na produção de vinhos de excelência de diferentes regiões do País.
Agenda
14 a 16 de Maio: Provas no CNEMA, em Santarém.
Horário: Das 9h às 13h
18 de Maio: Gala de entrega de prémios do Concurso
A partir das 19h30, no Convento do Beato, em Lisboa
-
Concurso Vinhos de Portugal 2018 inscrições até 20 de Abril
18-04-2018 / / Notícias
Os produtores que queiram disputar um lugar entre os vinhos premiados do Concurso Vinhos de Portugal 2018 têm até 20 de Abril para submeter a sua inscrição. Os melhores vinhos colocados à prova serão conhecidos numa gala que terá lugar no dia 18 de Maio, no Convento do Beato, em Lisboa.
Para fazer a inscrição no concurso, os produtores deverão aceder ao site www.concursovinhosdeportugal.pt/ e fazer o respetivo registo para a inscrição das amostras. O regulamento do Concurso Vinhos de Portugal está disponível no site.
O Concurso Vinhos de Portugal decorre este ano entre 14 e 18 de Maio. A primeira fase da iniciativa, decorre entre 14 e 16 de Maio no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, nacionais e internacionais. É com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso que o Grande Júri vai reunir nos dias 17 e 18 de Maio no IVV para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano. Os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal serão conhecidos na gala que se realizará no Convento do Beato, em Lisboa, a partir das 19h30.
Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2018, como a ProWine Shanghai, Romantic Encounter do Japão, o Campus Hamburgo e as Provas de Varsóvia, Luanda, Zurique, Nova Iorque e Oslo e ainda para momentos de degustação ao longo do ano no Museu La Cité du Vin.
O Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal volta a contar com especialistas de renome internacional. O canadiano John Szabo MS, Evan Goldstein dos EUA, Dirceu Vianna Junior MW e o Presidente da ASI, Andrés Rosberg são os jurados internacionais já confirmados, que se juntam a Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral na árdua tarefa de decidir quais os vencedores da edição 2018.
+ -
Excelência dos vinhos portugueses colocada à prova no Concurso Vinhos de Portugal 2018
03-04-2018 / / Notícias
A excelência dos vinhos portugueses volta a ser posta à prova junto de especialistas internacionais e nacionais de reconhecido mérito na edição de 2018 do Concurso Vinhos de Portugal. Os produtores que queiram disputar um lugar entre os melhores têm até 20 de Abril para submeter a sua inscrição. Os vencedores serão conhecidos numa gala que terá lugar no dia 18 de Maio, no Convento do Beato, em Lisboa.
Para fazer a inscrição no concurso, os produtores deverão aceder ao site http://www.concursovinhosdeportugal.pt/ e fazer o respetivo registo para a inscrição das amostras. O regulamento do Concurso Vinhos de Portugal está disponível no aqui.
O Concurso Vinhos de Portugal decorre este ano entre 14 e 18 de Maio. A primeira fase da iniciativa, decorre entre 14 e 16 de Maio no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, nacionais e internacionais, entre enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho. É com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso que o Grande Júri vai reunir nos dias 17 e 18 de Maio no IVV para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano. Os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal serão conhecidos na gala que se realizará no Convento do Beato, em Lisboa, a partir das 19h30.
O Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal volta a contar com especialistas de renome internacional. O canadiano John Szabo MS, Evan Goldstein dos EUA, Dirceu Vianna Junior MW e o Presidente da ASI, Andrés Rosberg são os jurados internacionais já confirmados, que se juntam a Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral na árdua tarefa de decidir quais os vencedores da edição 2018.
No ano passado foram a concurso 1387 vinhos que arrecadaram 350 medalhas, das quais 31 na categoria Grande Ouro, 109 Ouros e 210 Pratas.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação. É neste sentido que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2018, como a ProWine Shanghai, Romantic Encounter do Japão, o Campus Hamburgo e as Provas de Varsóvia, Luanda, Zurique, Nova Iorque e Oslo e ainda para momentos de degustação ao longo do ano no Museu La Cité du Vin.
-
Vinhos medalhados no Concurso Vinhos de Portugal 2018 marcarão presença no Museu la Cité du Vin
29-03-2018 / / Notícias
Em 2017, o La Cité du Vin em Bordéus recebeu 445 mil visitantes de 176 nacionalidades diferentes, mais de 1000 jornalistas franceses e internacionais, 1100 grupos e 400 eventos privados. Tendo em consideração a elevada dimensão e projeção do evento, a ViniPortugal considera o Museu La Cité du Vin uma excelente oportunidade de promoção dos Vinhos de Portugal. Desta forma, assinou em Novembro 2015 uma convenção de Parceria cuja principal obrigação consiste no fornecimento vinho para os 3 primeiros anos de funcionamento, tendo este fornecimento começado já em 2016.
Os vinhos medalhados no Concurso Vinhos de Portugal 2018 terão entrada directa e a oportunidade de estar presentes no Museu la Cité du Vin para Degustações a decorrer durante 2018 e parte de 2019. A presença dos vinhos é complementada com a exibição de material alusivo às diferentes regiões vitivinícolas (DO e IG), fotos, vídeos e livros, quer através e sobretudo da presença de vinhos a serem postos à disposição dos visitantes daquele espaço.
Inscreva-se no Concurso Vinhos de Portugal 2018 aqui e poderá ter a oportunidade de participar neste importante evento internacional.
+ -
Alentejo e Dão vencem Concurso Vinhos de Portugal 2017
22-05-2017 / Arraiolos / Notícias
A excelência do vinho português voltou a ser reconhecida em mais uma edição do Concurso Vinhos de Portugal. Um total de 341 medalhas, das quais 30 na categoria Grande Ouro, 121 de Ouro e 190 de Prata atestam a qualidade do vinho nacional. O Alentejo, anfitrião da edição 2017 do Concurso Vinhos de Portugal, foi a região que recebeu mais medalhas Grande Ouro do júri, enquanto o Dão sobressaiu nos grandes prémios.
Os vencedores foram conhecidos na gala de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realizou esta sexta-feira à noite na Pousada Convento de Arraiolos e que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.
Os sete grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 341 vinhos premiados, foram distribuídas pelas regiões do Dão, Douro, Vinho Verde, Porto e Bairrada. O vinho Villa Oliveira Touriga Nacional (2011), da região do Dão, foi considerado o Melhor Vinho do Ano, vencendo também o prémio Melhor Varietal Tinto 2017. A região do Dão esteve ainda em evidência nos grandes prémios do certame com o Quinta dos Carvalhais Reserva (2012) a ser considerado Melhor Vinho Branco 2017.
Os restantes grandes prémios foram atribuídos ao Quinta do Crasto Reserva Vinha (2014), da região do Douro, a vencer o prémio Melhor Vinho Tinto 2017; o vinho Muros Antigos Loureiro (2016), da região do Vinho Verde, venceu o prémio Melhor Varietal Branco 2017; o KOPKE Porto Colheita 1967 foi considerado o Melhor Licoroso e o Quinta do Ortigão Cuvée (2012), da região da Bairrada, venceu o prémio Melhor Espumante 2017.
Mais de 110 especialistas nacionais e internacionais avaliaram os 1373 vinhos que estiveram a concurso e premiaram a qualidade dos vinhos que estiveram à prova com 341 medalhas. Na categoria mais elevada – Grande Ouro -, a região do Alentejo levou a melhor, conquistando nove medalhas, seguida da região do Douro com seis, região do Dão com quatro e a região da Bairrada com três. Todas as regiões vitivinícolas portuguesas foram premiadas. A lista completa de premiados pode ser consultada aqui.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, faz um balanço positivo da edição 2017 do Concurso Vinhos de Portugal. Para a ViniPortugal é um motivo de satisfação ver que o número de vinhos participantes tem vindo a crescer, ano após ano, e que essa evolução positiva está a refletir-se também na qualidade do vinho. O caminho para a afirmação de Portugal como o próximo hotspot do panorama internacional do vinho passa por uma aposta clara em ter um produto de qualidade, diferenciado e competitivo. É esse o caminho que procuramos trilhar e que vamos continuar a fazê-lo, desenvolvendo iniciativas como esta que promovem uma imagem positiva do vinho português junto de influenciadores e decisores do mercado internacional, conclui o presidente da ViniPortugal.
À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal 2017 teve uma primeira fase, realizada no CNEMA, em Santarém, com sessões técnica de provas, durante as quais cada vinho foi apreciado em prova cega por um júri composto por seis elementos qualificados, dos quais pelo menos dois de nacionalidade estrangeira. Após esta fase, o Grande Júri, composto este ano por reputados especialistas internacionais como Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior (Brasil e Reino Unido), Hiroshi Ishida (Japão), Sara Ahmed (Reino Unido) e por Bento Amaral e Luís Lopes em representação de Portugal, escolheram os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.
O esforço desenvolvido pelos produtores nacionais e agora reconhecido neste certame será premiado pela ViniPortugal com a oportunidade de promoverem os seus vinhos junto de potenciais clientes, influenciadores, decisores e jornalistas internacionais. Os vinhos distinguidos com as medalhas Grande Ouro e Ouro têm presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2017 como a ProWine Shanghai, a Vinexpo Bordéus, a Campus Hamburgo e as Provas de Zurique, Chicago, Nova Iorque e Luanda.
Lista completa de premiados aqui.
-
Vencedores do Concurso Vinhos de Portugal conhecidos hoje
19-05-2017 / Arraiolos / Notícias
Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação presente na entrega de prémios, em Arraiolos .
A excelência dos vinhos portugueses é celebrada esta sexta-feira na Pousada Convento de Arraiolos. A partir das 19h30, inicia-se a gala de entrega de prémios que vai atribuir as medalhas Grande Ouro e Melhores do Ano aos vinhos em prova no Concurso Vinhos de Portugal, promovido pela ViniPortugal. O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, estará presente nesta cerimónia.
A escolha dos melhores vinhos nacionais tem por base um sistema de avaliação composto por duas fases. Num primeiro momento mais de 1390 vinhos portugueses foram avaliados em sessões técnicas de prova, realizadas por 110 especialistas nacionais e estrangeiros no CNEMA, em Santarém. Depois desta primeira seleção, o Grande Júri, composto por jurados de referência internacional, reunido em Évora, escolheu os vinhos a atribuir as distinções Grande Ouro e Melhores do Ano.
O Concurso Vinhos de Portugal afirma-se cada vez mais como um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas nacionais e internacionais e um barómetro da aposta realizada no país para a produção de vinho de qualidade com vista à sua afirmação nos mercados de exportação enquanto produtos de excelência.
+ -
Especialistas internacionais e nacionais avaliam mais de 1390 vinhos portugueses
08-05-2017 / Santarém / Notícias
Vencedores do Concurso Vinhos de Portugal conhecidos em gala no Convento de Arraiolos dia 19 de maio.
A excelência dos vinhos portugueses volta a ser posta à prova junto de especialistas internacionais e nacionais de reconhecido mérito. O Concurso Vinhos de Portugal inicia-se no dia 15 de Maio com 1393 vinhos a disputarem um lugar entre os grandes vencedores, que serão conhecidos numa gala que terá lugar no Convento de Arraiolos, no dia 19 de Maio.
Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, o número de vinhos participantes reflete a trajetória positiva que o vinho português tem vindo a ter enquanto um produto de qualidade. O Concurso Vinhos de Portugal reúne o que de melhor se faz no país e constitui um barómetro da qualidade do vinho nacional, contribuindo para a passagem de uma imagem positiva junto de influenciadores e decisores nacionais e internacionais que participam ativamente nesta iniciativa.
À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal é composto por dois momentos distintos. De 15 a 17 de Maio, no CNEMA, em Santarém, realizam-se as sessões técnica de provas, durante as quais cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por seis elementos qualificados, dos quais pelo menos dois serão estrangeiros. No total 30 especialistas em vinhos marcarão presença no CNEMA.
Após esta fase, o Grande Júri, composto por jurados de referência internacional, reunido em Évora, vai escolher os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.
Este ano o Grande Júri é composto por reputados especialistas internacionais que ditam tendências do sector como Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior (Brasil e Reino Unido), Hiroshi Ishida (Japão), Sara Ahmed (Reino Unido) e por Bento Amaral e Luís Lopes em representação de Portugal. A gala de entrega de prémios vai realizar-se no dia 19 de Maio no Convento de Arraiolos.
O esforço desenvolvido pelos produtores nacionais na busca da qualidade será premiado pela ViniPortugal com a oportunidade de promoverem os seus vinhos junto de potenciais clientes, influenciadores, decisores e jornalistas internacionais. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2017 como a ProWine Shanghai, a Vinexpo Bordéus, a Campus Hamburgo e as Provas de Zurique, Chicago, Nova Iorque e Luanda.
-
Concurso Vinhos de Portugal é "passaporte" para presença em eventos internacionais
12-04-2017 / / Notícias
Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal, terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2017 como a ProWine Shanghai, a Vinexpo Bordéus, a Campus Hamburgo e as Provas de Zurique, Chicago, Nova Iorque e Luanda. Inscrições terminam a 21 de Abril.
O esforço desenvolvido pelos produtores nacionais na busca da qualidade será premiado pela ViniPortugal com a oportunidade de promoverem os seus vinhos junto de potenciais clientes, influenciadores, decisores e jornalistas internacionais. Ao longo de 17 eventos, realizados em países distintos como China, França, Alemanha, Estados Unidos, Suíça ou Angola, os vinhos medalhados no Concurso Vinhos de Portugal estarão em destaque com a realização de apresentações, seminários, provas, acções de relações públicas e acções com chefs nas quais serão usados exclusivamente estes vinhos portugueses.
Para ter uma oportunidade de marcar lugar nestes eventos, os produtores interessados devem inscrever os seus vinhos no concurso até 21 de Abril, data em que termina a fase de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal. Após esta data a organização poderá ainda aceitar inscrições, até 28 de Abril, estando a inscrição sujeita a uma penalização. Todos os pormenores relativos aos passos de inscrição e custos associados estão disponíveis para consulta no site do evento, em www.concursovinhosdeportugal.pt.
À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal é composto por dois momentos distintos. De 15 a 17 de Maio, no CNEMA, em Santarém, realizam-se as sessões técnica de provas, durante as quais cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por seis elementos qualificados, dos quais pelo menos dois serão estrangeiros. No total 30 especialistas de renome internacional marcarão presença no CNEMA para avaliação dos vinhos.
Após esta fase, o Grande Júri, composto por jurados de referência internacional, reunido em Arraiolos, vai escolher os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.
Este ano o Grande Júri é composto por reputados especialistas internacionais que ditam tendências do sector como Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior (Brasil e Reino Unido), Hiroshi Ishida (Japão), Sara Ahmed (Reino Unido) e por Bento Amaral e Luís Lopes em representação de Portugal. A gala de entrega de prémios vai realizar-se no dia 19 de Maio no Convento de Arraiolos.
O Concurso Vinhos de Portugal afirma-se cada vez mais como um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas nacionais e internacionais e um barómetro da aposta realizada no país para a produção de vinho de qualidade com vista à sua afirmação nos mercados de exportação enquanto produtos de excelência.
+ -
Jurados de referência internacional e enólogos nacionais avaliam vinhos no Concurso Vinhos de Portugal
21-03-2017 / Santarém / Notícias
Especialistas Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior (Brasil e RU) e Sarah Ahmed integram o Grande Júri da Edição 2017.
Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Júnior (Brasil e RU), Hiroshi Ishida (Japão) e Sarah Ahmed (RU) destacam-se no Grande Júri da edição 2017 do Concurso Vinhos de Portugal, a par com os dois especialistas nacionais Bento Amaral e Luis Lopes. O evento conta ainda com uma maior de participação internacional ao nível do Júri, que terá a acrescida participação de mais quatro jurados internacionais. No total 30 especialistas de renome internacional marcarão a sua presença no CNEMA, em Santarém, entre os dias 15 e 19 de Maio.
O crescente reconhecimento dos vinhos nacionais a nível global está patente na edição 2017 do Concurso Vinhos de Portugal, pelo cariz internacional dos jurados internacionais que integrarão, quer o Júri Regular, quer o Grande Júri. Completarão estes Júris os enólogos das empresas que normalmente participam no concurso, proporcionando-se assim, um excelente fórum de discussão e troca de experiências entre quem produz o vinho e quem, nos mercados de exportação, possam construir fortes prescritores dos nossos vinhos.
O grupo de elite do vinho internacional conta com Dirceu Júnior, de origem brasileira, é uma referência no mercado londrino onde trabalha desde 1990. Ganhou fama internacional ao tornar-se o primeiro Master os Wine da América do Sul. Outro elemento do Grande Júri é o norte americano Evan Goldstein, Master Sommelier, considerado um dos especialistas mais criativos da indústria vitivinícola e gastronómica dos EUA.
A completar este Grande Júri de excelência na área vitivinícola internacional dois nomes de que ditam as tendências no circuito global do vinho: Sarah Ahmed do Reino Unido e Hiroshi Ishida do Japão. A nível nacional destaque para nomes como Luís Lopes e Bento Amaral.
Os produtores nacionais são desde já convidados a inscrever-se, devendo por cada vinho a Concurso investir 75 euros acrescidos de IVA. As inscrições realizadas até 31 de Março de 2017 beneficiarão de um desconto de 5 euros por cada vinho, desde que naquela data o processo esteja totalmente finalizado, ou seja, com a documentação e amostras entregues e pagamento efectuado.
-
Abertas as inscrições para o Concurso Vinhos de Portugal
02-03-2017 / / Notícias
A partir de 01 de Março os produtores podem submeter os seus vinhos. Os produtores interessados podem submeter os seus vinhos na edição de 2017 do Concurso de Vinhos de Portugal a partir do dia 01 de Março. As inscrições podem ser realizadas até 21 de Abril de 2017. O concurso será realizado entre 15 e 19 de Maio, no CNEMA, em Santarém.
A edição 2017 do Concurso Vinhos de Portugal mantêm um cariz internacional, à semelhança das edições anteriores, assegurado pela forte presença de jurados internacionais que integrarão, quer o Júri Regular, quer o Grande Júri. Completarão estes Júris os Enólogos das empresas que normalmente participam no concurso, proporcionando-se assim, um excelente fórum de discussão e troca de experiências entre quem produz o vinho e quem, nos mercados de exportação, possam construir fortes prescritores dos nossos vinhos.
Por cada vinho a Concurso, o concorrente deve liquidar no ato da inscrição, 75 euros acrescidos de IVA. As inscrições realizadas até 31 de Março de 2017 beneficiarão de um desconto de 5 euros por cada vinho, desde que naquela data o processo esteja totalmente finalizado, ou seja, com a documentação e amostras entregues e pagamento efectuado.
Após a data de 21 de Abril de 2017 a Organização poderá ainda aceitar inscrições, até ao dia 28 de Abril, estando a inscrição sujeita a uma penalização de 15 euros.
As amostras deverão ser enviadas para as Instalações do CNEMA ou entregues nas correspondentes Entidades Certificadoras, até ao dia 21 de Abril de 20.
Consulte o Regulamento e inscreva-se aqui.
+ -
Concurso Vinhos de Portugal 2017
01-02-2017 / Santarém / Notícias
O Concurso Vinhos de Portugal terá lugar entre 15 e 19 de Maio, sob organização da ViniPortugal.
À semelhança das anteriores edições, este concurso mantêm um cariz internacional, assegurado pela forte presença de jurados internacionais que integrarão, quer o Júri Regular, quer o Grande Júri. Completarão estes Júris os Enólogos das empresas que normalmente participam no concurso, proporcionando-se assim, um excelente fórum de discussão e troca de experiências entre quem produz o vinho e quem, nos mercados de exportação, possam construir fortes prescritores dos nossos vinhos.
As inscrições estão abertas a partir do dia 1 de Março de 2017 e terminam a 21 de Abril de 2017. Por cada vinho a Concurso, o concorrente deve liquidar no ato da inscrição, 75 euros acrescidos de IVA. As inscrições realizadas até 31 de Março de 2017 beneficiarão de um desconto de 5 euros por cada vinho, desde que naquela data o processo esteja totalmente finalizado, ou seja, com a documentação e amostras entregues e pagamento efectuado.
Após a data de 21 de Abril de 2017 a Organização poderá ainda aceitar inscrições, até ao dia 28 de Abril, estando a inscrição sujeita a uma penalização de 15 euros.
As amostras deverão ser enviadas para as Instalações do CNEMA – Quinta das Cegonhas – 2000-471 Santarém ou entregues nas correspondentes Entidades Certificadoras, até ao dia 21 de Abril de 20.
-
Os melhores Vinhos de Portugal estarão em Provas nas Salas de Lisboa e Porto da ViniPortugal
18-05-2016 / Porto e Lisboa / Notícias
Nos próximos meses 29 vinhos premiados com Grandes Ouros estarão em destaque em provas em Lisboa e Porto.
Os vinhos nacionais distinguidos no Concurso Vinhos de Portugal estarão disponíveis ao publico em geral em provas promovidas pela ViniPortugal nas Salas de Provas dos Vinhos de Portugal de Lisboa e Porto durante o ano de 2016.
Os prémios do concurso Vinhos de Portugal resultam de uma rigorosa avaliação realizada por de vários dias, onde 145 especialistas nacionais e internacionais dedicaram-se exclusivamente aos 1350 vinhos inscritos no concurso. Após uma rigorosa seleção, 29 vinhos foram medalhados entre os 333 premiados no concurso.
Estes vinhos poderão agora ser conhecidos pelo púbico em geral, em provas conduzidas e comentadas por prestigiados oradores, conforme indica o programa para as cidades do Porto e de Lisboa.
Na Sala de Provas do Porto serão realizadas as provas:
· Prova CVP 2016 Douro, conduzida pelo orador Manuel Lobo
· Prova CVP 2016 Dão e Bairrada, por orador Vasco da Penha Garcia
· Prova CVP Vinhos Verdes, pelo orador Rui Cunha
Enquanto na Sala Ogival de Lisboa serão promovidas:
· Prova CVP 2016 Fortificados, guiada pelo orador Domingos Soares Franco
· Prova CVP 2016 Alentejo, orientada pelo orador Luís Cabral de Almeida
· Prova CVP 2016 Lisboa e Tejo, pelo orador António Ventura
No concurso Vinhos de Portugal mereceu destaque o vinho Quinta do Portal Grande Reserva 2011 "DOP" Douro Vinho Tinto. Distinguiu-se como o Melhor Vinho do Ano do Concurso Vinhos de Portugal. Entre os vinhos galardoados, ênfase para os prémios Melhor Vinho Tinto Varietal - Messias Clássico Garrafeira, 2010 "DOP" Bairrada Tinto, Melhor Vinho Branco Varietal - Quinta de Linhares Azal, 2015 "DOP".
