Jurados

Cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por 5 a 7 membros qualificados, dos quais pelo menos 2 serão estrangeiros, sendo os presidentes de cada júri nomeados pela direcção do Concurso.


A Direcção Técnica do Concurso Vinhos de Portugal caberá em 2014 a João Pires.

Director Técnico    

  • João Pires Portugal

    x

     

    Master Sommelier actualmente inscrito no Master of Wine,
    Chefe Sommelier em Dinner by Heston Blumenthal * Michelin no Mandarin Oriental de Londres, foi Chefe Sommelier em Gordon Ramsay RHR, em Londres / UK *** Michelin, director de vinhos no Hotel Capital, em Londres / UK ** Michelin, director de vinhos no the Vineyard em Stockcross, Newbury / UK ** Michelin,
    Colaborador da revista WINE, Portugal
    Membro do ""Vinho Periquita Brotherhood"", ""Confraria dos Enófilos de S. Vicente Brotherhood"", ""Association Internationale des Maîtres Conseils en Gastronomie Française"", ""Confrérie de la Chaine des Rotisseurs"", Mestre do Porto 95 e 97.
    Membro do júri em vários concursos internacionais, Ruinart Best European Sommelier Contest, Starwine International Wine Competition, Douro/Duero Wine Competition, Michael Angelo Wine Awards, Cape Town, Concours Mondiale de Bruxelles, Decanter Wine Awards. Presidente de júri no Concurso Nacional de Vinhos

Jurados

  • W. Blake Gray EUA

    x

     

    W. Blake Gray ganhou o Prémio Roederer em 2013 de Melhor Blogger / on-line Escritor de vinhos do mundo. É o editor da revista Wine Califórnia Searcher e escreve sobre vinhos do resto do mundo para Palate Press, Wine Review on-line e seu próprio blog, O Relatório de Gray.

  • Jiang LU  China

    x

     

    "É o fundador e conselheiro-chefe das plataformas digitais de vinho WineOnline.CN, WineSchool.CN e WineBlogChina.COM e colunista em meios de comunicação generalistas de finanças, comida e vinho. Acumula funções como Consultor técnico de empresas e colecções de vinhos e júri em vários concursos de vinhos internacionais e é também um formador de vinho Internacional acreditado pelo Bordeaux Wine School (L'Ecole du Vin de Bordeaux) colaborando a esse nível com o Instituto dos Vinhos da Califórnia e com “Wines of Chile”. "

  • Peter Kwong  China

    x

     

    "Director do Curso TSA Wine School - Presidente Fundador e Director de Painel de Juizes - Hong Kong Wine Association juízes Começou a sua carreira na década de 90. Peter apaixonou se pelo vinho desde que foi convidado para participar de uma competição sommelier. Com entusiasmo e determinação para estudar os vinhos do Mundo, venceu muitos prémios locais e no exterior, incluindo o Campeonato Internacional de Sommelier, em Paris, em 1997, onde ficou em segundo lugar na Ásia, a mais alta classificação de um Sommelier chinês de sempre! Além de um educador de vinho, colunista e jurado, Peter é um dos fatores-chave na promoção da cultura do vinho em Hong Kong e na Grande China, ajudando muitos institutos e departamentos do governo nos últimos anos. Também é o fundador e presidente da Associação de Jurados de Vinho de Hong Kong que visa ligar os padrões de julgamento vinho globais com as características locais e chineses. Com presença habitual nos meios de comunicação local, continentais e internacionais, Peter é sempre um especialista em vinho enérgico e uma figura popular entre os amantes de vinho! "

  • Moonsong Bang  Coreia

    x

     

    "Moonsong Bang fundou a empresa de consultoria especializada em formação e vinhos, Winevision, em Seul, em 2009. É também uma Formadora Certificada para a Wine & Spirit Education Trust e professora do programa de MBA em Hospitalidade Le Cordon Bleu da Escola de Negócios de Hospitalidade Sookmyung. Moonsong trabalha no negócio de vinhos há 10 anos e tem experiência profissional como Coordenadora de Formação, merchandiser e proprietário de restaurante. Completou uma licenciatura em Literatura e Língua Francesa na Coreia, estudou e trabalhou na Austrália, França e Reino Unido, e visitou muitas das regiões vinícolas do mundo. Está atualmente inscrita no programa Master of Wine e participa regularmente no painel de degustação para a IWSC (International Wine and Spirit Competition) e também Decanter Asia Wine Awards. "

  • Jessica Harnois  Canadá

    x

     

    "Jessica Harnois é sommelier com experiência de mais de 15 anos no campo da restauração e trabalhou nalguns dos melhores restaurantes do mundo, incluindo o Tetsuya em Sydney e Charlie Trotter, em Chicago. Também ocupou o cargo de sommelier chefe e comprador de vinho para a SAQ e foi responsável pelo catálogo vinícola “Le Courrier” e pela prestigiosa adega de vinhos da SAQ. Desde 2009 é presidente da “Canadian Association of Professional Sommeliers “, vice-presidente da “Pan-American Sommelier Alliance “ e presidente da agência de mulheres sommeliers “Vins au feminin”. Foi também a inventora do jogo de Degustação VEGAS. Participa em vários programas de rádio e televisão (CKOI, Rythme FM and The Beat e TVA), é colunista em várias revistas e blogs (CASA, Moi & Cie, 7 Jours, Rezo, Homme) e é também co-autora, com Alexandre Marchand , do guia ' Un Sommelier à votre Table' que inclui 200 vinhos do ano escolhidos pelos 50 melhores sommeliers do Québec. "

