Vasco Miguel
Portugal
Mestre em Sistemas de Prevenção e Controlo Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém.
Eng.º. Técnico Agrário pela Escola Superior Agrária de Santarém.
Curso de Técnicas Modernas de Vinificação Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.
Curso de Prova de Vinhos na Ordem dos Engenheiros Lisboa.
Técnico da União das Adegas Cooperativas da Província da Estremadura, de 1974 a 1978.
Acompanhamento em 1979 na casa Shenk na vila de Roll na Suíça, da técnica de selecção e transporte automático de uvas, feito por refratometria.
Formação em França em 1980, na cidade de Carcassonne a convite da União das Cooperativas Europeias, sobre as técnicas de carbonatação.
Membro do Comité Consultivo Vitivinícola da União Europeia durante três anos, tendo participado ainda nos Comités: Copa Cogeca e Team Verde, em representação da Fenadegas e da Confagri, em Bruxelas.
Enólogo da empresa pública Companhia das Lezírias de 1992 a 1996 dando início a todo o processo de modernização das vinhas e da adega.
Técnico em diversos períodos de 1979 e 2016, das Adegas Cooperativas de Alpiarça, Carvoeira, Merceana Sobral de Monte Agraço e Labrugeira.
Co-autor da Lei Quadro das Regiões Demarcadas Lei 8/85.
Criador dos Vinhos Leves e autor do Projecto de Lei que os originou.
Autor do Projecto de Lei da Região Demarcada de Aguardente de Qualidade da Lourinhã.
Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Estremadura desde a sua fundação, hoje Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.
Co-autor dos Projectos de Lei sobre as demarcações das Regiões Vitivinícolas do Oeste (Lisboa), Ribatejo (Tejo) e Alentejo.
Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo desde a sua fundação, hoje Comissão Vitivinícola Regional Tejo.
De 1974 a 1982 fez parte da equipa técnica dos Enólogos Eng.º Octávio e Mário Pato.
Membro da Confraria dos Enófilos de S. Vicente (única de âmbito nacional), tendo desempenhado o cargo de Grão Escanção, e atualmente o de Vice Grão-Mestre.
É portador da insígnia da Federação Nacional das Confrarias Báquicas de Portugal.
Membro fundador da Confraria dos Enófilos da Estremadura.
Elemento fundador da Confraria de Nossa Senhora do Tejo (Ribatejo).
Membro da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, na dupla qualidade de Honra e Devoção.
Membro da Confraria de Vinhos do Alentejo.
Orientador de Estágios e várias Teses finais de Curso e de Vindimas de alunos dos Institutos Politécnicos de Beja e Santarém, assim como do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), num total 12 trabalhos.
Membro da Associação Portuguesa de Enologia e da Union Internationale des Oenologues, desempenhou o cargo de Secretário da Mesa da Assembleia Geral.
Representante da Adega Cooperativa da Carvoeira no Programa Agro medida 8 Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração, acção 8-1 Desenvolvimento Experimental e Demonstração (DE&D), Agro 90. Efeitos das Tecnologias de Utilização de Madeiras no Envelhecimento de Vinhos Tintos, subsidiado pela UE em colaboração com a Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo, a Estação Vitivinícola Nacional, e a Escola Superior Agrária de Santarém.
Orientou Provas de Vinhos Portugueses no Brasil, nas cidades de: S. Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza e Brasília, na Alemanha em: Hamburgo e Berlim, na França em: Bordéus e Saint-Caprais e ainda Angola em Luanda e Moçambique em Maputo.
Membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais como: Festival do Vinho Português no Bombarral, Concurso de Vinhos da Estremadura, Concurso de Vinhos Cidade de Coimbra, Concurso de Vinhos do Ribatejo, Concurso de Vinhos das Adegas Cooperativas de Portugal (Fenadegas), Concurso de Vinhos do Festival do Cartaxo, Concurso de Vinhos Clube do Vinho, Concurso World Masters Challenge, Membro do Júri Final do Concurso da Confraria dos Enófilos do Alentejo, Concurso Nacional de Vinho Engarrafado. Festival Nacional do Vinho em Santarém, Concurso de Vinhos na Produção da C V R Ribatejo e Concurso de Vinhos Engarrafados do Ribatejo e do Tejo, Concurso Nacional de Vinhos no CNEMA Santarém, Concurso de Vinhos de Alenquer.
Intervenção em Madrid na I Conferencia de los Vinos de Mesa con Indicacion Geografica (los vinos de la tierra de castilla).
Co-autor do Manual de Boas Práticas de Produção Vitivinícola (BPPV) em representação da Adega Cooperativa da Carvoeira tendo a colaboração da Universidade do Minho, Estação Vitivinícola Nacional, Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos Verdes, Adegas Cooperativas de Ponte de Lima e Ponte da Barca.
Apoiou a Candidatura dos Municípios de Alenquer e Torres Vedras na qualidade de parceiro, ao galardão Cidade Europeia do Vinho 2018.
Convidado a selecionar o vinho de Alenquer e Torres Vedras, pelas respetivas câmaras municipais, com o Eng.ª João Melícias, para dar origem ao vinho (Aproximar), comemorativo da atribuição do título Cidade Europeia do Vinho 2018.
Galardoado em 2018 com o Troféu Prestígio de Carreira da Associação Portuguesa de Enologia.
Homenageado pelas câmaras municipais de Torres Vedras e Alenquer, pelo trabalho na elaboração do vinho Aproximar e na parceria da Cidade Europeia do Vinho em 2018.
Deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Lisboa durante a 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Legislatura (1980/1995)
Presidente da Subcomissão de Demarcações na Comissão de Agricultura e Pescas.