Concluiu Licenciatura em Engenharia Agro-Industrial em 1987 pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa.
Entre 1987-1988 estagiou na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em Isolamento e Selecção de Leveduras.
Em finais de 1988 entra como enólogo na Sociedade dos Vinhos Borges onde fica responsável pelos vinhos do Porto, vinhos Verdes, Douro, Dão e Espumantes. É responsável pelo crescimento da empresa na área vitícola quer dos Vinhos Verdes, Dão e Douro e ainda projectos de desenvolvimento na área de Enologia, novas adegas e remodelação de outras.
Faz entre 1991 e 1993 Pós – graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto.
De 1991 a 1995 frequentou vários cursos de formação profissional na Universidade de Bordeus.
Em 1997 é eleito Enólogo do Ano pela Revista dos Vinhos.
A sua paixão pelo Alvarinho levou-o em 1999 a ser produtor do mesmo com a marca de referência no mercado: Muros de Melgaço.
Anselmo Mendes hoje em dia é produtor de vinhos brancos Alvarinho no Vale do Minho com as marcas Muros de Melgaço, Muros Antigos, Contacto, Curtimenta e Parcela Única, Loureiro no Vale do Lima com as marcas Muros Antigos e Passionada, Avesso com a marca Muros Antigos e é ainda produtor de espumante de Alvarelhão com a marca Muros Antigos.
É produtor de vinhos tintos em Monção com a marca Pardusco e Pardusco Private e ainda na região do Dão, na Quinta de Silvares com a marca Dão Anselmo Mendes e Dão Touriga Nacional.
Na Ilha Terceira, Açores, produz vinhos da casta Verdelho com denominação Biscoitos, com as marcas Muros e Muros de Magma
No Brasil faz parte de um projecto vinícola em São Joaquim, Estado de Santa Catarina com o nome Quinta da Neve e ainda outros mais a sul em Pinheiro Machado (Serra Sudeste) da Vinícola Hermann.
É co-autor de vários trabalhos científicos na área de viticultura e enologia bem como orientador de dezenas de estágios em Enologia e pós-graduações em enologia, viticultura e marketing.
É referido habitualmente na imprensa geral e especializada, bem como convidado para debates e programas televisivos.
A imprensa especializada internacional, Wine Spectator, Wine Entusiast, Wine and Spirit, Decanter, Vinum, Weinwisser e outras referem o seu trabalho habitualmente.
Tem centenas de vinhos premiados nacional e internacionalmente.
A imprensa nacional e internacional tem atribuído aos seus vinhos excelentes classificações desde vinhos entre os 100 melhores do mundo até ao reconhecimento pelo maior crítico do mundo Robert Parker da excelência dos seus vinhos Alvarinhos e Loureiros.
Em 2011 é eleito Produtor do Ano pela Revista de Vinhos.
Em 2012 pelo semanário Expresso é eleito uma das 100 personalidades mais influentes em Portugal.
Em 2014 a Revista americana Wine Enthusiast elege-o o Master of Cool dos vinhos portugueses e a Revista polaca Vinum Magazine elegeu-o a Personalidade do Ano.
Em 2015 é condecorado pelo Presidente da Republica com o grau de Comendador de Mérito Empresarial classe Mérito Agrícola.
Em 2015 é condecorado pelo Município de Monção como Cidadão de Mérito
Em 2016 foi homenageado pelo Rotary Club de Monção
Em 2018 foi homenageado pela Associação Portuguesa de Enologia com o prémio "Prestigio da APE"
Em 2020 foi eleito Presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA)
Depois de 14 anos a liderar o Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), foi Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do mesmo Instituto, durante 9 anos, até 2022.
No mesmo ano, 2022, fundou a empresa Humanwinety, com 3 sócios, que visa a capacitação e inclusão de grupos menos representados na sociedade no negócio do vinho e da hotelaria.
É professor universitário em várias instituições onde leciona sobre prova de vinhos, vinhos do mundo, vinho do Porto. Desde 1999 é o regente da cadeira de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
É membro do painel de prova da Revista de Vinhos, a maior revista de vinhos portuguesa.
É consultor na área de vinhos para empresas e instituições.
É membro do Júri, há mais de duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos.
Licenciou-se em Engenharia Alimentar, tendo durante o curso estagiado no Instituto de Enologia de Bordéus.