  • Ewa Rybak Polónia

    x

     

    Ewa Rybak, jornalista de vinhos Editora da Magazyn WINO - principal revista de vinhos da Polónia e editora principal da edição online, cooperando com muitas outras revistas e sites. Focada e especializada em vinhos de Portugal e Espanha. Especialista em temas de vinhos e de edição, também traduz livros e guias de vinhos, participa em conferências de vinhos, seminários e apresentações, orienta degustações de vinho português para consumidores e profissionais (gastronomia, comércio), escreve suplementos para as mais importantes edições polacas, livros de vinho conhecidos em todo o mundo (i.e. Wine Course by Jancis Robinson). Membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais de vinho. Conhece bem o mundo do vinho (Portugal, França, Itália, Hungria, Grécia, Áustria, Alemanha, Moldávia, Geórgia, Espanha), participando nos mais importantes eventos de vinho e feiras . Conhecedora do mundo do vinho - sua escolha pessoal é sempre Portugal

  • Nadia Fournier  Canadá

    x

     

    "Nadia Fournier desenvolveu uma paixão pelo vinho durante uma longa viagem na Europa, onde fez vindimas na Borgonha (França), no Valais (Suíça) e no Piemonte (Itália). Co-autora, a partir de 2007 do “Le Guide du Vin” em parceria com Michel Phaneuf que criou o famoso livro há 33 anos, Nadia Fournier é a responsável do guia de vinhos mais vendido no Québec desde 2011. É também colaboradora da revista “L'actualité”, do sítio de Internet de Michel Phaneuf (www. michelphaneufvin.com), de www.chacunsonvin.com (Wine Align, Québec) e pode ser vista todas as quintas-feiras na MaTV para o programa de TV “Libre-Service”. O livro “Le Guide du Vin 2010” foi premiado como o melhor guia de vinhos do mundo nos “Gourmand World Cookbook Awards. "" "

  • Alexandra Corvo Brasil

    x

     

    Sommelière, formada em Viticultura e Enologia pelo Centro Federal de Pesquisas Agronomicas de Changins, na Suiça e em Hotelaria pela Escuela superior de Madrid. Atuou em restaurantes de 94 - 2005. Atualmente é proprietária e professora no Ciclo das Vinhas - Escola do Vinho e Livraria Especializada, colunista da rádio Bandnews FM, colunista do jornal A Folha de São Paulo e apresenta um programa de TV no canal Arte 1

  • Bernd Kreis Alemanha

    x

     

    "Bernd Kreis é um sommelier alemão, importador de vinhos com duas lojas de vinho em Stuttgart. É também um pequeno produtor de vinho biológico em Stuttgart e autor de vários livros e artigos sobre o vinho. Durante sua carreira, trabalhou em restaurantes de prestígio como Inverlochy Castle (Relais & Châteaux, Escócia), Restaurante Bareiss (*** Michelin, Alemanha) e Restaurante Wielandshohe (* Michelin, Alemanha). Foi galardoado com os títulos de ""Melhor Sommelier da Alemanha"" e ""Melhor Sommelier da Europa"" em 1992 e foi eleito Sommelier do ano (Guia Gault Millau, Alemanha) em 1993."

  • Robert Whitley  EUA

    x

     

    "Robert Whitley escreve a coluna ""Wine Talk"" para o Creators Syndicate e é Editor da publicação on-line de vinhos Wine Review Online. Robert também é director da Critics Challenge, da Sommelier Challenge e da Winemaker Challenge. É director do Concurso Internacional de Vinhos de San Diego e juízes em vários outros concursos de vinhos do mundo inteiro. "

  • Luiz Horta  Brasil

    x

     

    Luiz Horta é jornalista de gastronomia e vinhos, tendo colaborado com as revistas Gula, Wine Style e o jornal Folha. Foi colunista do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, desde sua criação há 8 anos atrás, assinando nesse jornal uma página semanal sobre vinhos e bebidas espirituosas. Actualmente é colunista de o Globo. É consultor da Jancis Robinson para as publicações Atlas Mundial dos Vinhos e Oxford Companion to Wine. Traduziu, entre outras publicações, as Memórias de Jancis Robinson e livros de Jeffrey Steingarten, Daniel Boulud, Anthony Bourdain. Publicou a colectânea “O melhor do comer e beber” e recentemente lançou o livro ” Vinhos que cabem no seu Bolso”.