O prémio Melhor Vinho do Lote Tinto foi entregue para o vinho Quinta do Portal Grande Reserva, 2011"DOP" Douro Tinto, e Melhor Vinho Branco de Lote atribuído ao vinho Vallegre DOC Douro Reserva Branco, 2014 "DOP" Douro, de Vallegre, Vinhos do Porto S.A. Na categoria de vinhos licoroso, o Vinho do Porto Tawny de 1967 da Messias foi eleito Melhor Vinho licoroso com data e o Vinho do Porto Tawny 40 anos Kokpe, da Sogevinus, foi classificado como Melhor Vinho Licoroso com Idade.
+ -
Porto e Douro são os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal 2016
14-05-2016 / Bussaco Palace Hotel / Notícias
333 Medalhas atribuídas: 7 Melhores do Ano, 29 Grandes Ouros, 58 Ouros e 246 Pratas.
Os 7 grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 333 vinhos premiados, foram distribuídos pelas regiões do Douro, Vinho Verde e Bairrada. O vinho Quinta do Portal Reserva tinto (2011), da região do Douro, foi considerado o Melhor Vinho do Ano. A região do Douro distinguiu-se com mais 4 grandes premiações com os vinhos: Vallegre DOC Reserva 2014, o Melhor Branco, Messias 1967, o Melhor Licoroso e o KOPKE 40 Anos TAWNY, o Melhor Licoroso de Lote. A região da Bairrada, o Messias Clássico Garrafeira 2010 foi considerado o Melhor Tinto Varietal e o Hibernus Grande Cuvée o Melhor Espumante do ano. O vinho Quinta de Linhares Azal 2015, da região dos Vinhos Verdes, foi considerado Melhor Branco Varietal.
Mais de 145 enólogos e sommeliers provenientes de várias regiões de Portugal e especialistas de vários mercados provaram 1.350 vinhos nacionais dos 383 produtores inscritos no concurso. A região do Douro e Porto conquistou 18 dos 29 Grandes Ouros nos vinhos tranquilos e quatro Grandes Ouros na categoria dos Licorosos. As 333 medalhas premiaram todas as regiões vitivinícolas portuguesas, no total foram atribuídas 29 medalhas de Grande Ouro, 58 Ouros e 246 Pratas.
Na cerimónia marcaram presença os prestigiados especialistas internacionais Julia Harding, os americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Junior e a alemã Caro Maurer, assim como todo o júri que durante vários dias selecionou os melhores vinhos entre os 1350 apresentados na edição 2016 do Concurso Vinhos de Portugal.
"A qualidade deste ano foi muito boa", resume Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, que desde 2013 assegura a realização do Concurso Vinhos de Portugal e que tem como missão "promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência valorizando a marca "Wines of Portugal".
Lista completa de premiados aqui.
-
Gala Os melhores de Portugal dia 13 de Maio no Bussaco Palace Hotel com as grandes figuras mundiais do vinho
05-05-2016 / Luso, Coimbra / Notícias
Encontram-se abertas as inscrições para o jantar de gala para entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que será realizado no próximo dia 13 de Maio, a partir das 19h30, no terraço do Bussaco Palace Hotel.
Com esta iniciativa a ViniPortugal visa divulgar os grandes vencedores do Concurso de 2016, com a presença de grandes nomes de referência mundial, as britânicas Jancis Robinson e Julia Harding, os americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Junior e a alemã Caro Maurer.
Uma oportunidade para desfrutar de um jantar, enquanto são apreciados os melhores de Portugal. No pódio estarão presentes os vinhos premiados, eleitos após uma criteriosa avaliação realizada por mais de 120 jurados nacionais e 25 internacionais.
No total de cerca de 340 medalhas, das quais no máximo, 2% de Grandes Ouros e 4% de Ouros terá especial destaque a entrega dos 7 melhores do ano Melhor Tinto; Melhor Branco; Melhor Varietal Tinto; Melhor Varietal Branco; Melhor Licoroso de Lote; Melhor Licoroso de ano; Melhor Espumante saindo destes 7 O Melhor do Ano 2016.
O Concurso Vinhos de Portugal 2016 é uma excelente montra do vinho português, constituindo um momento ímpar para os produtores nacionais evidenciarem a excelência dos seus produtos. Desde 2013 a ViniPortugal assegura a organização do Concurso Vinhos de Portugal, com o objetivo de projetar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos.
As inscrições para o jantar estão abertas no site www.concursovinhosdeportugal.pt com o custo 50,00 + IVA por pessoa e possibilidade de compra de mesa para 10 pessoas por 400,00 + IVA.
+ -
Jurados de Referência Internacional e Enólogos Nacionais avaliam vinhos no Concurso Vinhos de Portugal
02-05-2016 / Santarém / Notícias
Especialistas portugueses e internacionais da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Japão, Noruega, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia integram o Júri e o Grande Júri da edição de 2016 .
De 9 a 13 de Maio 25 especialistas internacionais acompanhados por 120 especialistas nacionais marcam presença na edição de 2016 do Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal. Mais de 145 enólogos e sommeliers provenientes de várias regiões de Portugal e especialistas de vários mercados vão provar 1.350 vinhos nacionais dos 383 produtores inscritos no concurso, números que mostram um grande crescimento face a 2015.
Os especialistas serão recebidos no dia 08 de Maio num jantar a ter lugar na Sala Ogival de Lisboa, no qual estará em destaque uma prova de vinhos de Norte a Sul do país, para dar as boas-vindas a este elenco.
De 9 a 11, em Santarém, decorrerá a 1ª fase do Concurso onde 20 personalidades internacionais e 120 enólogos provarão os 1.350 vinhos inscritos. Entre as referências internacionais estão críticos em representação de 12 países, com currículos excecionais, e uma vasta experiência na cultura do vinho.
Este júri internacional conta como nomes como Ana Sapungiu e Ronan Sayburn - duas grandes referências no Reino Unido - e Cristina Fischer - jornalista de renome do mercado Alemão que estarão atentos aos melhores sabores do vinho nacional. O elenco deste ano conta ainda com nomes de referência em mercados essenciais para o vinho nacional como Leslie Sbrocco e Paul Lukacs dos EUA, Göran Klintberg da Suécia, Gurvinder Bathia do Canadá e Luiz Horta do Brasil.
O Grande Júri, composto por 7 especialistas de prestígio, reúne-se nos dias 12 e 13 de Maio na Bairrada para avaliar os finalistas do concurso e classificar os ouros e grande ouros. Os vencedores serão conhecidos a 13 de Maio, num jantar de gala realizado no Buçaco.
Este Grande Júri é constituído por 5 nomes que ditam as tendências mundiais na cultura vitivinícola como Jancis Robinson e Joshua Green, juntamente com Caro Maurer (Alemanha), Dirceu Vianna Junior (Brasil e RU) e Evan Goldstein (EUA), e são um forte sinal do bom momento que os Vinhos de Portugal atravessam. Bento Amaral e Luís Lopes, que coordena o Grande Júri, serão os 2 portugueses que integram este painel de especialistas. Só o reconhecimento da crescente boa imagem dos Vinhos Portugueses justifica a reunião de tão ilustres e influentes figuras da cena internacional que se deslocam propositadamente ao nosso País para participar neste concurso.
-
Participação de produtores nacionais reforçada no Concurso Vinhos de Portugal
26-04-2016 / Portugal / Notícias
1320 vinhos submetidos, de 379 produtores, impulsionaram a subida de 25% na ultima fase de inscrição.
Encerradas as inscrições, o Concurso Vinhos de Portugal bateu um novo máximo com 1.320 vinhos inscritos representativos de 379 produtores, números que mostram um grande crescimento face a 2015.
O jantar de entrega de prémios será realizado no dia 13 de Maio, no Palácio Hotel do Buçaco, encontrando-se abertas as inscrições para participação nessa iniciativa em http://www.concursovinhosdeportugal.pt/jantar . Uma excelente oportunidade para conhecer os premiados do concurso e contacto com os críticos e especialistas internacionais.
Até 29 de Abril os produtores terão ainda uma última oportunidade de inscreverem os seus vinhos no concurso, embora com uma penalização de 15 euros sobre o valor inicial.
A ViniPortugal assegura desde 2013 a organização do Concurso Vinhos de Portugal, com o objetivo de projetar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos. O ganho de notoriedade é notório sobretudo quando se comparam os 900 vinhos inscritos com os números desta 4ª edição.
+ -
Inscrições no Concurso Vinhos de Portugal terminam a 22 de Abril
18-04-2016 / / Notícias
Após esta data a inscrição estará sujeita a um acréscimo de 15 euros até à data limite de 29 de Abril.
Os produtores nacionais podem ainda ao longo desta semana inscrever os seus vinhos no Concurso Vinhos de Portugal, dado que a última fase de inscrições termina a 22 de Abril. Após esta data, até 29 de Abril, os agentes económicos estarão sujeitos a uma penalização de 15 euros sobre o valor inicial. O Concurso Vinhos de Portugal tem como objetivo de projetar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos.
A ViniPortugal estima uma participação forte dos produtores nacionais nesta edição. Já estão inscritos cerca de 1000 vinhos, representativos das principais regiões vitivinícolas nacionais. Um número que revela um acréscimo de 16% face ao ano anterior e que deverá aumentar ao longo desta semana, dado ser a ultimo período de inscrições. Recorde-se que os Grandes Ouros e Ouros de 2016, além da sua presença na Feira Nacional de Agricultura, serão apresentados em Provas especiais a decorrer nas Salas de Prova de Lisboa e Porto. Igualmente irão estar presentes em ações especificas a lançar nos principais mercados de exportação dos vinhos portugueses.
O processo completo de inscrição de vinhos no Concurso Vinhos de Portugal requer a inscrição completa online em www.concursovinhosdeportugal.pt, o pagamento por transferência bancária ou cheque endossado à ViniPortugal, seguido do envio de comprovativo de pagamento e finalizado pela entrega de amostras. Mais informações sobre este processo poderão ser encontradas no site do Concurso.
-
Caro Maurer, Dirceu Viana Júnior, Evan Goldstein, Jancis Robinson e Joshua Green no Concurso Vinhos de Portugal
12-04-2016 / Portugal / Notícias
A participação no Grande Júri do Concurso 2016 de Jancis Robinson e Joshua Green, juntamente com Caro Maurer (Alemanha), Dirceu Vianna Junior (Brasil e RU) e Evan Goldstein (EUA), são um forte sinal do bom momento que os Vinhos de Portugal atravessam. Só o reconhecimento da crescente boa imagem dos Vinhos Portugueses justifica a reunião de tão ilustres e influentes figuras da cena internacional que se deslocam propositadamente ao nosso País para participar neste concurso.
