Luís Manuel Ramos Lopes, Jornalista de vinhos
Coordenador e responsável pelo Guia de Compras dos Vinhos Portugueses, um livro de provas editado em Dezembro de cada ano pela Revista de Vinhos.
Para além da sua actividade jornalística, Luís Lopes participa regularmente como speaker em colóquios, seminários e apresentações de vinhos em Portugal e no estrangeiro. Tem sido membro do júri de diversos concursos internacionais de vinhos e orienta cursos de prova e acções de formação sobre vinhos e gastronomia em Portugal, Europa, Ásia e América do Sul.
Devido ao seu contributo para o desenvolvimento do vinho de Portugal, o Estado Português entendeu, em 2003, condecorar Luís Lopes com a Medalha de Honra da Agricultura.
Após 14 anos à frente do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), assumiu recentemente a Direção Técnica do mesmo Instituto, continuando a provar diariamente os vinhos das prestigiadas Denominações de Origem da Região Demarcada do Douro.
É membro do Júri, há quase duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos, tendo presidido algumas mesas desses Concursos.
É professor de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa desde 1999.
Faz parte do Grupo de Trabalho de Análise Sensorial da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV).
Licenciou-se em Engenharia Alimentar, tendo durante o curso estagiado no Instituto de Enologia de Bordéus.
Entre as suas actividades contam-se ainda cursos e palestras sobre a prova de vinhos.
É convidado com regularidade por diferentes meios de comunicação social para comentar a atualidade vínica.
Caro Maurer MW vive em Bona, na Alemanha. É a primeira mulher Master of Wine dos países de língua alemã. Há mais de 20 anos que escreve sobre vinhos, dividindo o seu tempo pelo General-Anzeiger, um jornal diário de Bona, e duas revistas, a Der Feinschmecker (The Gourmet) e a Fine, a edição alemã da revista de vinhos. Também é formadora no WSET da Alemanha, Áustria e Noruega. Como membro do Comité de Educação do Instituto de Masters of Wine está profundamente envolvida na formação dos alunos MW.
Caro Maurer colabora em seminários e provas de vinho para várias associações de vinho genéricos, como a Wine Australia, Vinhos de Nova Zelândia, Grécia, Líbano, Israel ou VDP. Ainda participa como jurada em inúmeros concursos de vinhos internacionais, como a Decanter WWA em Londres.
Master of Wine Dirceu Vianna Júnior, originário do Brasil, trabalha em Londres desde 1990 no comércio do vinho. Em 2008, torna-se o primeiro Master os Wine da América do Sul. É actualmente director de vinhos do Grupo Britânico Coe Vintners e acumula funções como Consultor técnico, formador de vinhos, e júri em vários concursos de vinhos internacionais. Palestrante regular em vários eventos internacionais e presenças na radio e televisão Sul Americanas.
O Master Sommelier Evan Goldstein é um dos especialistas da indústria vitivinícola e gastronómica mais criativos dos EUA. A carreira de gastronomia e vinhos de Evan começou nas famosas cozinhas de Paris e Califórnia. Em 1984 juntou-se à sua mãe, a chef e autora Joyce Goldstein, para abrir o célebre restaurante de São Francisco, Square One. Em 1987 foi o oitavo Americano e o mais jovem de sempre dessa época a ser aprovado no prestigiado exame para escanção (Master Sommelier). Desde 1990 que Evan criou programas de formação sobre vinhos e escolas de hotelaria. Evan continua a formar e a fazer exames a candidatos para o curso de escanções como membro fundador. É o autor do livro Five Star Service: Your Guide to Hospitality Excellence (edição On Premise Communications Inc.) e dos livros aclamados pela crítica, Perfect Pairings: A Master Sommeliers Practical Advice for Partnering Wine with Food e respectiva sequela, Daring Pairings: A Master Sommelier Matches Distinctive Wines with Recipes from His Favorite Chefs, ambos publicados pela University of California Press. Além disso, Goldstein é coautor de inúmeros livros com a sua mãe Joyce Goldstein. Evan contribui regularmente para o Americas Sommelier Journal, é um dos editores das revistas Winen & Dine e Indulgence em Singapura, é o correspondente de vinhos americano para a Wine Review, a revista de vinhos e gastronomia sul-coreana líder no mercado, e é um convidado residente na qualidade de especialista de vinhos no programa televisivo da NBC In Wine Country. Também participa regularmente no conhecido Ronn Owens Show na rádio KGO e no programa de televisão aos sábados de manhã KPIX Eyewitness News, ambos em São Francisco, bem como na rádio nacional Martha Stewart, organizado pela Sirius.
Joshua Greene Editor da revista Wine & Spirits.
Depois de se formar na Universidade de Princeton em 1981, Joshua Greene iniciou a sua actividade em lojas de vinho. Prosseguiu a sua carreira em redacções de algumas revistas da especialidade nos EUA. O seu envolvimento no projecto da Wine & Spirits começou como consultor, tendo posteriormente adquirido a revista em 1989. Em 2009 foi condecorado com a Ordem de Mérito de Portugal, é membro da confraria do Vinho do Porto e da Sociedade de Wine Educators.
A revista Wine & Spirits é uma revista de referência para o mercado dos EUA, sendo altamente respeitada junto dos profissionais do vinho americanos.
Ainda que baseada nos EUA, o conteúdo da revista assume uma perspectiva global sobre o vinho, com artigos e opiniões de todos os cantos do mundo do vinho.
Julia Harding foi em 2004 à primeira tentativa Master of Wine, sendo a melhor aluna do seu ano e em 2007 ganhou a distinção de Melhor Comunicador do Ano, desse Instituto. Desde 2005 escreve a tempo inteiro, faz pesquizas e é coordenadora e provadora assistente da internacionalmente aclamada Jancis Robinson.
Desempenhou um papel importante nas edições mais recentes no The Oxford Companion to Wine (2006, 2015) e no The World Atlas of Wine. Pesquisou e é co-autora, com Jancis e com o Dr. José Vouillamoz, do Wine Grapes, um guia completo de 1.368 castas, incluindo suas origens e sabores (Allen Lane, / Ecco, outubro de 2012).
Além de trabalhar nestes grandes livros de referência, Julia contribui e mantém os padrões editoriais do premiado site www.JancisRobinson.com. Dá palestras e é jurada nos principais concursos do vinho em todo o mundo. Em 2009 ganhou o Special Award no the Louis Roederer International Wine Writers Awards e foi nomeada para o prémio do comunicador on-line em 2014.
Em 2011/12 Julia foi Jornalista Português do ano e continuou a concentrar-se na diversidade e na alta qualidade dos vinhos de Portugal, com um interesse particular em variedades autóctones. Julia vive e trabalha em Londres e é hoje altamente respeitada como uma mentora Master of Wine.