  • Anthony Rose Reino Unido

    x

     

    Anthony Rose é o correspondente de vinho do Independent e contribui para várias outras publicações. Ele distribui o seu tempo entre participações em concurso de vinho em todo o mundo e a leccionar o Certificado Leiths of Food & Wine em escolas e treinar funcionários de restaurante em saquê japonês. Preside o painel de Decanter World Wine Awards da Austrália e é co-presidente do Desafio Internacional de Sake, em Tóquio. Foi distinguido com o prémio Colunista Louis Roederer International Wine of the Year 2008 e Wine Glenfiddich Escritor do Ano de 2005. É ainda membro fundador do The Gang do Vinho em www.thewinegang.com, tem um blog em seu site:. Www.anthonyrosewine.com e está no Twitter @ antrose33.

  • Christina Fischer  Alemanha

    x

     

    "Christina Fischer dá consultoria personalizada sobre vinhos e conceitos em torno do tema do vinho e da comida. É uma das estrelas do seu negócio e recebeu vários prémios e distinções como Sommelier, dono de restaurante do ano, bem como pela sua escola de vinho. Milhões de telespectadores reconhecem-na como a especialista em vinhos do canal VOX-Kochduell onde, por mais de sete anos, fez recomendações de vinho para combinar com a comida. Foi guia e apresentadora na série da TV ARTE ""Weinprobe"" e, em 2003, passou nos exames do ""Diploma"" da Wine & Spirit Education Trust. Os seus ecléticos e altamente reconhecidos livros sobre comida e vinho alcançaram sucesso comercial. O livro ""Making Sense of Food & Wine - Conceitos para Combinações"" é um livro de referência sobre a interação de comida e vinho. Escreve também colunas de culinária e artigos tanto na imprensa escrita como on-line que completam o seu versátil portefólio profissional. "

  • Ryan Opaz  EUA

    x

     

    Ryan Opaz vive no Porto, Portugal com sua esposa, filho e dois gatos. Tendo trabalhado como um retalhista de vinhos, chef e talhante Ryan tem explorado o mundo do vinho e da gastronomia de dentro para fora. Conhecido por muitos em todo o mundo como um líder no campo da comunicação digital do vinho e um auto confesso "tecnólogo", Ryan é consultor em sites e blogs de vinhos, adegas e restaurantes. É um orador de renome em eventos em todo o mundo, como por exemplo: Wine Future; London International Wine Fair 2009, 2010; Essência do Vinho; London Boutique Winery Tasting; Bibendum Annual Tasting; Congreso Internacional de Turismo Enologico; Zagreb Wine Festival entre outras. Regularmente é palestrante sobre Media Social na Burgundy Business School. Ryan é o co-fundador da Catavino.net e da Conferência de Comunicação Digital Wine, este ano em Montreux na Suíça.

  • Victor Amaro  Portugal

    x

     

    Vitor Amaro, Sommelier tem mais de 20 anos de experiência tendo iniciado no Restaurante Mónaco em Caxias, Lisboa. A sua carreira internacional começou em Boston, USA no restaurante Locke-Ober, um dos mais celebres restaurantes em tempos frequentado por JFKennedy, Ogden Nash, Marilyn Monroe entre outras celebridades. Tendo regressado a Portugal como Chef Sommelier do estrela Michelin da Fortaleza do Guincho antes de partir para o Reino Unido onde fez parte das equipes do Hotel du Vin Cheltenham, do The Bath Priory Hotel com o Chef executivo Michael Caines detentor de 2 estrelas Michelin. O Victor tem entre outras, certificações internacionais pelo WSET e pelo Court Master Sommeliers, é regularmente júri em diversos concursos nacionais e internacionais como Decanter World Wine Awards, Sommelier Wine Awards, etc. Tendo sido nomeado finalista “Sommelier do ano 2013” pela revista WINE Portugal. E actualmente o Chef Sommelier do Hotel du Vin, Tunbridge Wells desde 2011, para alem de outras actividades como consultor independente e eximio organizador de “Wine Events”.

  • Sandra Zottis Brasil

    x

     

    Sandra Zottis, formada no curso técnico e superior de Viticultura e Enologia, em Bento Gonçalves – RS. Trabalhou na Vinícola Dal Pizzol durante 6 anos. Atualmente trabalha na rede de Lojas Vino! Responsável por treinamento, palestras e degustações para clientes e restaurantes; é professora de Enogastronomia do Centro Europeu para os Cursos de Chef de Cuisine e Hotelaria; professora de Sommelier na mesma escola; professora do curso de Pós-graduação em Enogastronomia da Univali –SC; professora de Enogastronomia para o Curso de Gastronomia da Faculdade Univel de Cascavel – PR; Sócia Fundadora do Instituto Cultural do Vinho e Integrante da Associação Brasileira de Enologia, Presidente fundadora da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, Jurada em dois Concursos de Vinhos em Mendoza, La Mujer Elige e no Concurso de Vinhos do Brasil, representando a Associação Brasileira de Enologia. Atualmente cursa Pós-graduação em Viticultura e Enologia, na Universidade Tuiuti em Curitiba – PR.

  • Axel Probst Alemanha

    x

     

    Axel Probst, Jornalista, especialista em vinhos do Douro e Porto. Lecciona nos Cursos Sommelier alemães, bem como nas principais Universidades do Vinho. Autor dos principais artigos sobre Porto e Douro na imprensa alemã. Sendo um Cavalero da Confraria do Vinho do Porto e com a ajuda de ViniPortugal, reuniu num unico evento os principais produtores de Porto, www.o-port-unidade.com.