Entre as suas atividades contam-se ainda cursos e palestras sobre a prova de vinhos.
Apesar de ser professor universitário, para manter os seus estudos atualizados está a estudar para se candidatar ao Institute of Masters of Wine em 2024.
Foi nomeado, em 2020, para Wine Person of the Year pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast.
Cathy van Zyl became the first Master of Wine on the African continent when she passed the notoriously difficult and prestigious MW examination in 2005. Chair of the Institute of Masters of Wine education committee for four years and member of its Council for six years, she became chair of the IMW in September 2022. Cathy lectures and judges locally and internationally, occasionally contributes to wine journals and websites around the world, but spends most of her wine-time as associate editor of Platter's South African Wine Guide. In 2019, she was named Institute of Cape Wine Masters' Personality of the Year for her passionate promotion of South African wine.
O Master of Wine Dirceu Vianna Junior, originário do Brasil, trabalha no negócio do vinho em Londres desde 1989 onde foi director de algumas das mais importantes empresas de distribuição de vinhos da Inglaterra. Em 2008, tornou-se no primeiro homem da América do Sul a conquistar o titulo de Master of Wine quando também recebeu o Prémio do Instituto of Masters of Wine de excelência em Negócios do Vinho. Após três décadas de experiência no sector em 2015 formou sua própria empresa de consultoria, Vianna Wine Resources e hoje trabalha em diversas partes do mundo incluindo Europa, África, Ásia e América do Sul. Além de consultor técnico e comercial trabalha como jornalista, jurado em vários concursos internacionais e é orador em vários eventos internacionais.
James Tidwell is a writer, speaker, educator, and entrepreneur. Tidwell founded and produces the TEXSOM Conference and produces the TEXSOM Awards. He is a member of the editorial committee of the Classic Wine Library, consulted on The World Atlas of Wine 8th Edition as well as the forthcoming update to the Oxford Companion to Wine, is a judge for The World of Fine Wine magazines Worlds Best Wine List Awards, and has been published in World of Fine Wine, Lonely Planet, and other outlets. For three years he published the annual digest TEXSOM Presents Sommelier.
He was selected Rising Star Sommelier 2007 by StarChefs, nominated as WSETs Outstanding Alumni 2017, nominated for the Person of the Year in Wine Enthusiast magazines Wine Star Awards 2019, and was named one of Wine Business Monthlys Wine Business Leaders 2021.
Tidwell has attained numerous accreditations and certifications. In addition to passing the Master Sommelier examination in 2009, he has earned the Diploma from the Wine and Spirits Education Trust (WSET); Certified Wine Educator (CWE) and Certified Specialist of Spirits (CSS) from the Society of Wine Educators (SWE); Certified Tea Specialist from the Specialty Tea Institute; and, Certified Sake Professional from the Sake Education Council.
Prior to entering the wine business, Tidwell graduated from Louisiana State University with a Bachelor of Science degree, majoring in International Trade and Finance, and the Culinary Institute of America, earning a degree with Honors.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (1985). Fundador e director, entre 1989 e Abril de 2007, da Revista de Vinhos, publicação de vinhos e gastronomia orientada para o consumidor final. Em Maio de 2017 lançou uma nova publicação mensal nesta área, denominada VINHO Grandes Escolhas, que se tornou já líder de mercado. Organiza anualmente um vasto conjunto de eventos vínicos (feiras de vinhos, provas comentadas, etc.) em vários pontos do país, onde se destaca a maior feira de vinhos do sector, a Grandes Escolhas Vinhos & Sabores, em Lisboa, com cerca de 400 produtores e cerca de 25 mil visitantes. Participa regularmente como speaker em colóquios, seminários e apresentações de vinhos em Portugal e no estrangeiro. Tem sido membro do júri de diversos concursos internacionais de vinhos e orienta eventos, cursos de prova e acções de formação sobre vinhos e gastronomia em Portugal, Angola, Europa, Ásia e América do Sul.
É director técnico do concurso Wines of Portugal Challenge, organizado anualmente pela ViniPortugal.
Prova e classifica anualmente mais de 6000 vinhos. Devido ao seu contributo para o desenvolvimento do vinho de Portugal, o Estado Português entendeu, em 2003, condecorar Luís Ramos Lopes com a Medalha de Honra da Agricultura.