Entre 12 e 13 de Maio, aquelas personalidades estarão reunidas na Bairrada para avaliar os finalistas do concurso e decidir sobre quem serão os grandes vencedores.
Nos dias 9 a 11, em Santarém, decorrerá a 1ª fase do Concurso onde 20 personalidades internacionais e 120 enólogos provarão os mais de 1.000 vinhos inscritos.
O Grande Júri é formado por personalidades da área do vinho influentes em diferentes mercados e com trajetórias distintas. Em comum tem a paixão pelo vinho, tornando-se expoentes na esfera mundial nesta área de expertise.
Um dos destaques desta equipa de renome mundial é Caro Mauer, que conta com uma carreira de mais de 20 anos e destaca-se por ter sido a primeira mulher Master of Wine dos países de língua alemã. Possui uma elevada influência nestes mercados específicos, pois além da Alemanha é muito prestigiada na Áustria e na Noruega.
O grupo de elite do vinho internacional conta ainda com Dirceu Junior, de origem brasileira, é uma referência no mercado londrino onde trabalha desde 1990. Ganhou fama internacional ao se tornar o primeiro Master os Wine da América do Sul. Outro elemento do Grande Júri é Evan Goldstein, Master Sommelier, considerado um dos especialistas mais criativos da indústria vitivinícola e gastronómica dos EUA.
A completar este Grande Júri de excelência na área vitivinícola dois nomes de que ditam as tendências no circuito global do vinho: Jancis Robinson primeira Master of Wine fora da área do vinho e Joshua Greene, editor da revista Wine & Spirits a revista de referência para o vinho no mercado dos EUA.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, espera que o número de vinhos inscritos bata novo recorde, beneficiando do prestígio da maioria dos membros quer do Júri Regular quer do Grande Júri sendo muito importante que levem do País pois tratam-se de efetivos lideres com enorme capacidade de influenciar a opinião nos seus diferentes mercados.
+ -
Comunicado Concurso Vinhos de Portugal 2016
05-04-2016 / Portugal / Notícias
Chegou ao nosso conhecimento a realização de um concurso de vinhos designado por PORTUGAL WINE TROPHY 2016 cujo prazo de inscrição decorre em simultâneo com o do CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL / WINES OF PORTUGAL WINE CHALLENGE.
Na comunicação a que tivemos acesso surge mesmo o nome da VINIPORTUGAL enquanto partner daquele evento, o que de modo algum corresponde à verdade, pois não só a Direcção da VINIPORTUGAL, em momento algum autorizou tal referência, nem tão pouco foi convidada pela organização daquele evento a fazê-lo.
Acresce que, tendo sido anunciado já em 25 de Novembro a realização da 4ª edição do CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL / WINES OF PORTUGAL WINE CHALLENGE, sendo a mesma do conhecimento do sector, e que essa data é por regra na segunda semana de Maio, a realização quase simultânea do anúncio e inscrições para o Portugal Wine Trophy é pouco oportuna, divisora de esforços e lançando mesmo dúvidas junto dos produtores, muitos dos quais nos tem contactado a pedir esclarecimentos.
Porque a referência à VINIPORTUGAL não corresponde à verdade vem a Direcção desta alertar os produtores para risco de confusão reafirmando que a VINIPORTUGAL nada tem a ver com a organização do Portugal Wine Trophy.
-
Primeira fase de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal termina a 31 de Março
30-03-2016 / Portugal / Notícias
Produtores podem usufruir do desconto de inscrição de 5 euros por vinho até amanhã.
Amanhã, dia 31 de Março, finaliza a primeira fase de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, na qual os produtores de vinho podem beneficiar do desconto de 5 euros por vinho. Após esta data, até ao dia 22 de Abril, os agentes económicos poderão continuar a inscrever vinhos na página www.concursovinhosdeportugal.pt, já não ao preço de 70,00 Euros, mas por 75,00 + IVA por cada vinho.
O processo completo de inscrição de vinhos no Concurso Vinhos de Portugal requer a inscrição completa online em www.concursovinhosdeportugal.pt, o pagamento por transferência bancárias ou cheque endossado à ViniPortugal, seguido do envio de comprovativo de pagamento e finalizado pela entrega de amostras. Mais informações sobre este processo poderão ser encontradas no site do Concurso.
A edição de 2016 do Concurso Vinhos de Portugal, que será realizado de 9 a 11 de Maio, no CNEMA, em Santarém. Contará com um influente jurado internacional, no qual se destaca a participação de prestigiados críticos internacionais, nomeadamente Jancis Robinson e Joshua Greene.
O Concurso Vinhos de Portugal é organizado pela ViniPortugal em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. Visa constituir-se como um acontecimento de elevada relevância internacional exclusivamente dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos nacionais nos principais mercados de exportação.
Na edição de 2015 concorreram mais de 1150 vinhos, de todas as regiões Vitivinícolas nacionais, e que de forma inequívoca demonstram a qualidade e a diversidade da produção nacional.
+ -
Jancis Robinson e Joshua Greene no Concurso Vinhos de Portugal
29-03-2016 / Portugal / Notícias
Abriram as inscrições para a edição de 2016, podendo os produtores beneficiar do desconto de 5% até 31 de Março.
Dois prestigiados críticos internacionais – Jancis Robinson e Joshua Greene – confirmaram a sua presença na edição de 2016 do Concurso Vinhos de Portugal, que será realizado de 9 a 11 de Maio, no CNEMA, em Santarém. A influente jornalista e crítica britânica e o especialista e crítico norte-americano integrarão o Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal.
Os produtores nacionais são desde já convidados a inscrever-se na página www.concursovinhosdeportugal.pt, onde as candidaturas ficarão acessíveis até ao dia 22 de Abril 2016. Até 31 de Março os agentes económicos podem usufruir do desconto de 5%. Fora deste período os custos de participação mantêm os valores das edições anteriores, estando a inscrição de cada vinho associada ao valor de 75,00 euros + IVA.
O Concurso Vinhos de Portugal é organizado pela ViniPortugal em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. Visa constituir-se como um acontecimento de elevada relevância internacional exclusivamente dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos nossos vinhos nos principais mercados de exportação.
Na edição de 2015 concorreram mais de 1150 vinhos, de todas as regiões Vitivinícolas nacionais, e que de forma inequívoca demonstram a qualidade e a diversidade da produção nacional.
-
Regulamento Concurso Vinhos de Portugal 2016
01-12-2015 / / Notícias
-
GRANDES VENCEDORES DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL 2014 EM DEGUSTAÇÃO NA FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA
09-06-2015 / Lisboa / Notícias
Vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2014 em prova de 9 a 15 de Junho, no CNEMA, em Santarém Os vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2014 serão apresentados ao grande público na Feira Nacional de Agricultura de 9 a 15 de Junho, no CNEMA em Santarém. A degustação de vinhos distinguidos com medalhas Ouro e Grande Ouro será integrada nas sessões de showcooking e realizada às 17:30, nos dias 9, 10, 12, 13, 14 e 15 de Junho. A participação nas provas é gratuita mas requer inscrição. O stand do Concurso receberá presencialmente dois produtores medalhados que estarão a realizar provas dos seus vinhos premiados, nos dias 09 e 11, a partir das 15h. No dia 09 a acção de degustação de vinhos será conduzida pela Marca Rozès e no dia 11 de Junho pelo H&F Verdelho. O Concurso Vinhos de Portugal enalteceu a qualidade dos vinhos nacionais atribuindo 280 medalhas, 22 Grandes Ouros, 45 Ouro e 213 Prata. A Feira Nacional de Agricultura constituirá uma oportunidade para os consumidores degustarem vinhos medalhados de várias regiões vitivinícolas nacionais, nomeadamente das regiões mais premiadas: Douro, Alentejo, Dão e Bairrada.
-
Oito regiões vitícolas premiadas com Grande Ouro do Concurso Vinhos de Portugal
20-05-2015 / Solar do Vinho do Dão, Viseu / Notícias
As 303 medalhas do Concurso Vinhos de Portugal foram distribuídas por praticamente todas as regiões vitivinícolas de Portugal.
+
As medalhas Grande Ouro, num total de 20, foram atribuídas a 5 brancos de quatro regiões, treze tintos distribuídos por 6 regiões para além de um Colheita Tardia do Tejo e dois licorosos da região do Douro. De salientar o facto de, num país tradicionalmente produtor de grandes tintos, cinco brancos terem sido distinguidos com Grande Ouro, um dos quais classificado mesmo como o Melhor Vinho do Ano.
Estes resultados anunciam também a descoberta de grandes vinhos em regiões menos conhecidas, como o Algarve, a Beira Interior e Trás os Montes, cujo potencial se começa a revelar.
Curioso também o destaque de um vinho de Colheita Tardia proveniente de uma das regiões vitícolas que embora antiga iniciou mais tardiamente a sua reestruturação e cujos resultados começam a surgir: o Tejo.
Os prémios Melhores do Ano foram:
Melhor Espumante foi entregue a Ataíde Costa Martins Semedo Unip. Lda.,
Melhor Varietal à Herdade do Esporão Verdelho 2014
Melhor Fortificado a Bacalhôa Moscatel Roxo Superior
Melhor Vinho de Portugal 2015 à Herdade do Esporão Verdelho 2014
Depois de uma primeira fase do Concurso, que decorreu em Santarém, em que os jurados confirmaram a elevada qualidade dos vinhos portugueses, independentemente da sua região, o Grande Júri, que reuniu em Viseu, veio reconhecer que Portugal é de facto um país de diversidade quer de castas quer de climas e solos e em que todas as regiões tem um elevado grau de qualidade e diferenciação, razão pela qual 11 regiões foram contempladas com Grandes Ouros e Ouros. salienta Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal. -
Concurso Vinhos de Portugal 2015 distingue os melhores vinhos do ano
15-05-2015 / Solar vinho do Dão, Viseu / Notícias
Cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal premiou os 303 melhores dos 1156 vinhos nacionais apresentados. O vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 foi considerado o Melhor Vinho de Portugal 2015.
Alentejo e Douro foram eleitos os melhores do ano no Concurso Vinhos de Portugal, tendo arrecadado 5 medalhas de Grande Ouro. O Dão destacou-se em terceiro lugar com 3 medalhas de Grande Ouro. O concurso foi organizado pela ViniPortugal, em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. No jantar de entrega de prémios realizado hoje, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, foram distinguidos 303 vinhos com 22 Grandes Ouros, 46 Ouro e 239 Prata.
A categoria Melhores do Ano distinguiu o vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 como o Melhor Vinho de Portugal 2015 e o melhor Vinho Varietal, Ataíde Costa Martins Semedo Unip. Lda como Melhor Vinho Espumante, Bacalhôa Moscatel Roxo Superior como Melhor Vinho Licoroso.
Os 1156 vinhos em concurso foram avaliados por 22 especialistas internacionais, provenientes de oito países diferentes. São personalidades de vários quadrantes, com diferentes sensibilidades, que emprestam ao concurso múltiplas perspectivas e uma abrangência universal. O Grande Júri, liderado por Luis Manuel Ramos Lopes, da Revista de Vinhos, contou com a participação de Dirceu Junior, do Brasil, Evan Goldstein, dos EUA, Madeleine Stenwreth, da Suécia, e Bento Amaral, responsável pela Direção Técnica do IVDP. O Grande Júri elegeu os Grande Ouros, tomando como amostra os Ouros seleccionados pelos jurados, nas primeiras sessões.