  • Anton Obrezchikov Rússia

    x

     

    Escreve sobre o vinho e gastronomia desde 2000. Colaborou com as principais edições temáticas, disponíveis no mercado russo, trabalhou como editor na revista Simples Notícias Vinho, esteve à frente de uma coluna de vinhos na Kommersant-Weekend. Atualmente escreve para a GQ e outras revistas e jornais. Educação profissional - escola de sommeliers.

  • Jan Rosborn Suécia

    x

     

    Jan Rosborn tem vindo a trabalhar profissionalmente com o vinho há mais de 20 anos e entre outras coisas sido vice-presidente da Associação Sueca Sommelier e membro do conselho da sociedade vinho Munskänkarna. Hoje divide o seu tempo entre o ensino em escolas de sommeliers e a escrever para diferentes revistas de vinho.

  • Osvaldo Amado Portugal

    x

     

    Português natural de Angola, Osvaldo Amado iniciou actividade em 1986 e há 23 anos que é Enólogo Chefe. Possui um extenso curriculum na produção de vinhos tendo vinificado em quase todas regiões demarcadas de Portugal. Actualmente é Director de Enologia da Dão Sul, que inclui Quinta de Cabriz, Casa de Santar, Herdade Monte da Cal, Quinta do Encontro, Quinta das Tecedeiras, Quinta de Lourosa, Sá de Baixo, Paço dos Cunhas de Santar, Vinícola Santa Maria no Brasil, entre outros. Já vinificou em Espanha, Itália e Africa do Sul. No seu percurso obteve distinções nacionais e internacionais que totalizam mais de 100 medalhas de Ouro e 300 de prata, sendo ainda presença assídua como jurado em vários concursos nacionais e internacionais.

  • João Soares Portugal

    x

     

    Coordenador e Diretor de Enologia e Viticultura da Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, S.A. para os 3 centros de vinificação – Bairrada, Dão e Douro. Membro da Câmara de Provadores da C.V. Bairrada

  • Martta Simões Portugal

    x

     

    Formada em Enologia pela UTAD em 2001, é hoje diretora de Enologia de uma casa emblemática da Região do Tejo, a Quinta da Alorna. Acumula funções de provador na Câmara de Provadores da CRV do Tejo. Eleita como melhor “Enólogo do Ano Vinhos do Tejo 2011”e reconhecida por um crítico de vinhos Portugueses em 2013 como “Jovem Enólogo do Ano 2012

  • Oscar Gato Portugal

    x

     

    Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, Pós-Graduação em Viticultura e Enologia pelo ISA-Lisboa e FEUP-Porto. Director Técnico de Viticultura e Enologia na Adega de Borba. Provador de Vinhos da Junta de Recurso da Câmara de Provadores da CVR Alentejana. Membro da APE- Associação Portuguesa de Enologia.

  • Sónia Martins Portugal

    x

     

    Nascida na Bairrada, estudou na UTAD e licenciou-se em Enologia no ano de 2000. Durante grande parte da sua actividade profissional, pertenceu aos quadros de uma grande empresa Portuguesa, tendo sido responsável por toda a área de produção nacional, acumulou também a experiencia além fronteiras nomeadamente no Brasil onde realizou várias vindimas.

  • Manuel Moreira Portugal

    x

     

    Sommelier, “Escanção do Ano 2003”pela Revista de Vinhos, Prémio “Reconnaissance” 2005 como “Sommelier do Ano”, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia, “Best Sommelier in Portugal 2009” pela revista Wine Business International, Formador, Consultor, Critico de Vinhos da Revista Wine, Master of Wine Student

  • Paulo Ruão Portugal

    x

     

    "Licenciado em Enologia pela UTAD, fez formação no instituto de Enologia de Bordéus e desempenhou funções de Diretor de Enologia na empresa de Vinho do Porto RAMOS PINTO de 1987 a junho de 2005 . Foi elemento do Júri do concurso Wine Challenge em Londres . É desde então, responsável pela direcção técnica e Enólogo da empresa Lavradores de Feitoria, na região do Douro, e membro do concelho de administração. "

  • Antonina Barbosa Portugal

    x

     

    "Antonina Barbosa trabalha na Falua desde 2004 como Enóloga e Directora de Produção, Qualidade e Segurança alimentar. Desde 2010 é também Enóloga na J Portugal Ramos Vinhos Verdes. Iniciou a sua carreira em 2000 na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB-UCP), como Investigadora na área dos compostos aromáticos voláteis dos vinhos. Realizou o Mestrado em Enologia na ESB-UCP e a Licenciatura em Bioquímica na Universidade de Ciências do Porto, assim como duas Pós Graduações, em Segurança Alimentar e Enologia, na ESB-UCP. "

  • Maria de João Almeida Portugal

    x

     

    Maria João de Almeida é jornalista e crítica de vinhos. Trabalhou mais de uma década no jornal Expresso, tendo saído em 2009 para se lançar nos seus próprios projectos, o site www.mariajoaodealmeida.com e o www.vinhotv.com. Colabora também com diversas revistas e jornais a nível nacional e internacional, e escreve livros sobre vinho. É ainda a editora da revista Escanção.

  • Nuno Galvão Portugal

    x

     

    Formado em Ciências Agrárias com especialização em Enologia, tem desenvolvido o seu trabalho na área dos vinhos desde 1989, trabalhando em várias Adegas Cooperativas nas regiões das Beiras, Dão, Ribatejo e Lisboa, bem como em alguns produtores nas várias regiões vitícolas. Presentemente ocupa o cargo de Enólogo e Director de Produção na Adega da Vermelha, empresa situada na região Vitivinícola de Lisboa

  • Tiago Garcia Portugal

    x

     

    "Tiago Garcia 35 anos , natural de Vila Viçosa. Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e pós-graduado em Enologia pela Universidade de Évora. Abracei o projecto da Herdade das Servas há 12 anos, tendo integrado o departamento de enologia deste produtor de Estremoz em 2002."

  • Nelson Rolo Portugal

    x

     

    "Enólogo Residente na empresa Ervideira Soc. Agrícola Lda de 2000 – 2008. Enólogo e Director de Produção na Empresa Ervideira Soc. Agrícola Lda, desde 2008 até hoje. Consultor de Enologia na AgroWell. "

  • João Vicêncio Portugal

    x

     

    "Título Profissional de Enólogo; Pós-Graduação em Viticultura pela Universidade de Évora; Bacharelato de Engenharia Técnica Agro-Industrial, pela Escola Superior Agrária de Beja. 1995-2014 - Responsável pelos Departamentos de Enologia e de Viticultura, na Enovalor Agro-Turismo, S.A.( Grupo Enoport United Wines ) "

  • Carlos Alves Portugal

    x

     

    Carlos Alves formado em Engenharia Agrícola pela Utad, tendo frequentado algumas cadeiras de enologia durante a sua formação nesta instituição e posteriormente frequentou cursos e formações em enologia. Trabalha desde 2007 no grupo Sogevinus tendo feito a sua primeira vindima no Douro em 2003. Actualmente é responsável pelos vinhos Generosos do grupo Sogevinus que engloba marcas emblemáticas como a Kopke, Burmester, Calem, Barros e Gilberts.

  • Tiago Alves de Sousa Portugal

    x

     

    Melhor aluno do curso de Eng. Agrícola da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sendo como tal distinguido com o prémio Fundação Eng.º António de Almeida e com a Bolsa de Mérito do Fundo de Apoio ao Estudante. Após vários estágios de vindima complementados com cursos de formação na área da Enologia e da Viticultura e uma passagem pelo Instituto de Viticultura da Universidade Católica de Piacenza (Itália), passa em 2002 a integrar a equipa técnica dos vinhos do Douro e Porto da família Alves de Sousa. Em 2011 concluiu um doutoramento em Ciências Agronómicas/ Viticultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com classificação máxima. Conta com várias publicações no âmbito da viticultura em revistas internacionais e actas de encontros científicos, sendo frequentemente convidado para palestras em Portugal e além fronteiras. Na produção de vinhos do Douro e Porto da família, além da direcção técnica, é também responsável por vários mercados de exportação. É um dos representantes da 5ª geração Alves de Sousa.

  • Carlos Silva Portugal

    x

     

    Carlos da Costa Silva é licenciado em Enologia pela UTAD e Mestre em Viticultura e Enologia pelo ISA - Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolve a sua actividade como Enólogo na UDACA e na Consultora Vines e Wines, nas regiões do Dão, Bairrada, Verdes, Douro e Alentejo. É docente convidado do Ensino Superior e desenvolve investigação sobre terrois vitícolas.

  • Carlos Teixeira Portugal

    x

     

    Carlos Teixeira, 38 anos, casado e pai de um lindo menino. Enólogo desde 1997, trabalha na Quinta da Lixa desde 1999. Toda a sua carreira académica foi feita em Portugal.

  • Raquel Carvalho Portugal

    x

     

    Raquel Carvalho, Licenciada em enologia pela UTAD, Enóloga na Empresa Campolargo desde 2004, integrou a câmara de provas CVR Bairrada, participou em várias formações na área de viticultura e Enologia.

  • Americo Pereira Portugal

    x

     

    Sommelier, Consultor, Formador da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, Sócio gerente da EnoMania – Distribuidora de Vinhos e organização de Eventos Vínicos. Júri de Concursos Vínicos e Gastronómicos.

  • Carlos Lucas Portugal

    x

     

    Enólogo de formação, com mais de 20 anos de carreira, Carlos Lucas possui uma vasta e diversificada experiência, nacional e internacional, marcada por um percurso de sucesso. Começou a sua carreira no Dão, região com a qual mantêm uma relação especial. Posteriormente, trabalha directamente com outras prestigiadas regiões vitivinícolas portuguesas, criando vinhos do Douro, do Alentejo, da Bairrada e da Região do Vinhos Verdes. A nível internacional, participa na elaboração de vinhos no Priorat, na vizinha Espanha, na Argentina, sendo no Brasil que mais se destaca com o inovador projecto no Paralelo 8. Profissional polivalente e multifacetado, foi eleito "Enólogo do Ano 2007" pela prestigiada Revista dos Vinhos

  • Jaime Quendera Portugal

    x

     

    Enólogo da Adega de Pegões, Casa Ermelinda Freitas, Felipe Palhoça vinhos, Quinta de Alcube, Fundação Stanley Ho entre outros na Península de Setúbal, Adega das Mouras de Arraiolos, Herdade do Pombal no Alentejo, Quinta da Lapa no Ribatejo, Fundação oriente em Lisboa. Perito Português de enologia na União Europeia pela CONFAGRI.