Dos vinhos avaliados, 60% obtiveram nota que lhes permitia obter uma medalha embora o Regulamento limita a 25% as medalhas a atribuir. De realçar também que pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze, ficando-se pelas medalhas de Prata. -
Jurados internacionais partem à descoberta do Dão
12-05-2015 / Viseu / Notícias
Especialistas internacionais percorrem a região vitivinícola do Dão e visitam vários produtores nos dias 14 e 15 de Maio
+
Os jurados internacionais do Concurso Vinhos de Portugal foram desafiados a conhecer a bonita região vitivinícola do Dão, nos dias 14 e 15 de Maio. Durante dois dias partem à descoberta de vários produtores. A visita terá início na Casa da Passarela, passará pela Quinta dos Roques e terminará com visita e almoço no Paço Cunhas de Santar da Dão Sul. No final da tarde de 14 os jurados terão ainda uma prova transversal no Palácio do Dão onde irão conhecer cerca de 20 vinhos de 20 diferentes produtores da região o que lhes permite recolher uma alargada opinião sobre o perfil dos vinhos desta região.
Rodeada por montanhas, assente em solos graníticos muito pobres, a região do Dão estende as suas vinhas dispersas entre pinhais a diferentes altitudes, desde os 1.000 metros da Serra da Estrela até aos 200 metros das zonas mais baixas.
Esta digressão é promovida pela ViniPortugal com o apoio da respectiva Comissão Vitivinícola do Dão e está integrada no programa paralelo do Concurso Vinhos de Portugal e pretendem promover o conhecimento desta região e das castas mais dominantes. A par das visitas serão promovidas diversas degustações, nas quais os jurados terão oportunidade de conhecer melhor os vinhos e as características únicas desta região. -
Melhores Vinhos de Portugal 2015 revelados em Viseu
12-05-2015 / Viseu / Notícias
Os melhores dos 1156 vinhos nacionais apreciados no Concurso Vinhos de Portugal vão ser revelados na próxima sexta, dia 15 de Maio, a partir das 20h 30m, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu. Os premiados serão divulgados durante um jantar que terá lugar já no próximo dia 15 de Maio, pelas 20, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.
A partir da selecção efectuada pelo júri sobre 1156 vinhos apresentados a concurso, serão divulgadas as 24 Medalhas Grande Ouro de 2015, e 47 Ouros. Num total de cerca de 280 Medalhas. A cerimónia finalizará com a revelação dos Melhores do Ano: Melhor Espumante, Melhor Fortificado, Melhor Varietal e Melhor Vinho de Portugal 2015.
No concurso estiveram representados vinhos de todas as regiões vitivinícolas do continente e da Madeira, sendo por isso expectável que os prémios sejam um reflexo da diversidade regional.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, salientou que não só ultrapassamos os objectivos ao contar com mais de 1150 vinhos, como de novo se confirmou a excelente qualidade média dos vinhos pois mais de 60% obtiveram nota que lhes permitia obter uma medalha embora o Regulamento limite a 25% as medalhas a atribuir. Mas o mais importante é confirmarmos essa elevada qualidade na maioria dos vinhos
No jantar de entrega de prémios serão conhecidos os vinhos com passaporte para participarem nas acções de promoção genérica nos mercados internacionais. Os eleitos serão os vinhos premiados com a medalha Grande Ouro, que garantem a presença em seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais. Passarão ainda a ter grande destaque nas Salas de Provas da ViniPortugal em Lisboa e Porto. -
25 Jurados Internacionais no Concurso Vinhos de Portugal
07-05-2015 / CNEMA, Santarém / Notícias
Grande Júri composto por cinco especialistas e júri composto por 22 especialistas internacionais e 60 especialistas nacionais
+
A atenção de 25 especialistas internacionais estará focada na apreciação dos vinhos nacionais de 11 a 13 de Maio, no Concurso Vinhos de Portugal, que terá lugar no CNEMA, em Santarém. A iniciativa organizada pela ViniPortugal afirma-se como um acontecimento de elevada relevância internacional dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos nacionais nos principais mercados de exportação.
O Grande Júri, liderado por Luis Manuel Ramos Lopes, da Revista de Vinhos, contará com a participação de Dirceu Junior, do Brasil, Evan Goldstein, dos EUA, Madeleine Stenwreth, da Suécia, e Bento Amaral, responsável pela Direção Técnica do IVDP. Ao Grande Júri caberá a eleição dos Grande Ouros, tomando como amostra os Ouros seleccionados pelos jurados, nas primeiras sessões.
22 especialistas internacionais integrarão o Júri do Concurso Vinhos de Portugal. São provenientes de oito países diferentes: um alemão, quatro brasileiros, cinco britânicos, três canadianos, um japonês, quatro norte-americanos, dois polacos e um suíço. São personalidades de vários quadrantes, com diferentes sensibilidades, que emprestam ao concurso múltiplas perspectivas e uma abrangência universal.
Cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por 5 a 7 membros qualificados, dos quais pelo menos 2 serão estrangeiros, sendo os presidentes de cada júri nomeados pela direcção do Concurso.
No concurso serão avaliados mais de 1150 vinhos nacionais, produzidos em Portugal com direito a Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita. -
Concurso Vinhos de Portugal com 900 vinhos inscritos
21-04-2015 / / Notícias
Prazo de inscrição termina amanhã, dia 22 de Abril, mas os vinhos nacionais poderão ser submetidos até dia 30, com penalização de taxa
A edição de 2015 do Concurso Vinhos de Portugal conta já com 900 vinhos inscritos. A primeira fase de inscrições termina amanhã, dia 22 de Abril. Os produtores poderão ainda submeter os seus vinhos a concurso com uma penalização até ao dia 30.
Entretanto abriram já as inscrições para o Jantar de Entrega de Prémios, que este ano terá lugar no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, no dia 15 de Maio. As inscrições podem ser efectuadas através do endereço http://www.concursovinhosdeportugal.pt./
A edição do Concurso Vinhos de Portugal 2015, terá lugar de 11 a 13 de Maio no CNEMA, em Santarém. São desafiados a participar os vinhos produzidos em Portugal com direito a Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita.
O Concurso Vinhos de Portugal é organizado anualmente pela ViniPortugal em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. Visa constituir-se como um acontecimento de elevada relevância internacional exclusivamente dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos nacionais nos principais mercados de exportação.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que «No compromisso assumido de transformarmos este concurso numa referência, e com a experiência das anteriores edições, introduzimos novas alterações que incidem sobretudo no funcionamento dos Júris mas não só. O concurso de varietais estará aberto a todos os vinhos de castas tradicionais portuguesas conforme a tabela elaborada pelo IVV, sendo nossa expectativa uma maior participação nesta categoria por parte dos produtores. Mas gostaríamos também de encontrar uma maior participação dos vinhos espumantes, categoria por vezes esquecida mas que tem ganho cada vez maior posição nos mercados internacionais.»
Não podemos perder como referência que o Concurso Vinhos de Portugal, visando premiar o que de melhor se faz, ano a ano, pretende ser um acontecimento de dimensão internacional promovendo assim a nossa imagem lá fora. Assim ao mesmo tempo que fomos mais selectivos nos convites aos especialistas internacionais quisemos privilegiar, no plano nacional, os enólogos os quais conjuntamente com os críticos de vinhos e os escanções, terão oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com os nossos convidados de fora. O Concurso será também um local de cruzamento de informação. acrescenta o mesmo responsável -
Abertas as inscrições para o Concurso Vinhos de Portugal
03-03-2015 / / Notícias
A partir de hoje os produtores podem inscrever os seus vinhos no Concurso Vinhos de Portugal.
+
Os produtores de vinho nacionais já se podem inscrever na edição de 2015 do Concurso Vinhos de Portugal. As candidaturas podem ser formalizadas a partir do dia 02 de Março no sítio www.concursovinhosdeportugal.pt.
A edição do Concurso Vinhos de Portugal 2015, terá lugar de 11 a 13 de Maio no CNEMA, em Santarém. São desafiados a participar os vinhos produzidos em Portugal com direito a Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita.
O Concurso Vinhos de Portugal é organizado anualmente pela ViniPortugal em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. Visa constituir-se como um acontecimento de elevada relevância internacional exclusivamente dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos nacionais nos principais mercados de exportação.
Na edição de 2014 concorreram 1070 vinhos, de todas as regiões vitivinícolas nacionais, e que de forma inequívoca demonstram a qualidade e a diversidade da produção nacional.
Os júris envolverão mais de 125 participantes dos quais cerca de 100 portugueses, na sua maioria enólogos, e 24 estrangeiros. Após os três dias de provas reunirá o Grande Júri que seleccionará os Vinhos com Grande Medalha de Ouro.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca Tem sido muito motivante a forte adesão dos produtores nacionais ao Concurso Vinhos de Portugal. O júri internacional tem sido cativado pela consistente qualidade dos vinhos nacionais, tornando-se estes especialistas prescritores nos mercados estratégicos para a promoção dos Vinhos de Portugal. -
MELHORES VINHOS DE PORTUGAL 2014 PREMEIAM DOURO, ALENTEJO, DÃO E BAIRRADA
30-05-2014 / Lisboa / Notícias
280 medalhas atribuídas: 3 Melhores do Ano, 22 Grandes Ouros, 45 Ouro e 213 pratas
Alentejo, Dão e Porto foram eleitos os melhores do ano no Concurso Vinhos de Portugal organizado pela ViniPortugal. No jantar de entrega de prémios realizado ontem com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, foram distinguidos 280 vinhos, 22 Grandes Ouros, 45 Ouro e 213 Prata.
A categoria Melhores do Ano distinguiu Terra D'Alter Reserva, Tinto 2011 como Melhor Vinho de Lote, Rozés, Porto Tawny, 40 anos, como Melhor Vinho Fortificado, e Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva, Tinto 2011, como o Melhor Vinho Varietal.
Os 1070 vinhos em concurso demonstraram que Portugal dispõe manifestamente de uma elevada consistência de qualidade. 75% dos vinhos alcançaram nota que lhes permitira a obtenção de uma medalha. No entanto o regulamento estabelece um limite máximo o que não permitiu ir além das 280 medalhas. De realçar também que pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze, ficando-se pelas medalhas de Prata.
Tomando como referência o ano passado merecem destaque na edição de 2014 - para além das regiões do Alentejo e Douro - Bairrada, Dão e Tejo se tivermos em conta o número de Grandes Ouros e Ouros atribuídos.
-
JOSÉ DIOGO ALBUQUERQUE NA ENTREGA DOS PRÉMIOS AOS MELHORES VINHOS DE PORTUGAL 2014
28-05-2014 / Lisboa / Notícias
Jantar será realizado amanhã, a partir das 19h30m, no Palácio da Bolsa no Porto
O Secretário de Estado da Agricultura. José Diogo Albuquerque, presidirá à cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal. O jantar será realizado amanhã, dia 29 de Maio, a partir 19h30m, no Palácio da Bolsa no Porto.