  • Ivo Silva Portugal

    x

     

    "Licenciatura em Enologia pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Experiência em vindimas nas diferentes regiões, Douro, Vinhos Verdes, Dão e Alentejo. Primeiro emprego como Enólogo Residente em empresa na Região do Douro. Actualmente Enólogo assistente da Dão Sul / Global Wines - Enólogo Responsável pela Herdade Monte da Cal em Fronteira, Alentejo "

  • Per Karlsson Suécia

    x

     

    "Per é co-fundador de BKWine, juntamente com sua esposa Britt. Rumores dizem que o seu interesse por vinho começou quando ele tinha apenas 11 anos. Assim como Britt, Per visita cerca de 200 vinícolas por ano em excursões de vinho e de investigação jornalística. Escreve sobre o vinho, principalmente on-line na BKWine Magazine http://www.bkwine.com e no BKWine Brief. Também é o editor-chefe da BKWine Magazine. Per também é um fotógrafo profissional, especializada em vinhos e fotografia de viagem. Veja Photography BKWine http://www.bkwinephotography.com para saber mais. Desde há alguns anos atrás, ele também se ramificou em produção de vídeo sobre o mesmo assunto. Ele contribuiu com todas as imagens e algum texto, a livros de vinho da BKWine. Antes de criar BKWine Per teve uma longa carreira em marketing e desenvolvimento de negócios internacionais na indústria de tecnologia (o seu percurso incomum inclui um mestrado em física e um MBA da Insead). "

  • Michael Harrison Rússia

    x

     

    "A carreira de na degustação começou na universidade, onde à frente da equipa de degustação de Oxford venceu a Cambridge em dois anos consecutivos. É co-fundador com Robert Joseph da evista Wine International, em 1983. Foram eles que deram início ao International Wine Challenge, em 1984. É juiz internacional em concursos na Austrália, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Sul Africa. Autor de livros sobre os vinhos espanhóis e portugueses, e sobre a combinação do vinho com a gastronomia, Charles aparece em muitos programas de televisão do Reino Unido, apresentando bebidas e produtos alimentares. O seu livro mais recente é ""'The Wine & Food Lover's Guide to Portugal "", escrito com a sua mulher, Kathryn McWhirter, com atualização prevista para breve. Ocasionalmente escreve no seu site, www.charlesmetcalfe.com. "

  • Francisco Albuquerque Portugal

    x

     

    "Francisco Manuel Machado de Albuquerque, nascido a 9 de Junho de 1964, natural do Funchal, Madeira Escola Superior Agrária de Santarém onde em 1987 conclui Engenharia de Produção, tem pós-graduação em Agricultura Biológica, trabalho na área da Vinha e no Vinho e MBA Gestão pelo ISCTE. Desde 1990 nos quadros da Madeira Wine Company,Sa, como Enólogo. Lança 1º vinho de mesa Madeirense em 1992 Atlantis e produziu vários vinhos regionais posteriormente. Pós-graduação em Agricultura Biológica com trabalho na viticultura 2006- Wine Maker of The Year for Fortified Wines – Wine Challenger 2007- Wine Maker of The Year for Fortified Wines – Wine Challenger 2007 -Troféu Len Evans (em 4 anos dos 71 vinhos que submeteu a provas, ganhou 69 prémios) Wine Challenger 2008- Wine Maker of TheYear for Fortified Wines – Wine Challenger 2012 – Eleito Énologo do Ano 2011 para vinhos Fortificados em Portugal 2014 – Eleito Enologo do Ano 2013 em Portugal Integrou vários júris de vinhos nacionais e internacionais. "

  • Sérgio Macedo Portugal

    x

     

    Sommelier do Restaurante O Gaveto, integra o painel de provadores da Revista Paixão pelo Vinho assim como vários concursos nacionais e internacionais.

  • Hamilton Reis Portugal

    x

     

    "Natural do Porto, em 1998 terminou o curso de Engenharia Técnica de Produção Agrícola na Escola Superior de Agrária de Beja. A licenciatura em Microbiologia em 2005 e em 2009 a pós-graduação em Viticultura e Enologia, ambas na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. O primeiro contacto, com o mundo profissional do vinho ocorreu no ano de 1999, sendo responsável no departamento de prova, compra e venda de vinhos numa empresa de distribuição no Norte do país. Em 2004 inicia a atividade profissional na produção, tendo realizado diversas vindimas em Portugal, acumulou também experiencias de trabalho internacionais. Em 2006 entra nos quadros de Enologia das Cortes de Cima, em 2008 assume a direcção de Enologia da empresa, cargo que desempenha até aos dias de hoje. "

  • Carlos Ramos Portugal

    x

     

    "Licenciatura em Engenharia Agrícola e Pós-graduação em Enologia pela Universidade de Évora. Enólogo na Quinta da Plansel desde 2004. "

  • Francisco Figueiredo Portugal

    x

     

    Licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia em Engª Agronómica e pós-graduado em Enologia pela ESB-Católica, Porto, tem desenvolvido o seu trabalho na área vitivinícola desde 1999. Assumiu, desde 2005, a direcção de enologia na Adega Regional de Colares. Entre outras actividades, é formador e consultor de viticultura e enologia na região de Lisboa.

  • Manuel Henrique Portugal

    x

     

    Licenciatura Enologia pela UTAD – Universidade de Tràs-os-Montes e Alto Douro – Vila Real. Desde 1987 a exercer Enologia e desde 1994 como Director Técnico da ROZÈS, S.A. Vinhos do Porto e Douro. Desde 2005 / 2008 - Membro do Painel da Câmara de Provadores do IVDP para os DOC Douro. Desde 2010 - Membro do Painel da Junta Consultiva (recursos de aprovações da Denominação de Origem Douro)

  • Manuel Aranha Portugal

    x

     

    Estágios vindima 1993 na Qtª da Aveleda e 1994 na Sogrape e 1995 na Qtª do Crasto. Enólogo/Provado –JHAndersen –1995-1997; Enólogo/provador - Qtª do Noval – 1997- 2000; Enólogo/provador/director técnico – Osborne Portugal – 2000 -2005; Enólogo/provador – Grupo Fladgate Partnership – 2005-2013; Director Geral – Lemos e Van Zeller - Fevereiro 2013.

  • Manuel Lima Portugal

    x

     

    Licenciado em Engenharia das Ciências Agrárias e com Mestrado em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), faz parte do júri da Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) desde 2000. É detentor do Diploma (Nível 4) da Wine & Spirit Education Trust (WSET), sendo formador certificado desta prestigiada escola inglesa. É professor convidado da pós-graduação em viticultura e enologia da FCUP, para leccionar a disciplina de análise sensorial.

  • Pedro Sá Portugal

    x

     

    Licenciado em Enologia pela UTAD e com MBA em Gestão e Estratégia, foi desde o ano 2000 até 2013 Director Técnico do Grupo Sogevinus ( A.A Calem, J.W. Burmester, C.N Kopke e Barros e Almeida). Em Setembro de 2013 assume responsabilidades como Enólogo Chefe na empresa Vallegre Vinhos do Porto S.A. No ano de 2008 foi Enólogo do Ano- Vinhos Generosos pela Revista de Vinhos.

  • Rui Cunha Portugal

    x

     

    "Nasceu em 1972 na cidade do Porto. Frequentou o Colégio Alemão no Porto onde conclui o Abitur em 1990. Conclui a licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (U.T.A.D.) em 1994. Pós-Graduado em Marketing de Vinhos pela Universidade Católica Portuguesa em 2002. Frequentou diversos cursos de formação em Viticultura e Enologia em Portugal e em França. Desde 1994 trabalha como consultor nas regiões dos Vinhos Verdes, Douro e Trás-os-Montes "

  • Luís Patrão Portugal

    x

     

    Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, realizei vindimas nos Estados Unidos, Austrália e Chile. Sou gestor de Enologia e responsável de produção de vinhos tintos da Herdade do Esporão desde 2004. Em 2005 iniciei um projecto familiar denominado VADIO na região da Bairrada, onde desenvolvo um trabalho de recuperação de castas tradicionais. Membro fundador do grupo “Young Winemakers of Portugal”.

  • Domingos Soares Franco Portugal

    x

     

    "Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente, é o mais novo dos dois representantes da sexta geração da família que gere a José Maria da Fonseca. Estudou em Davis, na Califórnia licenciando-se em Ciências de Fermentações ( Viticultura e Enologia ) pela Faculdade de Agricultura e Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia. Começou a trabalhar na José Maria da Fonseca nos anos 80. Desde então, tem introduzido inúmeras alterações nos vinhos produzidos por esta empresa, tornando-se um dos mais inovadores enólogos da nova geração em Portugal. "

  • Miguel Martelo Portugal

    x

     

    "Substituto legal de presidente da Câmara de Provadores da CVRD. Técnico Superior. Certificação de Vinhos DO Dão Provas de vinhos DO Dão, IG terras do Dão. Análises Físico-químicas Organização e processamento de sessões de prova."