Cerca de 280 medalhas serão atribuídas ao universo de 1070 vinhos nacionais, um número recorde de vinhos submetidos a concurso e apreciado por um júri com mais de 100 especialistas nacionais e internacionais. 45 medalhas de Ouro enaltecerão a qualidade dos Vinhos de Portugal e 22 Grandes Ouros evidenciarão o melhor dos melhores. A cerimónia culminará com a revelação dos Melhores do Ano: Melhor Fortificado, Melhor Varietal e Melhor Vinho de Lote.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que O Concurso Vinhos de Portugal conseguiu reunir um importante painel de jurados nacionais e internacionais que em unanimidade valorizaram a consistência da qualidade dos nossos vinhos. A diversidade e a autenticidade das nossas castas são de facto únicas. A gala de amanhã terá como objectivo promover o que de melhor se faz em Portugal
+ -
Maiores Vinhos de Portugal 2014 apresentados no palácio da bolsa
21-05-2014 / Lisboa / Notícias
Entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal no dia 29 de Maio, a partir das 19h30m, no Palácio da Bolsa no Porto
Depois de apreciados por mais de 100 jurados os vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2014 vão ser apresentados num jantar que terá lugar já no próximo dia 29 de Maio, pelas 19h 30m, no Palácio da Bolsa no Porto. O jantar será presidido pela Ministra da Agricultura Assunção Cristas e contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura.
Dos 1070 vinhos a concurso irão receber medalhas 280 vinhos, dos quais 45 Ouros e 22 Grandes Ouros. A cerimónia culminará com a revelação dos Melhores do Ano: Melhor Fortificado, Melhor Varietal e Melhor Vinho de Lote.
Contando o concurso com a participação de todas as regiões vitivinícolas de Portugal os prémios são um reflexo dessa diversidade regional.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que Para além do Concurso Vinhos de Portugal a jornada de 12 a 16 de Maio constituiu um excelente exercício de reforço do conhecimento dos jurados internacionais sobre os Vinhos de Portugal e da sua diversidade. Os 1070 vinhos em prova surpreenderam tanto os especialistas nacionais como internacionais pela qualidade, diversidade e a consistência.
No jantar de entrega de prémios serão conhecidos os vinhos com passaporte para participarem nas acções de promoção genérica nos mercados internacionais. Os eleitos serão os vinhos distinguidos com a medalha Grande Ouro, que asseguram a presença em seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais. Passarão ainda a ter grande destaque nas Salas de Provas da ViniPortugal em Lisboa e Porto.
-
Concurso Vinhos de Portugal regressa a Santarém
13-05-2014 / Santarém / Notícias
1050 vinhos apreciados por 100 especialistas de 13 a 16 de Maio no CNEMA
Mais de 100 especialistas nacionais e internacionais reunirão entre de 13 a 16 de Maio, no CNEMA, em Santarém, para apreciação do número record de 1050 vinhos nacionais em prova. O concurso pretende continuar a afirmar-se como um acontecimento de relevância internacional dedicado a reforçar a notoriedade dos vinhos portugueses.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal afirma que O Concurso Vinhos de Portugal, representará para a maioria dos 25 Jurados internacionais, uma perfeita imersão no mundo do vinhos Portugueses, dado que através das Provas dos Jurados e do programa de acções paralelas estão criadas diversas oportunidades para aprofundarem o conhecimento sobre os nossos Vinhos
Oriundos do Canadá, EUA, Brasil, China, Japão e Coreia, para além dos Europeus (de França até à Rússia), estes convidados internacionais sairão de Portugal com uma melhor visão não só da elevada qualidade média os nossos vinhos, mas também sobre a nossa diversidade. Estamos convencidos que sairão com uma clara percepção que vale a pena olhar para os Vinhos de Portugal, que hoje associam tradição com modernidade. Modernidade no que é global, as técnicas vitivinícolas e a tecnologia, associada à tradição que soubemos manter no que é local, as castas autóctones, a arte do blend, ou a pisa a pé ou o vinho de talha reforça o mesmo responsável.
Durante as sessões técnicas de prova os 25 jurados internacionais terão a possibilidade de conviver com os 75 enólogos portugueses que participarão no Júri, trocando opiniões, escutando comentários ou sugestões. Quem produz os nossos vinhos cruzará a sua experiência com quem avalia e fala ou escreve sobre os nossos vinhos nos diferentes mercados.
Durante o Concurso serão atribuídas medalhas de Ouro, Prata e Bronze de acordo com as pontuações de classificação. Os vinhos que conquistem pontuação para medalha de ouro serão submetidos a um Grande Júri, que escolherá os Grandes Ouros e, em particular, os Vencedores da edição de 2014.
Os vinhos premiados com a grande medalha de ouro asseguram a participação nas acções de promoção genérica nos mercados internacionais (seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais) bem como passarão a ter grandedestaque nas Salas de Prova da ViniPortugal em Lisboa e Porto.
+ -
ALENTEJO E PENINSULA DE SETÚBAL ACOLHEM ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS
12-05-2014 / Lisboa / Notícias
Visitas nos dias 12 e 16 de Maio organizadas no âmbito do Concurso Vinhos de Portugal
A ViniPortugal organiza a visita de 25 especialistas internacionais, acompanhados pelos jurados nacionais, às regiões do Alentejo e da Península de Setúbal nos dias 12 e 16 de Maio. Os Tours são promovidos com o apoio das respectivas Comissões Vitivinícolas, estão integrados no programa paralelo do Concurso Vinhos de Portugal e pretendem promover o conhecimento destas duas regiões vitivinícolas.
O Tour ao Alentejo tem início no dia 12 de Maio com a visita à Fundação Eugénio de Almeida, Herdade dos Pinheiros, às 9h30. Segue-se um almoço temático focado no Alentejo e uma rota dos Vinhos do Alentejo com degustação de vinhos de dez produtores.
A Península de Setúbal receberá estes especialistas no dia 16 de Maio. O programa começa com a visita à Vinha Grande de Algeruz, de José Maria da Fonseca. Os jurados são convidados a almoçar em Palmela, com vinhos da Cooperativa Agrícola Adega Santo Isidro de Pegões e da Casa Ermelinda Freitas. O Tour terminará na Bacalhôa, com visita às vinhas e ao Palácio.
-
Concurso Vinhos de Portugal já conta com 500 vinhos inscritos
02-04-2014 / Lisboa / Notícias
134 produtores candidataram os seus vinhos A um mês do fecho das inscrições o concurso já tem 500 vinhos inscritos, de 134 produtores. A ViniPortugal almeja que a edição de 2014 acolha o mesmo interesse e participação dos produtores nacionais que alcançou na edição de 2013 – que totalizou 1007 candidaturas: 919 vinhos tranquilos e 88 vinhos fortificados. Até 30 de Abril os produtores poderão continuar a submeter os seus vinhos a concurso na página www.concursovinhosdeportugal.pt, mas após 24 de Abril será cobrada uma penalização acrescida de 15 euros a todas as inscrições. O Concurso está organizado em 2 grandes grupos, o primeiro exclusivo para vinhos licorosos e segundo para os restantes vinhos, tranquilos de blend ou varietais e espumantes. Em cada um dos dois grupos o número de medalhas não poderá exceder 25% do número de vinhos inscritos com a seguinte distribuição: Vinhos com 90 a 100 pontos e no máximo de 6% dos vinhos inscritos, atribuição de medalha de ouro, com diploma; Vinhos com mais de 84 pontos e no máximo de 8% dos vinhos inscritos, atribuição de medalha de prata, com diploma; Vinhos com mais de 80 pontos e até que perfaça um total de 25% dos vinhos medalhados, incluindo ouro e prata, atribuição de medalha de bronze, com diploma; Os vinhos premiados com a Grande Medalha de Ouro asseguram a participação nas acções de promoção genérica: nos seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais, nos mercados prioritários de promoção dos vinhos portugueses: EUA, Brasil, Canadá, China, Angola, Reino Unido, Alemanha, Nórdicos, Japão e Singapura.
+ -
Primeiro prazo de inscrições no Concurso Vinhos de Portugal a terminar
28-03-2014 / Lisboa / Notícias
Termina no próximo dia 31 de Março o primeiro prazo de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal no qual os produtores poderão beneficiar do desconto de 5 euros por vinho. Após esta data continuarão a poder submeter candidaturas na página www.concursovinhosdeportugal.pt apesar de ser cobrada uma penalização de mais 15 euros a todas as inscrições após 24 de Abril. A edição de 2014 do Concurso Vinhos de Portugal será realizada de 13 a 16 de Maio, no CNEMA, em Santarém e a Direcção da ViniPortugal continuará a investir numa maior valorização dos jurados internacionais A ViniPortugal ressalva que a inscrição dos vinhos só será considerada mediante o processo completo. 1º passo. Inscrição completa online em www.concursovinhosdeportugal.pt 2º passo. Pagamento por transferência bancárias para o NIB 0019 0183 00200000083 67 ou cheque endossado à ViniPortugal 3º passo. Envio de comprovativo de pagamento para carlar.concurso@viniportugal.pt 4º passo. Envio de Boletim de análise para carlar.concurso@viniportugal.pt 5º passo. Entrega de amostras (pelo menos 4 garrafas 0,75l/vinho) no CNEMA (Quinta das Cegonhas, 2000-471 Santarém) ou na CVR / IVDP
-
Concurso Vinhos de Portugal com Incrições Abertas
03-03-2014 / / Notícias
Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Vinhos de Portugal desde o dia 01 de Março. Os produtores interessados podem formalizar a sua candidatura até ao dia 24 de Abril no sítio www.concursovinhosdeportugal.pt. As inscrições realizadas até 31 de Março de 2014 beneficiam de um desconto de 5 euros por cada vinho a concurso, desde que naquela data o processo esteja totalmente finalizado, ou seja, com a documentação e amostras entregues no CNEMA ou na CVR a que pertence e o comprovativo do pagamento enviado para a Sede da ViniPortugal. O Concurso Vinhos de Portugal 2014, terá lugar de 13 a 16 de Maio de 2014, no CNEMA, em Santarém. Estão convidados a participar os vinhos produzidos em Portugal com direito a Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita. A ViniPortugal pretende através do Concurso Vinhos de Portugal estimular a produção de vinhos de qualidade e valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos portugueses. São igualmente objectivos prioritários projectar internacionalmente a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos, dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos com direito as diversas Denominações de Origem (DOP) e Indicações Geográficas (IGP) e os vinhos de casta e/ou ano de colheita e incentivar o espirito do programa Wine in Moderation, assim como contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia.
+ -
Concurso Vinhos de Portugal com 21 jurados internacionais
14-02-2014 / Lisboa / Notícias
A ViniPortugal prepara mais uma edição do Concurso Vinhos de Portugal, que será realizado de 13 a 16 de Maio, no CNEMA, em Santarém. Este concurso afirma-se como um acontecimento de elevada relevância internacional dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos nossos vinhos nos principais mercados de exportação. Os produtores poderão inscrever os seus vinhos a partir do dia 1 de Março na página www.concursovinhosdeportugal.pt.. Para 2014 a Direcção da ViniPortugal procurou uma maior valorização dos jurados internacionais, o que se confirma pela notoriedade dos elementos que irão compor o Grande Júri, designadamente Shinya Tasaky, presidente da ASI e campeão do mundo em 1995, Evan Goldstein (MS), Dirceu Viana Júnior (MW), único Master of Wine de língua portuguesa, e Charles Metcalfe, para além dos portugueses Luis Lopes e Bento Amaral. Foram ainda convidadas 21 personalidades internacionais que integrarão os júris, maioritariamente compostos por enólogos das casas produtoras.
-
ALENTEJO, DOURO, LISBOA E DÃO DISTINGUEM-SE NOS OUROS E GRANDES OUROS
11-06-2013 / Lisboa / Notícias
Cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal premiou os 258 melhores dos 1007 vinhos apresentados Submeter tantos vinhos a críticos internacionais neste concurso foi uma boa aposta no tempo certo. Assim considera a Viniportugal que este ano assegurou a organização do Concurso Vinhos de Portugal. Os 258 vinhos medalhados foram anunciados na passada sexta-feira, dia 07 de Junho, no Pátio da Galé, em Lisboa. Concorreram 919 vinhos tranquilos e 88 vinhos fortificados. As 258 medalhas distinguiram várias categorias: 125 de bronze, 81 de prata, 36 de ouro e 16 Grandes Ouro, culminando com a designação do Melhor Fortificado 2013 e Melhor Vinho 2013. Embora com algumas surpresas de um modo geral, as regiões que maior número de vinhos apresentaram foram as mais distinguidas. O prémio Melhor do Ano foi para o Vale das Areias Syrah 2010, da Sociedade Agrícola da Labrugeira, e o Melhor Fortificado para o Duorum Vintage 2011. Foi um desafio extremamente aliciante que envolveu muito a ViniPortugal e que nos permitiu uma avaliação que será muito importante para próxima edição, que terá lugar entre 12 e 16 de Maio de 2014, no CNEMA, em Santarém. A entrega de prémios será realizada a 06 de Junho, em local a designar. sublinha Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal . Conseguimos transmitir uma imagem de forte consistência qualitativa dos vinhos portugueses. Este foi sem dúvida um dos objectivos atingidos, a par do número record de vinhos participantes e da positiva envolvência de especialistas internacionais acrescenta o mesmo responsável. Lista de vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal
+ -
919 vinhos tranquilos e 88 vinhos fortificados integram o leque dos 1007 vinhos a concurso
06-06-2013 / Lisboa / Notícias
Nos vinhos tranquilos os DOP assumiram maior destaque, com 554 vinhos em concurso, seguidos pelos IGP com 365. Todas as regiões estiveram representadas: Açores com 0,1%, Alentejo com 20,5%, Algarve com 1,4%, Bairrada com 6,2%, Beira Interior com 3,2%, Dão com 7%, Douro com 22,5%, Lisboa com 9,2%, Madeira com 0,1%, Península de Setúbal com 6,9%, Távora- Varosa com 0,5%, Tejo com 8,4%, Trás-os-Montes com 3% e Vinho Verde com 11%. Os 88 vinhos fortificados em prova eram provenientes das três principais regiões: 11 da Madeira, 12 da Península de Setúbal e 65 do Porto. As expectativas em relação às medalhas são elevadas. A questão que fica no ar é: será que as regiões mais representadas receberão mais medalhas?
-
258 medalhas incluem 125 medalhas de Bronze, 81 de Prata, 36 de Ouro e 16 Grandes Ouro
03-06-2013 / Lisboa / Notícias
O Grande Júri - composto por David Schwarzwalder, Jorge Carrara, Luís Manuel Ramos Lopes, Mary Ewing-Mulligan e Tom Firth - apreciou os 52 vinhos cuja classificação atribuída pelos jurados correspondia a medalha de ouro, no dia 17 de Maio. Facto relevante é que este Grande Júri considerou que estes vinhos apresentavam uma notável qualidade, mas estava em causa a eleição dos excelentes o que se tornou uma tarefa complexa. Seis denominações de origem foram contempladas com Grande Ouro. Todos os jurados que participaram no Concurso Vinhos de Portugal consideraram de forma uníssona que os vinhos portugueses são cada vez mais interessantes, afirmando-se como uma excelente proposta na competição com vinhos do panorama internacional.
+ -
Douro e Alentejo concentram 40% dos vinhos participantes no Concurso
31-05-2013 / Lisboa / Notícias
Embora todas as regiões tenham participam de forma transversal no Concurso Vinhos de Portugal, confirmando o caracter universal do Concurso, as regiões do Douro e Alentejo foram as mais representadas. As duas regiões somaram 40% da participação no Concurso, seguidas das regiões do Vinho Verde, Lisboa, Tejo, Dão e Setúbal. No que diz respeito aos vinhos fortificados ou licorosos, o vinho do Porto distanciou-se claramente do Madeira e do Moscatel de Setúbal.
-
258 medalhas atribuídas no jantar do Concurso Vinhos de Portugal do próximo dia 7 de Junho, no Pátio da Galé
29-05-2013 / Lisboa / Notícias
Dos 1007 vinhos apresentados a concurso e representativos de todas as regiões vitícolas nacionais 258 serão distinguidos no jantar do próximo dia 07 de Junho, que será realizado pelas 19h30 no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa. O momento alto do jantar será o anúncio dos 16 Grandes Ouros seleccionados pelo Grande Júri, culminando com a apresentação do Melhor Vinho do Ano e do Melhor Vinho Fortificado do Ano.
+ -
Extraordinário legado apresentado no Master Classe 40 anos de grandes tintos
28-05-2013 / Lisboa / Notícias
No penúltimo dia do Concurso cerca de 30 especialistas estrangeiros participaram naquele que foi o mais impressivo Master Classe cujo tema era 240 anos de grandes tintos. De um modo geral a audiência ficou rendida à qualidade de alguns dos vinhos das décadas de 60, 70 e 80. De notar que alguns dos vinhos eram perfeitas raridades não sendo todos os dias que, mesmo grandes especialistas têm oportunidade de os provar. A lista abaixo diz tudo. A prova foi apresentada por João Paulo Martins que fez um relato detalhado da história de cada um dos vinhos. 1963 Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, Touriga Nacional 1964 Palace do Bussaco 1966 Porta dos Cavaleiros Reserva 1975 Porta dos Cavaleiros Reserva 1980 Ferreirinha Reserva Especial 1988 Tapada do Chaves 1987 Quinta do Carmo Garrafeira 1988 Luís Pato Carvalho Novo 1994 Duas Quintas Reserva 1994 Periquita Clássico 1995 Quinta das Bágeiras Garrafeira 1997 Quinta dos Roques Reserva 1997 Marquês de Borba Reserva 1998 Pêra Manca 1998 Mouchão 1999 Barca Velha 2000 Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2000 Quinta da Falorca Garrafeira 2001 Esporão Private Selection 2003 Batuta 2003 Dona Maria Reserva
-
Jurados internacionais conduzidos numa visita por Portugal seguindo a Touriga Nacional
28-05-2013 / Lisboa / Notícias
Descrevendo as principais quintas e os solos dos produtores nacionais, Fernando Melo guiou os jurados internacionais numa visita ao património da Touriga Nacional, com uma abordagem simples enquadrada na perspectiva de um português. O Master Classe Touriga Nacional – Poder e Elegância foi promovido no dia 15 de Maio, nas instalações do IVV, e contou com uma forte participação. Os jurados internacionais ficaram sensibilizados para a importância de identificar a região além da casta, na medida em que o solo e as características da região atribuem à casta componentes diferenciadoras. Os vários vinhos em degustação ajudaram a posicionar a Touriga Nacional não apenas uma casta aromática mas sim produtora de vinhos inteiros, robustos e com estrutura, capazes de seduzir os consumidores internacionais.
+ -
Master Classe demonstrou o elevado potencial de envelhecimento da casta Alvarinho
28-05-2013 / Lisboa / Notícias
No âmbito do Concurso Vinhos de Portugal foi realizado um Master Classe sobre a casta Alvarinho. Apresentada pelo crítico Luis Antunes a sessão sobre A Magia dos Alvarinhos decorreu no passado dia 14 de Maio, na Sala Ogival de Lisboa e conseguiu desmistificar aquela casta uma das mais emblemáticas castas portuguesas. Os 20 vinhos degustados, de diferentes regiões do País, alguns fermentados em inox e outros em madeira, surpreenderam os participantes e vários foram os jurados internacionais que acreditaram estar a provar outras castas tal era a qualidade dos vinhos alvarinhos envelhecidos. Note-se que demonstrar a capacidade de envelhecimento dos Alvarinhos era um dos objectivos.
-
Câmara Municipal da Vidigueira oferece almoço a membros do Júri do Concurso que visitaram a região
20-05-2013 / Vidigueira / Notícias
Vários membros internacionais do Júri do Concurso Vinhos de Portugal visitaram a região da Vidigueira no passado 15 de Maio. Foi um programa de um dia que incluiu a visita a 3 produtores desta região. No âmbito desta visita, a Câmara Municipal da Vidigueira teve a gentileza de convidar para almoçar os vários elementos internacionais do júri, no afamado restaurante País das Uvas.
+ -
Duas regiões vinícolas menos conhecidas a nível internacional serão alvo de visitas de especialistas de várias nacionalidades
15-05-2013 / Lisboa / Notícias
A ViniPortugal desafiou os jurados internacionais a conhecerem duas zonas vinícolas nacionais menos divulgadas: a Vidigueira, inserida na região do Alentejo, e a Serra da Estrela, na região do Dão. Os programas serão promovidos nos dias 15 e 17, quarta e sexta-feira, e incluirão visitas aos produtores Cortes de Cima, Herdade do Rocim e Quinta do Quetzal, no concelho da Vidigueira, e Quinta de Saes e Quinta da Pellada, Casa da Passarela, nas encostas da Serra da Estrela, no Dão.
-
Jurados Internacionais participam em Master Classes
15-05-2013 / Lisboa / Notícias
Os jurados internacionais do Concurso Vinhos de Portugal vão participar nos três Master Classes que são organizados nos dias 14 15 e 16 de Maio, às 17h, na Sala Ogival da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa. São formações intensivas sobre os vinhos varietais das castas Alvarinho e Touriga Nacional e vinhos tintos com potencial de envelhecimento, ministradas por Luis Antunes, João Paulo Martins e Fernando Melo, da Revista de Vinhos. Estas visam fortalecer o conhecimento dos jurados sobre estes temas, reforçando a sua preparação para as provas que decorrerão no âmbito do Concurso Vinhos de Portugal. Os três Master Classes estão integrados no programa de acções paralelas do Concurso Vinhos de Portugal, que decorre durante esta semana, entre as 10h e as 14h, no CNEMA, em Santarém. Mais informações sobre os Master Classes: Dia 14, terça-feira, às 17h: A Magia dos Alvarinhos apresenta Alvarinhos de várias regiões, alguns exemplos de vinhos fermentados em inox e outros fermentados em Madeira, e convida os participantes a degustarem vinhos Alvarinhos de colheitas antigas. Um desafio que colocará em causa o mito que os Alvarinhos não são vinhos para guardar e envelhecer. Dia 15, quarta-feira, às 17h: Touriga Nacional – Poder e Elegância: demonstra que esta casta autóctone, com elevado prestígio a nível internacional, é cultivada a nível nacional nas várias regiões vinícolas. A comprovar nesta acção serão degustados vinhos da região do Douro, Dão, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Setúbal, Alentejo e Algarve. Dia 16, quinta-feira, às 17h: 40 anos de grandes tintos pretende mostrar que Portugal tem tradição e qualidade na produção de vinhos tintos e que estes têm potencial de envelhecimento. Vinhos de 1963 a 2003 serão degustados. Uma acção que promete revelar excelentes surpresas e alguns tesouros.