  • Luís Cabral de Almeida Portugal

    x

     

    "Nascimento 28/02/1964, Viseu, Portugal. Pai de 3 filhos, casado. Licenciatura em Engenharia Agricola (UTAD). Pós graduação em Enologia (UCP/ Charles Stuart University). Vários cursos de formação da Faculté Oenologie de Bordeaux. Enólogo na Porto Poças (Gaia/Douro), 1990 a 1991. Enólogo e responsável de viticultura da Quinta dos Carvalhais (Dão), 1991 a 2004. Diretor de Enologia Finca Flichman ( Mendoza,Argentina), 2004 a 2012. Diretor de Enologia Herdade do Peso (Alentejo), 2012 até hoje. "

  • Manuel Lobo Portugal

    x

     

    "• Pertenço á terceira geração de uma família que está no negócio de vinho (viticultura e produção de vinho). • Licenciado em Enologia pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). • Frequentei diversas especializações curriculares sobre Enologia na Université Victor Segalen Bordeaux II OENOLOGIE • Como a experiência profissional o Entre 1999 e 2001 trabalhei como um enólogo na Austrália, Estados Unidos da América. • Actualmente, exerço funções o Enólogo da Quinta do Crasto, SA e também sou Enólogo, um projecto chamado Roquette & Cazes, que é uma joint venture entre a familia Roquette (Quinta do Crasto) e a família Cazes (Château Lynch Bages – Paulliac Bordeaux). "

  • António Ventura Portugal

    x

     

    "Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia."

  • Pedro Baptista Portugal

    x

     

    Licenciatura em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, “Diplome d’Agronomie Aprondie” pela ENSA Montpellier, Enólogo pela École Supérieur d’Oenologie de Montpellier, desempenha o cargo de Director Vitivinícola da Fundação Eugénio de Almeida e Enólogo da Adega Cartuxa em juntamente com a actividade de consultadoria em Viticultura e Enologia.

  • Paulo Coutinho Portugal

    x

     

    "Conclui a Licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1993, e é Enólogo da Quinta do Portal desde Agosto de 1994. Desde 1994 que está ligado exclusivamente à Quinta do Portal, onde para além da participação activa no desenvolvimento do projecto de crescimento, esteve à frente dos destinos técnicos e filosofia de elaboração dos produtos que têm distinguido a Sociedade Quinta do Portal. Foi representante do Comércio, na Câmara de Provadores de Vinhos do Douro do IVDP 2005-2008, actual membro da Junta Consultiva Douro também em representação do Comércio. É membro da Confraria de Vinho do Porto e Confraria de Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro. "

  • Linda Almeida Portugal

    x

     

    "Presidente da Câmara de Provadores da CVRD. Técnico Superior desde Novembro 2004. Responsável da Qualidade desde Setembro 1991. Técnico Superior de Laboratório Certificação de Vinhos DO Dão Provas de vinhos DO Dão, IG terras do Dão e outros Análises Físico-químicas Organização e processamento de sessões de prova. "

  • Diogo Lopes Portugal

    x

     

    "Diogo Lopes, 35 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Comecei a minha carreira em 2004, junto do mestre Anselmo Mendes, com o qual ainda colaboro em alguns projectos que temos em comum. Hoje trabalho como consultor de enologia nos projectos: ADEGAMÃE, Couteiro Mor, Vinhos Morais Rocha e Cazas Novas. "

  • Pedro P. Gonçalves Portugal

    x

     

  • Hugo Almeida Portugal

    x

     

    Tirei licenciatura em Enologia na Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro. Ja trabalhei em algumas regioes de Portugal, tais como, Tras Os Montes, Douro e Estremadura. Desde 2008 trabalho como Enologo na empresa Cortes de Cima S.A.

  • Maria Pica Portugal

    x

     

    "Export Department Manager J.Portugal Ramos Vinhos S.A. - Responsible for maneging export markets - Responsible for following up external markets; - Promotion of the wines produced in different external markets; - Preparation and follow up of appliances to EU support programmes. Winemaker at Consulvinus- Consultoria e Análises de Vinhos,Lda - Responsible for controlling grape maturation, vinification process and must and wine quality in different wineries; Consultancy and technical assistance to wineries "

  • Susana Esteban Portugal

    x

     

    "Susana Esteban nasceu em Tui, Espanha. É licenciada em Ciências Químicas pela Universidade de Santiago de Compostela e Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade de La Rioja. Começou a sua trajectória como enóloga em 1999, na Quinta do Côtto, tendo trabalhado posteriormente como enóloga na Quita do Crasto entre os anos 2002 e 2007. Ambas as quintas situam-se no Douro. Tem trabalhado desde a vindima de 2007 como consultora em diferentes produtores do Alentejo. Em 2012 foi-lhe atribuído o prémio mais prestigiado que um enólogo pode receber em Portugal, o título de “Enólogo do Ano”, pela Revista de Vinhos., tendo sido até a data a única mulher a que foi atribuído está distinção. No final do ano 2009 Susana Esteban decidiu dar início ao seu projecto pessoal com o objectivo de fazer vinhos com um carácter diferente do Alentejo tradicional. "

  • Pedro Frey Ramos Portugal

    x

     

    Pedro Frey Ramos, 27 anos, licenciado em Gestão e Marketing pelo IPAM com Mestrado em Viticultura e Enologia, integrado na licenciatura de Engenharia Agronómica, ISA em Lisboa. Com experiências profissionais na área da enologia e viticultura desde 2009, em Portugal: Quinta do Vallado, Quinta da Basília do Todão, Quinta Sá de Baixo e Casa Ermelinda Freitas em Palmela; e em outros países: Domínio del Plata em Mendoza, Château Clos Haut Peyraguey em Sauternes e Chalk Hill Winery em Sonoma. É hoje responsável de produção da empresa Tavadouro Vinhos e continua a colaborar em outros projectos no Douro.