+ -
32 jurados internacionais no Concurso Vinhos de Portugal
06-05-2013 / Lisboa / Notícias
João Pires assume a coordenação dos júris do Concurso Vinhos de Portugal que acolhe especialistas de várias nacionalidades. Os 32 jurados são provenientes de nove países diferentes: cinco alemães, quatro brasileiros, quatro britânicos, um canadiano, quatro espanhóis, um francês, um japonês, cinco norte-americanos e sete sommeliers suecos. São personalidades de vários quadrantes, com diferentes sensibilidades, que emprestam ao concurso múltiplas perspetivas e uma abrangência universal.
-
Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal reúne cinco prestigiados especialistas internacionais
06-05-2013 / Lisboa / Notícias
Cinco reputados especialistas internacionais integram o Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal. São conceituados pelo trabalho que desenvolvem e usufruem de um forte reconhecimento nos seus mercados. Caberá a Luis Lopes a coordenação deste Grande Júri constituído pelo alemão David Schwarzwalder, o brasileiro Jorge Carrara, o canadiano Tom Firth e a norte-americana Mary Ewing Mulligan
+ -
Esclarecimentos
17-04-2013 / Lisboa / Notícias
Vinhos Espumantes de Ano e/ou Casta: tendo sido colocada por operador a questão sobre se os Vinhos Espumantes de Ano e/ou Casta poderiam ser apresentados ao Concurso, vimos esclarecer que, nos termos do nº 10. CATEGORIAS DE PROVA – CATEGORIA B - ESPUMANTES DOP, IGP e ANO E/OU CASTA do Regulamento em vigor, aqueles vinhos, à semelhança dos restantes vinhos, podem concorrer desde que se tratem de vinhos com DOP, IGP ou de Ano e/ou Casta. Vinho do Porto Vintage 2011: verifica-se que por condicionalismos regulamentares do IVDP, alguns dos Vintages de 2011 se encontram ainda em processo de certificação por aquele Instituto, o que justifica que alguns operadores não possam apresentar no prazo normal as garrafas devidamente engarrafadas e rotuladas. Dado tal limitação decorrer do Regulamento nº 242/2010 publicado em DR de 15 de Março, e não por qualquer outra razão imputável ao operador informamos que as garrafas de Vinho do Porto Vintage 2011 poderão ser inscritas e entregues até 24 de Abril sem qualquer penalização. Vinhos Biológicos: o Regulamento do Concurso Vinhos de Portugal 2013 estabelece no Ponto 2. PRODUTOS ADMITIDOS, nº 5 um limite mínimo de 2.000 litros para estarem disponíveis no mercado. Verifica-se porém que este limite sendo equilibrado na generalidade dos vinhos não deverá ser aplicável a vinhos que pelas suas características não justificam ainda ou não permitem a produção em volumes superiores aquele limite. Tal é o caso dos Vinhos de Colheita Tardia bem como dos Vinhos Biológicos, certificados como tal. Desta forma os produtores destes tipos de vinhos poderão apresentar as garrafas destes tipos de vinhos até 24 de Abril, sem qualquer penalização.
-
Os vinhos premiados garantem acesso às acções de promoção da marca vinhos de Portugal, nos mercados estratégicos internacionais
10-04-2013 / Lisboa / Notícias
Os vinhos que subirem ao pódio do Concurso Vinhos de Portugal, para receber a Grande Medalha de Ouro, asseguram a participação nas acções de promoção genérica: nos seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais, nos mercados prioritários de promoção dos vinhos portugueses: EUA, Brasil, Canadá, China, Angola, Reino Unido, Alemanha e Nórdicos.
+ -
Programa de acções paralelas promovido em parceria com a Revista de Vinhos
04-04-2013 / Lisboa / Notícias
Este ano será organizado um programa de acções paralelas, a par do Concurso Vinhos de Portugal. Em parceria com a Revista de Vinhos, a organização do Concurso criará um conjunto de iniciativas com o objectivo de apresentar aos jurados internacionais as especificidades dos vinhos portugueses e das suas regiões. Assim, serão promovidos três Master Classes, um sobre os Alvarinhos, outro sobre a Touriga Nacional e um terceiro sobre Vinhos com idade. Serão ainda realizadas duas visitas a regiões menos conhecidas: a Vidigueira no Alentejo e as Encostas da Serra da Estrela no Dão.
-
Júri do Concurso Vinhos de Portugal com novo formato
26-03-2013 / Lisboa / Notícias
O Júri do Concurso de Vinhos vai ser nesta edição alvo de alterações ao nível da composição e funcionamento. Passará a contar com a participação de 30 jurados internacionais, integrados no total de 120 jurados. Será introduzida a figura de um Grande Júri, constituído maioritariamente por especialistas estrangeiros, que no 5º dia de provas elegerão os Grande Ouros, tomando como amostra os Ouros seleccionados pelos jurados, nas quatro primeiras sessões.
+ -
Secretário de Estado da Agricultura confirma presença na cerimónia de entrega de prémios do Concurso
19-03-2013 / Lisboa / Notícias
José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura, confirma a sua presença na cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realizará no dia 7 Junho, no Páteo da Galé, em Lisboa. A cerimónia será promovida durante um jantar, onde estarão reunidas as principais entidades nacionais do sector e um grande número de produtores nacionais.
-
Cinco prestigiados jornalistas e críticos alemães confirmam participação no Júri do Concurso
12-03-2013 / Lisboa / Notícias
Axel Probst, Bernd Kreis, David Schwarzwalder, Yvonne Heisterman e Stephanie Döring são os seis novos membros do júri do Concurso Vinhos de Portugal. Estes conceituados jornalistas e críticos de vinho alemães confirmaram a sua envolvência no jurado da prova uma semana após cinco personalidades do sector do vinho brasileiro terem respondido afirmativamente ao convite da ViniPortugal.
+ -
Schott Zwiesel eleito copo oficial do Concurso Vinhos de Portugal
04-03-2013 / Lisboa / Notícias
Depois da análise de várias marcas de copos conceituadas a nível nacional e internacional, a direcção do Concurso Vinhos de Portugal selecionou a Schott Zwiesel para marca oficial fornecedora de copos da competição. A qualidade dos copos propostos foi um argumento de relevo, assim como a sua fiabilidade nas provas, design e proposta qualidade/preço sugerida. Saber mais
-
5 jurados brasileiros confirmam participação no Wines of Portugal Challenge
28-02-2013 / Lisboa / Notícias
Os produtores portugueses recebem mais um estímulo para inscreverem os seus vinhos no renovado Concurso Vinhos de Portugal, que contará com um júri de prestígio internacional. Cinco conceituadas personalidades do sector do vinho brasileiro responderam afirmativamente ao convite da ViniPortugal. Jorge Carrara, Suzana Barelli, Marcelo Copelo, Christian Burgos e Didu Russo são os primeiros membros internacionais que confirmam presença no júri do concurso. Breve descrição dos 5 membros: Jorge Carrara – Critico de vinhos e jornalista especializado em vinhos. Escreve na revista Prazeres da Mesa e tem uma coluna semanal no Jornal Folha de S. Paulo. Suzana Barelli - Jornalista especializada em vinhos e socióloga por formação. Trabalhou em meios como O Globo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Carta Capitale Primeira Leitura. O seu interesse pelo vinho surgiu na década de 1990, quando preparou artigos de economia sobre projectos vínicos para a Folha de S. Paulo. Fez cursos na Associação Brasileira de Sommeliers e hoje assume o lugar de redactora-chefe da revista Prazeres da Mesa. Marcelo Copelo – jornalista especializado em vinhos, eleito Best Journalist pela revista alemã Wine Business International, Marcelo começou a especializar-se em vinhos em 1994. Em 1999, escreveu o livro O vinho para quem tem estilo. Foi convidado a assumir uma coluna na Gazeta Mercantil e tornou-se o primeiro brasileiro a escrever sobre vinhos na Europa, em colaborações para a Revista de Vinhos, de Portugal. Actualmente, promove cursos e mantém o seu site Mar de Vinho. Seleccionou em 2009 a pedido da ViniPortugal, os 50 melhores vinhos Portugueses para o Brasil em parceria com o crítico Britânico Charles Metcalfe. Christian Burgos – Critico de vinhos e jornalista da Revista adega Didu Russo - Vice-presidente da Confraria dos Sommeliers, colaborador da Revista 29 horas, do Jornal Vinho & Cia e da Prazeres da Mesa, através da qual acompanha todas as degustações da Confraria dos Sommeliers. Colabora ainda com a Revista FECOMERCIO e com o Corriere Vinicolo de Milão. Idealizou e fundou, em 1999, a Confraria dos Sommeliers. É ainda Editor do informativo Whats Up e diretor e apresentador do programa de entrevistas CELEBRE !, além de ser autor de dois livros Nem Leigo, Nem Expert, em versão impressa e em áudio-livro, e do Vinho para o sucesso Profissional .
+ -
CVR do Tejo ao lado do Concurso Vinhos de Portugal 2013
26-02-2013 / Lisboa / Notícias
Também a CVR do Tejo apoia com entusiasmo o Concurso Vinhos de Portugal 2013. De forma a incentivar os produtores a inscreverem os seus vinhos e assegurando desta forma a maior presença possível de Vinhos do Tejo no Concurso, a Direcção resolveu apoiar a inscrição de Vinhos do Tejo no Concurso Vinhos de Portugal oferecendo a cada produtor o custo de inscrição do 1º vinho, desde que o produtor inscreva 2 ou mais vinhos.
-
CVR Lisboa atribuirá prémio aos vinhos desta região que sejam medalha Grande Ouro ou Ouro no Concurso Vinhos de Portugal
21-02-2013 / Lisboa / Notícias
A direcção da Comissão de Viticultura da Região de Lisboa decidiu apoiar o Concurso Vinhos de Portugal 2013. Neste sentido, a Comissão não só incentivará a participação dos produtores da região de Lisboa, prontificando-se a receber as amostras dos produtores interessados, como premiará os produtores com vinhos certificados distinguidos com o prémio Grande Ouro ou Ouro. A estes será atribuída uma bonificação, que corresponderá à devolução dos valores da inscrição de cada vinho premiado.
+ -
Concurso Vinhos de Portugal apresentado no jantar da Revista de Vinhos
18-02-2013 / Lisboa / Notícias
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, deu a conhecer o novo formato do Concurso Vinhos de Portugal no jantar da Revista de Vinhos, realizado no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto, no dia 15 de Fevereiro. O relançamento do Concurso foi acolhido com muito interesse pelo sector reunido no evento, no qual foram distinguidos os melhores vinhos portugueses, assim como personalidades, empresas e instituições ligadas aos vinhos e à gastronomia que mais se destacaram em 2012.